EEA Family Permit, como funciona? PARTE II

Vamos a parte 2! Nesse post vou botar algumas perguntas frequentes e como foi o meu processo do visto.

Perguntas frequentes em relação ao visto:

Casei e mudei meu nome, precisa trocar todos os documentos antes de pedir o visto?
Não é essencial para o visto, pois eles ja estão acostumados com troca de nomes, mas é bom você trocar pelo menos o passaporte e RG com o novo nome, assim seu visto já estará no novo passaporte.

Entrei no Reino Unido como turista com meu marido, devo pedir o Family permit?
Não, o Family permit é um pedido para entrar no Reino Unido, se você já está ai seria o Residence card, mas lembre-se que esse visto pode ser negado com muita facilidade, além de demorar até 6 meses para darem respostas e assim você ficará ilegal no país.

Quanto de dinheiro devo ter pra eles aceitarem?
Não existe uma quantia exata, mas é bom você provar que não está pra brincadeira. Eles não querem que você dependa deles quando estiver lá. Se o cidadão já mora no Reino Unido, então você precisa provar que ele exerce os direitos e deveres de um cidadão lá, pagando impostos, trabalhando, estudando e etc. Se ele já trabalha, mande o contrato com o salário dele e o contra-cheque mostrando a renda mensal dele, se só estuda precisa provar que vocês são auto suficientes para se manter enquanto não arranja emprego.

Dá pra tirar o visto com os dois morando no Brasil?
Sim, mas o cidadão europeu precisa provar que tem dinheiro pra se sustentar por um tempo e já está com emprego certo lá ou está procurando emprego, com e-mails trocados com empregadores de lá. Você pode procurar em sites como o gumtree ou jobsearch por exemplo.

Por quanto tempo vale o visto?
Ele vale por 6 meses e pode ser pedido com no máximo 3 meses de antecendência da data pretendida da viagem. Depois dos 6 meses se ainda forem ficar lá, 1 mês antes, mais ou menos, é bom dar entrada no residence card que vale por 5 anos.

Posso trabalhar com esse visto?
Sim, com esse visto você pode trabalhar legalmente assim que chegar lá.

Como provo que tenho relacionamento estável?
Primeiro é bom você fazer em um cartório um certificado de relacionamento estável, depois você precisa provar que mora há mais de 2 anos com a pessoa como se fossem casados, com contratos de apartamento, conta conjunta, contas com o nome e o mesmo endereço, fotos, e-mails e etc.

Preciso traduzir juramentado?
Eles pedem que sim, pelo menos as certidões precisam ser traduzidas juramentadas, por isso procure na sua cidade alguém que seja tradutor juramentado. Alguns outros documentos como e-mails, eu mesma traduzi para o inglês.

Que documentos devo tirar cópia?
Eles podem querer ficar com alguns documentos, por isso é bom enviar cópias simples de certidões, traducões e tudo que você queira que eles devolvam porque é o original.

A identidade do cidadão serve para pedir o visto?
Sim, a identidade ou passaporte servem.

Eles devolvem os documentos?
Sim, eles podem querer ficar com algum documento, por isso é bom enviar cópia simples dos documentos que você precisa ter de volta.

Eu preciso ter as passagens compradas?
Não, não é necessário ter comprado passagens.

Eles perguntam quanto tempo pretendo ficar lá, o que coloco?
Teoricamente você não é obrigado a responder essa pergunta, ou você coloca tempo indefinido ou coloca um tempo que você acha que pode ser.

Estou indo a passeio com meu familiar europeu, preciso do EEA Family Permit?
Não, se você quiser apenas passar férias você entrará tranquilamente com o visto de turista por ser familiar, não precisará provar nada mais. o EEA Family Permit é apenas se você quiser morar no país.

Eu posso entrar e sair do Reino Unido com esse visto?
Sim, mas se você estiver fora do Reino Unido e seu visto expirar, você precisará pedir outro no seu local de residência para poder entrar de novo no país.

Eu comprei as passagens para 3 meses caso não consiga me manter, mas pretendo ficar 1 ano, como explico para eles?
Tudo que você quiser explicar precisa ser em forma de carta, por isso mande uma carta explicando que você comprou para 3 meses porque não quer depender do governo caso não consiga se estabelecer.

Eles perguntam endereço no UK, o que boto?
É bom você já ter alguma coisa alugada lá, seja hotel, albergue, apartamento, casa de amigo, desde que prove que tem onde ficar. Se ficar em casa de amigo tenha uma carta.

Como é a entrevista?
Você apenas chega lá, entrega todos os documentos, tira fotos, digitais, eles declaram tudo o que você está, e caso não queira pegar os documentos no Rio, você pagará uma taxa dos correios. Eles não podem interferir com que documentos você deve mandar ou tirar maiores dúvidas, por isso você quase não fala com a pessoa.

Mesmo casada eu preciso provar relacionamento?
É sempre bom provar mesmo assim, porque muita gente casa arranjado e eles ficam muito ligados a isso, ainda mais se você casou por procuração ou a pouco tempo.

Preciso transcrever meu casamento?
Muita gente diz que não é essencial, mas é sempre bom lembrar de fazer isso, pois futuramente pode ter algum impecilho com o país do cidadão europeu.

Posso tirar o visto faltando muito pouco pra viagem?
Sim, eles não pedem um tempo minimo pra tirar, mas eles podem levar até 3 semanas pra te dar uma resposta sobre seu visto, por isso é bom pedir com uns 2 meses de antecedência, mas caso for de última hora você pode pagar uma taxa de emergência e o visto sai bem mais rápido.

Como dou entrada ao visto?
Você se cadastra e preenche um formulário online do visto que você vai pedir, que tem no site do UK Border, imprime, vai no site da VFS, se cadastra e faz um agendamento para ir entregar os documentos. Existem mais de um escritório no Brasil, mas com a mudança do parceiro da imigração eu estou na dúvida se continua tendo em Brasilia, mas tem no Rio de Janeiro e São Paulo. O escritório do Rio de Janeiro é onde são processados os vistos.

Caso tenham outras perguntas, fiquei feliz em tentar ajudar!

Agora como foi o meu processo! Como havia dito antes, meu caso é bem complicadinho e meu marido já está há 2 meses lá em Londres enquanto eu mudei meus documentos, pois mudei de novo, e recolhi todos os documentos necessários. Eu decidi mudar meus documentos, pois queria que o visto ficasse no meu passaporte já com nome de casada.

Documentos obrigatórios:

-Todos os meus passaportes;

-Cópia autenticada pelo consulado italiano do passaporte do meu marido e carta explicando porque estava mandando cópia;

-Certidão de casamento original, com tradução juramentada e cópias simples;

-Carta dele explicando que eu estaria indo sozinha para Londres para me juntar a ele;

-Carta explicando algumas diferenças entre as respostas do formulário e os documentos enviados;

Documentos dele:

-Extratos bancários aqui no Brasil, assinados pelos gerentes;

-Contrato de trabalho lá;

-E-mail dele com o RH da empresa;

-Contra-cheque do salário dele lá;

-Número de seguro social;

-Enviei tudo cópia simples

Meus documentos:

-Extratos bancários, poupança e conta corrente;

-Certificado de inglês com curso feito na Inglaterra; (Mandei para provar que realmente fiz o curso no período que estive lá)

Nossos documentos:

-Contrato do aluguel do apartamento que ele está morando lá, é bom especificar que tipo de aluguel é, no nosso caso é flat compartilhado com uma outra pessoa;

-E-mails trocados desde 2008, com tradução simples feita por mim;

-Fotos desde 2008;

-Contrato de compra de apartamento no Brasil em 2010;

E é isso ai pessoal, qualquer dúvida estamos ai.

IR PARA A PARTE 1

Luisalogo

Share Button

Comments (169)

  1. Luisapaoliello 06/12/2012 at 4:07 am

    Olá olá, tudo bem? (:

    Desculpa, não consegui achar um “about” por aqui e nem uma assinatura, então não sei nem o nome de quem escreveu esse post… Sorry! hehehe

    Mas bem, vamos lá: estava dando um Google aqui sobre o meu visto e tenho uma dúvida pra ti. Já recebi meu Family Permit e tal, aquela coisa dos 6 meses e tudo o mais. Acabei de receber, na verdade, e irei para Londres em menos de um mês, mas já estou pensando na extensão do meu visto para no mínimo 5 anos (que é o que dá para fazer com o formulário EEA2, certo!?) (:

    Bom, na verdade só quero saber o seguinte: chegando em Londres, *já posso* aplicar para a extensão do meu visto de 5 anos? Vi que o processo pode demorar um pouco e, como não quero ficar sem passaporte por muito tempo, já quero agilizar tudo. Adoraria saber os pormenores que tu enfrentou (tipo onde exatamente tu precisou ir, quanto tempo você levou para resolver seu caso e outras informações interessantes). Ficaria super feliz em receber uma resposta, visto que adorei os teus posts aqui sobre o EEA Family Permit. Estou comentando com o meu e-mail, já que talvez você prefira me dar uma resposta mais pessoal e tal. (:

    Muitíssimo obrigada!

    xxx
    Maria E.

    • Luisapaoliello 06/12/2012 at 9:21 am

      Olá Mari E.
      Sim depois do family permit é o EEA2 e você pode pedi-lo assim que chegar em Londres se quiser, mas independente da agilização de enviar assim que chegar o tempo de espera será o mesmo, você só precisa ver se tem algum período que você precisará muito do passaporte e ai tentar fazer uma estratégia pra já tê-lo em mãos. Você pretende procurar empregou ou estudar? Se for fazer um desses dois é bom ter o passaporte em mãos. Também é bom se cadastrar no GP, que é a clínica médica do NHS antes de enviar.
      O tempo de espera pra chegar é de 3 a 6 meses e você enviará o formulário EEA2 junto com o formulário EEA1 do seu marido e o passaporte dele, caso ele não seja britânico. Se você ou ele precisar muito do passaporte pra emergências tem como pedir pra eles devolverem sem atrapalhar o processo, quando eles precisarem eles mandam uma carta pedindo de volta.
      Quando você enviar seus documentos e os formulários no máximo 1 mês depois, assim espera-se, eles vão te enviar uma carta que comprova que você está legal no país e que está sem o passaporte porque está fazendo o processo do visto, mas você continuará legal pra trabalhar e ter seus direitos. Infelizmente se for pra buscar emprego algumas empresas não conhecem esse sistema e podem ficar receosos, mas esse é o risco.
      Tire bastante cópia do passaporte e do visto também, porque você pode precisar eventualmente.
      Eu ainda não tirei o meu visto de 5 anos, irei fazer em janeiro já que meu visto expira em fevereiro. Mas eu passei infinitas horas pesquisando tudo tudo sobre todos os vistos possíveis hehe. Quando for mandar irei fazer outro post falando sobre o EEA2.

      Espero que tenha respondido as suas dúvidas! Qualquer coisa pode voltar a perguntar rs.

      Vou responder aqui e te mando por e-mail também.

      Luísa P.

      • Luisapaoliello 06/12/2012 at 11:20 am

        Nossa, Luísa, exatamente tudo o que eu queria saber e não tinha visto ainda em lugar algum! hahah E outra: obrigada pela resposta super rápida! (:

        Não sabia desse esquema de poder pegar o passaporte caso precise viajar e tal. Muuuuuuuuuito bom saber. Na verdade já vi que não poderia começar minha extensão assim que chegasse em Londres de qualquer forma, já que o irmão do meu marido vai se casar na Dinamarca em março e tal – ou seja, os passaportes serão essenciais. E agora, que tu falou que é bom resolver essas burocracias (trampo, NHS etc) com o meu em mão, tenho uma outra perguntinha: será que, na hora de procurar emprego, eles não aceitam a cópia autenticada do mesmo? Ou só com o original? Quero saber para caso eu ainda *não* tenha conseguido emprego até o final de março, quando a gente voltar de viagem e eu precise continuar procurando e tudo o mais.

        Também não entendi muito essa parte aqui: “[…] Quando você enviar seus documentos e os formulários no máximo 1 mês depois, assim espera-se, eles vão te enviar uma carta que comprova…” – enviar um mês depois de que, exatamente!? Ou tu quis dizer: um mês depois de enviar meus formulários de extensão, eles irão mandar a tal carta? É que ficou confusa a frase, só para esclarecer hahah (: Caso seja a última situação, minha pergunta sobre o trabalho já terá sido respondida (que algumas empresas ficam com o pé atrás já que eu estaria sem passaporte e tal).

        E ah, uma coisa meio nada a ver mas que adoraria escutar de uma brasileira em Londres: como você fez com o teu esquema bancário aí? Conta no HSBC, Banco do Brasil…? Algum cartão internacional e tal? Algo que você recomenda/não recomenda? Quero só escutar o teu caso, já que ando decidindo algumas coisas sobre isso.

        Bom, por enquanto é só! Me desculpe aí a exploração nos teus comentários haha, mas é que é tão bom encontrar alguém experiente e disposto a tirar nossas dúvidas… Ô! (((:

        Beijos,
        Maria

        • Luisapaoliello 06/12/2012 at 12:24 pm

          Que nada Maria, muita gente me ajudou quando eu tava doida atrás de informações, então não tenho problema algum em passar pra frente as informações e experiências que eu tenho. =)

          será que, na hora de procurar emprego, eles não aceitam a cópia autenticada do mesmo? Ou só com o original? Quero saber para caso eu ainda *não* tenha conseguido emprego até o final de março, quando a gente voltar de viagem e eu precise continuar procurando e tudo o mais.

          Eu acho que vai depender do empregador! Como a imigração apertou eles ficam com medo de tudo. Mas em tese não teria problema, o negócio é tentar convencer e até dar o número do HO pra eles ligarem caso fiquem receosos.

          “[…] Quando você enviar seus documentos e os formulários no máximo 1 mês depois, assim espera-se, eles vão te enviar uma carta que comprova…” – enviar um mês depois de que, exatamente!? Ou tu quis dizer: um mês depois de enviar meus formulários de extensão, eles irão mandar a tal carta?

          Sim, depois que você enviar toda a documentação eles te enviam uma carta.

          Sobre banco, eu não abri conta bancária justamente porque não estou trabalhando ainda, então não ia ser muito melhor pedir pra alguém ficar transferindo dinheiro do Brasil pra uma conta aqui na Inglaterra. Pedi pra alguém ver no BB se eu mesma poderia fazer isso pela internet, mas no BB só se alguém for na agência do Brasil e fizer a transação. Eu utilizo muito o cartão de crédito do Brasil, devidamente autorizado para transações no exterior, e também utilizo o cartão de banco do meu marido que é uma conta daqui e não paga IOF.
          O filho de um familiar está morando na Espanha e ele abriu uma conta especial no BB justamente pra receber dinheiro mais fácil do Brasil, eu não sei muito detalhes dessa conta, mas se você tiver conta no BB vale a pena perguntar.

          Não tem como abrir uma conta bancária do Banco do Brasil aqui e meu marido que tem conta no Santander no Brasil também não tinha como transferir de lá pra cá e sim abrir uma nova conta.

          Se você for trabalhar ou já vier com uma quantia bem grande de dinheiro em libra eu recomendo abrir uma conta bem simples no HSBC, lá você pode perguntar qual é a melhor conta pra você e uma que não tenha que ficar pagando anuidade. Mas só recomendo abrir conta nesses casos.
          OU se o seu marido tiver uma conta aqui vocês podem abrir conta conjunta.

          Textão hein haha.

          Beijinhos,

          Luísa.

  2. Luisapaoliello 11/12/2012 at 4:58 am

    Oi Luísa!

    Fiquei muito aliviada com o seu post já que eu só encontrava informações confusas e nada específico sobre a minha situação, adorei o blog!

    Tenho uma dúvida, mas não sei se você saberia me ajudar já que não é exatamente a situação de vocês. Namoro um cidadão europeu faz dois anos, nos conhecemos em Londres e começamos a namorar, mas voltando ao Brasil moramos em cidades diferentes até o momento, o que eu imaginava que poderia ser o primeiro problema. Pretendemos nos casar e alguns meses depois morar por um tempo em Londres, porém ele ainda não tem emprego lá e, consequentemente, nenhum meio de comprovar renda diretamente pelo UK, você saberia dizer se existe alguma dificuldade em irmos apenas com o dinheiro que temos no Brasil e com evidências de que ele está procurando emprego (caso ainda não tenha conseguido a confirmação de nenhum empregador) e de qual seria a renda mínima exigido nas nossas contas? Espero que minhas dúvidas não tenham sido repetitivas!

    Muito obrigada desde já!
    Beijos,
    Ali.

    • Luisapaoliello 11/12/2012 at 9:35 am

      Olá Ali!
      Seu caso não é tão complicado não! =)
      Morar em cidades diferentes não é problema nenhum, desde que vocês comprovem o relacionamento de vocês.
      Ele vai se enquadrar como jobseeker, mas precisa comprovar na hora que você for mandar seus documentos. Pra comprovar vocês precisam imprimir os e-mails de confirmação que os sites de emprego daqui do UK, no Gumtree, Totaljobs, Reed e outros mandam depois que aplicamos para uma vaga..
      Mas ai é verdade que vocês precisam ter dinheiro pra se bancar enquanto ele não arranja emprego. Eles não estipulam uma quantia, mas vai depender do tempo que vocês pretendem ficar aqui, quanto mais tempo ficar mais dinheiro eles esperam que você já tenha, porque o que eles se importam não é se você é cheio da grana e sim se você tem o mínimo pra sobreviver sem ajuda do governo. Se vocês forem receber algum tipo de ajuda do Brasil também conta muito.
      Então não dá pra eu te dizer uma quantia exata do quando vocês precisam ter, mas leve em conta que 1200 libras por mês dá pra viver em Londres, sem regalias, mas dá. 1200 libras deve dar (não sei direito o câmbio mas vou fazer por 3,50) 4.200 reais por mês.

      Espero ter ajudado! Vou mandar uma cópia para o seu e-mail também.

      Beijos.

  3. Luisapaoliello 11/12/2012 at 1:01 pm

    Oi Luísa, que ótima notícia! 🙂
    Obrigada por responder tão prontamente, ajudou muito sim!

    Beijos,
    Ali.

  4. Luisapaoliello 11/12/2012 at 1:43 pm

    Oi Luísa, tinha esquecido de lhe responder aqui! Mas como recebo e-mails de novos comments nesse post, cá estou. Não consigo mais responder logo abaixo do teu comment para mim, então vai por aqui mesmo hahah

    Bom, de fato tu ajudou e muito com essas respostas. Já tenho mais ou menos claro na cabeça como irei prosseguir lá de Londres e tudo o mais. Quanto ao quesito bancário, já sei que preciso sentar com meu gerente do Banco do Brasil para ver minhas melhores opções. Mas ah, aparentemente, como meu marido já tem uma conta aberta em um banco de lá, posso apenas compartilhá-la e tal, sem precisar abrir uma somente minha – muito jogo! Bom, vamos ver como tudo vai se resolver. :}

    Obrigada mesmo pela tua ajuda, viu? Depos te dou um oizin de Londres. Ê! 🙂
    xoxoxo

  5. Luisapaoliello 10/10/2013 at 6:03 am

    Oi Luiza, primeiro queria dizer que adorei os posts, estou numa situação complicada também e queria saber se vc pode me ajudar com as informações que sabe. Eu moro em Portugal legalmente há alguns anos, e namoro com um português há 5 anos. Ele decidiu ir morar no Reino Unido e vai no próximo mês, como vou entrar de ferias, vou com ele para passar um mês lá, depois volto para Portugal. Estamos fazendo planos de casamento e queremos casar aqui em Portugal mesmo, mas até ele ir embora não dá tempo então ele terá que vir pra cá por alguns dias para casar, a minha duvida é, depois do casamento (mesmo que tudo aconteça em pouco tempo) posso pedir o Family Permit? Isto é, se ele já estiver trabalhando é claro. Como disse nós namoramos há 5 anos e moramos juntos há um ano e meio, posso pedir o family permit mesmo que seja logo depois do casamento? e vc sabe me dizer como devo proceder a esse pedido aqui em Portugal? Obrigada Luiza, aguardo resposta

    • Luisapaoliello 10/10/2013 at 10:04 am

      Olá Gabriela!
      Aqui eles pedem 2 anos pra comprovação de que moram juntos.Eu realmente não sei como comprovar os 2 anos exatos! Talvez com um ano e meio tenha o mesmo efeito.Não sei como funciona em Portugal, mas uma certidão feita em cartório de relacionamento estável é bom nesses casos também.
      Mas com a certidão de casamento já facilita muito a vida! E não importa o quão recente é. É só mandar a certidão junto com fotos e comprovantes de que o relacionamento é legítimo. Você pode conseguir o visto mesmo sem ele estar trabalhando, mas ai tem que provar que tem o dinheiro necessário pra se manterem, por isso com o trabalho facilita demais a vida.
      O pedido é via WorldBridge também, em Lisboa. Eu não tenho certeza, mas acho que é só lá. Mas quando você fizer o formulário online eles vão mostrar direitinho o procedimento pra marcar horário lá.

      Abraços!

      • Luisapaoliello 10/10/2013 at 4:20 pm

        Oi Luisa! Fiquei impressionada com a rapidez de resposta e agradeço a sua atenção! Acho que para provar os 2 anos vai ser um pouco dificil porque nesse tempo como somos só namorados nao temos nada em conjunto, nem contas bancárias e até mesmo em relação as despesas da casa, normalmente fica tudo no nome dele, mas em relação a isso vou tentar me informar direitinho por aqui. Outra duvida que tenho: Como vou passar agora um mês lá com ele, vou receber um visto de turista no passaporte de 6 meses, nao vou ter problemas para conseguir o Family Permit mesmo com esse visto ainda válido no passaporte? Vou fazer o pedido do visto aqui em Portugal, mas nao vao implicar por eu ter um visto de turista ainda válido? Obrigada de novo Luisa, um abraço!

        • Luisapaoliello 10/10/2013 at 9:07 pm

          Fico feliz de ajudar Gabriela! Quanto ao visto de turista, não tem problema não! Porque mesmo que você tenha um visto de turista de 6 meses, se você sair da Inglaterra e voltar de novo como turista, em menos de 6 meses, você passa pelo mesmo processo e recebe outro visto, mesmo que o outro não tenha “expirado”, então não atrapalha você pedir o family permit. Quando eu pedi eu tinha uns 3 vistos de turista com menos de 6 meses hehe.

          • Luisapaoliello 11/10/2013 at 7:24 pm

            Nossa Luisa, muito obrigada pela ajuda, serio!! Encontrei tudo o que procuravaaqui no seu blog! Vamos organizar tudo certinho e tomara que de certo! Mais uma coisa, vc aconselhaa alterar o nome nos documentos? No meu caso passaporte e cartão de residênciaportuguês.. Penso que os documentos com o nome de casada pode ajudar na decisão deles de me conceder o visto não? É que se isso for indiferentee realmente não for contribuir para a aprovação deles, acho que não vou alterar pq eu estou esperando a minha cidadania portuguesa que deve chegar por volta de junho.. O q vc acha? Obrigada mais uma vez! Beijos

          • Luisapaoliello 13/10/2013 at 4:33 pm

            Olha…eu acho que alterar o nome não é mandatório não. No meu caso eu mudei porque meu passaporte iria vencer em breve e meu visto ficaria no antigo, e ai teria que andar com os dois passaportes sempre. Como você vai ter cidadania em breve, provavelmente só deve precisar do Family Permit (de 6 meses) e ai acho que não precisa se estressar em mudar tudo agora.
            Quando seu passaporte brasileiro estiver vencendo ai você já muda logo o RG e o passaporte.
            Beijos.

  6. Luisapaoliello 30/10/2013 at 1:37 pm

    Olá.adorei os seus posts.acabei de receber o meu family permit e chego em londres inicio de dez.meu visto expira final de abril.qdo devo aplicar para o de 5 anos? Li alguma coisa de enviar a formulario do EEA 1..não entendi direito.abraços

    • Luisapaoliello 30/10/2013 at 4:21 pm

      Acho que um tempo bom pra aplicar 1 mês antes de expirar. Mas você pode aplicar a hora que quiser. Prepare o NHS,Insurance Number, Banco e etc. e só depois envie.
      O EEA1 é o certificado do cidadão europeu, ele comprova que o cidadão tem fixado endereço no UK. No site do UKBA fala que para o cidadão europeu pedir o visto de 5 anos para familiar, ele precisa ter esse certificado. Então muita gente manda os dois formulários juntos pra matar dois coelhos de uma vez.

      Abraços!

      • Luisapaoliello 30/10/2013 at 10:17 pm

        Muito obrigada!
        E qualquer dúvida vou perguntar heim…. rsrsrs..seus posts são bem completos.
        abraços

  7. Luisapaoliello 02/12/2013 at 10:12 pm

    ola parabens pelo blog ,tem ajudado muitas pessoas .gostaria de saber como posso estar comprovanda minha residencia por que nao tenho bills e nem comprovantes de banco em meu nome somente no nome do meu parceiro e ao preencher o formulario do EEA2 eles requesitam um comprovante de residencia ,mandando so o dele e valido ? muito obrigado …

    • Luisapaoliello 03/12/2013 at 1:49 pm

      Oi Navarro, Obrigada!

      Olha, na época eu não tinha nenhuma conta com meu nome também, mas eu enviei um só no nome dele, o contrato de aluguel com o meu nome junto ao dele e uma cópia da minha carta do Insurance Number! Se você tiver IN acho que já ajuda muito, mesmo se não tiver um contrato de aluguel com seu nome.

      Abraços!!

  8. Luisapaoliello 01/03/2014 at 1:23 am

    Boa noite,

    Meu noivo tem dupla cidadania austriaca, vamos nos casar e queremos morar em londres, podemos ir juntos ? ou ele precisa ir primeiro?

    ele tem empresa no brasil apartamento,podemos comprovar que ele tem condição de me manter lá, nao queria ir depois dele dele, quero ir junto voce acha que consigo pegar o visto de permanencia?

  9. Luisapaoliello 04/03/2014 at 10:06 pm

    Olá Luisa, li todas as suas postagens, são muito esclarecedoras, mas mesmo assim estou muito insegura com relação a aplicação do visto EEA Permity Family, que é o meu caso. Já respondi o questionário online mas preciso que alguém o analise, tenho receio de vacilar em algo e por consequência ter o meu visto negado. Gostaria muito que vc me orientasse passo a passo e com o maior prazer eu te pagaria por isso (nada de valores altos hehehehe). Espero não tê-la ofendido com a proposta mas é que estou ansiosa demais e não consigo sair do lugar.

    Att.
    Erlane

  10. Luisapaoliello 22/04/2014 at 6:16 pm

    Ola ! muito bom seu artigo! tenho cidadania italiana e pegamos o family permit para meu marido quando moramos em Londres.
    Voltamos ha 1 ano pro Brasil e ano que vem queremos ir embora de novo para UK.
    A validade do visto dele esta ok ate fim de 2015, vc acha que eles vao encher o saco na imigração pois ficamos fora do pais???
    obrigada

    • Luisapaoliello 27/04/2014 at 11:01 am

      Oi Nathalia! Ele já tinha o Residence card? Pq o family permit tem validade de 6 meses só. Teoricamente depois de 6 meses fora do país vc já n é mais residente. Se vcs entrarem juntos vc entram tranquilo e n tem como ninguém saber na imigração do aeroporto q vcs n estao morando ha 1 ano. Porém! Na hora q o visto vencer vocês vão precisar renovar pro de residência definitiva e ai sim tem q provar p eles q vcs não passaram mais de 6 meses fora daqui. Vocês vão precisar provar 5 anos ininterruptos. Então é preciso começar do zero e ir de novo com o family permit, se não vocês vão ter uma baita dor de cabeça.
      Beijos.

  11. Luisapaoliello 26/04/2014 at 3:53 pm

    Sou portuguesa. Meu namorado é brasileiro e reside lá. Pretendemos ir morar para Inglaterra, mas primeiro queremos casar em Portugal. Ele vai trabalhar lá e eu vou estudar e arrumar um emprego simples. Pretendemos ir logo após casarmos aqui. Ele pode pedir esse visto em Portugal ou tem que ser no Brasil? E mais, quanto tempo leva a ter esse visto e como vou poder comprovar toda essas coisas de nos podermos sustentar se nós vamos para lá sem nada certo mesmo, so minha universidade será certa? Sendo que nós vamos os dois juntos aqui de portugal. Sabe se será mais facil casar la?

    • Luisapaoliello 27/04/2014 at 11:24 am

      Oi Maria, ele pode pedir de Portugal sim. Casar em Portugal ou aqui n influência nada. O family permit vc precisa mostrar q ta procurando emprego, pela internet mesmo, e ter dinheiro na conta…mostrando extrato bancário. O valor eu n sei dizer.
      Vcs podem vir sem o family permit e mostrar certidão de casamento original+tradução juramentada no aeroporto e ele entrar mas isso n vai garantir q ele vai conseguir trabalhar. Com o family permit sim. Porem na hora de pedir o visto de residência vc já deve estar trabalhando e comprovando renda.

      • Luisapaoliello 28/04/2014 at 5:25 pm

        Acontece que o family permit parece que tem um montão de coisas para se ter q comprovar. Não há outra solução para ele ir comigo para lá legalmente?

        E muito obrigada pela resposta, foi preciosa.

        • Luisapaoliello 01/05/2014 at 6:20 pm

          Maria, é aquilo que falei ele pode entrar, mas não vai ser fácil conseguir emprego.
          Chegando aqui terá que pedir o Residence Card, mas vocês terão que comprovar as mesmas coisas do Family Permit. Geralmente o residence você envia menos coisa porque se você já pediu o FP eles já terão isso documentado, se você nunca pediu o FP ai é bom enviar tudo.
          o FP é gratuito o Residence card são 50 libras por pessoa.

  12. Luisapaoliello 04/05/2014 at 5:40 pm

    Ola, tudo bom ?
    Sou brasileira, estou casada a 15 dias aqui na Lithuania (Europa), meu esposo trabalha em Londres mas nao tem contrato de trabalho, queremos viver juntos la, quero trabalhar la tb, qual a melhor solucao ? Pedir o FP aqui antes de sair (meu marido ta regressando pra Londres em 4 dias…) ou fazer o pedido la de residencia ? Porem tenho medo de me pegarem trabalhando ilegalmente la, ja que tou indo sem FP(entro como turista, certo?) e eles podem visitar p “confirmar” que existe realmente a relacao real e nao “arranjada” e me peguem trabalhando, pois a casa que vamos morar eh a mesma que vou trabalhar(meu esposo mora com um casal que tem filhos e eles talvez me deem emprego de baba…), o que eh melhor ? Desde ja agradeco

    • Luisapaoliello 04/05/2014 at 6:24 pm

      Oi Lua,
      Se o seu marido não tem contrato de trabalho ele não contribui pagando o Insurance Number, certo? Então ele não tem como comprovar que está contribuindo, o que torna um pouco complicado pra pedir vistos. Sem isso você teria que demonstrar que não precisam de salário pra se manterem. É bom ter cuidado na hora de comprovar isso pra eles não descobrirem que seu marido está irregular, pois todos que trabalham e recebem mais que o salário minimo precisam pagar impostos.

      O ideal seria entrar no UK junto do seu marido com a certidão original+tradução e ai você entra como familiar de Europeu e pode pedir direto o Residence Card aqui. Mas vai ter que comprovar as mesmas coisas. Você entrando dessa maneira pode trabalhar sim, apesar de não ter o visto comprovando isso, mas como essa família não vai encrencar com isso tudo bem, porque uma empresa dificilmente vai aceitar.

      Vindo sem ele e tentando entrar como turista vai ser uma tarefa perigosa, você não vai ter como provar direito que é mesmo familiar de Europeu e se não se enquadrar nos padrões de turista (Passagem de volta, hospedagem e dinheiro) eles podem te deportar.

      Você casada com um Europeu tem o direito de residir aqui, mas como existem muitos problemas de falsificações eles tornam a nossa vida bem dificil na hora de conseguir provar esse direito. Porque apesar de ser um direito precisamos provar ele. Então fazendo as coisas direitinho vai dar tudo certo.

      Abraços.

  13. Luisapaoliello 13/05/2014 at 4:37 pm

    Boa tarde, gostava saber se é mto difícil a gente casar em Inglaterra? Eu sou portuguesa não tenho problema com vistos e afins, mas meu namorado brasileiro tem esse problema ao vir para europa. Pensamos em casar em Portugal e depois seguir pra Inglaterra, mas não será melhor, mais fácil casar em Inglaterra logo, ou não é possível?

    Obrigada.

    • Luisapaoliello 15/05/2014 at 10:31 am

      Oi Maria, acho que já te respondi essa duvida. Pro visto não importa onde você vai casar.
      De qualquer jeito você vai ter que enviar todos os documentos pra pedir o visto pra ele seja o Family Permit(fora de Londres) ou o Residence Card(dentro de Londres).

      Abraços.

  14. Luisapaoliello 15/05/2014 at 3:51 am

    Oi Luisa! Tudo bem! Olha só, meu caso não é exatamente o seu mas como você colocou nos post que pesquisou bastante sobre todos os tipos de vistos, talvez você possa esclarecer minhas dúvidas! Meu marido brasileiro esta indo estudar no reino unido e, vai tirar o visto Tier 4. Diz lá no site do VFS que ele pode levar um dependente, mas não diz como fazer ou que documentos que o dependente precisa. Nem diz exatamente se como dependente do visto Tier 4 eu posso trabalhar ou estudar. Você viu alguma coisa sobre esse assunto? Desde já agradeço sua atenção.

    • Luisapaoliello 15/05/2014 at 10:14 am

      Oi Grazi,

      Tem alguns critérios primeiro, não é todo tier 4 que pode levar familia. AQUI Ai eles explicam tudo que você precisa saber. E AQUI O guia de documentos e como proceder.

      Beijos.

  15. Luisapaoliello 21/05/2014 at 2:57 pm

    Oi Luisa, gostaria de saber quais os documentos que você fez tradução juramentada, já que não acho informações no site deles.
    Eu traduzi a minha certidão de casamento (tradução juramentada). Porém eu tenho comigo a escritura de compra do meu apartamento e o contrato de locação pela imobiliária. Eu preciso fazer a tradução juramentada destes documentos? (são várias páginas, rs)
    Tem também o Imposto e Renda que não sei se tenho que fazer a tradução juramentada também.
    A carta do banco já esta em inglês, preciso juramentar?
    Os extratos bancários eu mesma traduzi os nomes (saldo, aplicação….)

    Algo mais teria que ser juramentado?

    Obrigada pela atenção.

    • Luisapaoliello 23/05/2014 at 11:52 am

      Oi Bruna,
      Acho que não! Eu traduzi juramentado só a certidão mesmo! Contrato de compra de ap mandei sem traduzir, porque como você disse são muitas páginas.
      Tradução tabajara só fiz dos e-mails trocados, nem os extratos eu traduzi.

      Beijos.

  16. Luisapaoliello 09/07/2014 at 1:51 am

    Oi Luisa, preciso muito de uma opiniao sua de coração, opiniao sincera. Olha só, acho que vc pode me dar um conselho sincero. Luisa estou querendo ir em outubro para Inglaterra, tenho 4 filhos e esposa e tenho nacionalidade portuguesa tambem, mas eles nao, portanto, terei de pedir o family permit para eles. Pretendo levá-los depois de um tempo que eu estiver ai, mas estou com muito medo cara. Você conhece pessoas ai na minha situaçao? As vezes fico com medo de nao conseguir sustentá-los ou se dar pra minha esposa trabalhar e eles irem para a escola ou se nao vai haver possibilidade de ela trabalhar por causa dos filhos, na verdade meus filhos tem entre 08 e 14 anos de idade.. O que vc acha ? Dá pra conseguir ter uma vida digna ai em familia? Agradeço muito sua resposta e fica um abraço

    • Luisapaoliello 09/07/2014 at 10:14 am

      Oi Luciano!
      Vou ser sincera sim. Existem cidades na Inglaterra que são bem mais baratas que Londres, seria bom pesquisar cidades que tenham uma perspectiva melhor pra você relacionado ao trabalho que você exerceria. Tendo esposa e 4 filho realmente dificulta a conseguir o visto porque são muitas bocas pra alimentar e ai você precisa ganhar relativamente bem aqui ou ter já bastante dinheiro no banco(caso não esteja trabalhando).
      Talvez você possa vir e ver se você consegue algo bom por aqui e ai depois disso decidir se muda mesmo pra cá. Eu não aconselho Londres (A não ser que você ganhe muito bem), porque é uma cidade muito cara e ninguém quer sair do seu país pra vir passar aperto em outro né?

      Abraços.

  17. Luisapaoliello 02/08/2014 at 7:35 pm

    Olá, tudo bem?

    Parabéns pelas postagens!!! Sempre consultei seus posts, me preparando para quando fosse o momento de me mudar para o UK – confesso que ainda estou perdido com algumas dúvidas, principalmente em relação à questões do formulário.

    Uma das dúvidas é: É bem possível que minha esposa (brasileira/italiana) consiga um emprego em UK já aqui do Brasil – assim que ela receber o contrato de trabalho já estaríamos prontos para ir e eu vou com ela. Minha dúvida fica em relação a como apresentarei isso quando for tirar meu FP – Já vi que seria necessário ela apresentar holerites, IN, contrato, etc do trabalho em UK….mas como ela nem teria começado a trabalhar, não terá nada disso (com exceção do contrato)….teoricamente ela não estaria excercendo o Treaty Rights (ainda) e nem seria jobseeker – como vc acha que deveria proceder nesse caso?

    Outras dúvidas são relacionadas ao prenchimento do formulário – me desculpe, sei que são perguntas bem básicas (às vezes meio bestas), mas morro de medo de fazer algo errado hahaha

    Na pergunta: What is the main purpose of your visit to the UK? O que vc colocou?
    Se minha ideia é de morar lá para sempre e fazer uma vida – mesma coisa para a pergunta: How long do you intend to stay in the UK?

    Na pergunta: 2.7 Please give details of any previous passports, covering the last 10 years, including where these passports are now. Eu tenho um passaporte já vencido, informo apenas o número dele? E tipo,onde ele se encontra agora?Que tipo de pergunta é essa? hahahaha mas sério,não sei como responder isso 🙁

    5.1 What are your current personal circumstances? No caso coloco que sou Supported by spouse / partner / other family member,
    please give full details in the box, including their relationship
    to you; Ou é melhor colocar que sou Unemployed?

    5.10 What is your total monthly income from all sources >>>
    of employment or occupation after tax? Nesse caso não coloco nada,né?

    6.3 Have you ever been refused a visa for any country,
    including the UK?
    Tenho um visto recusado para os EUA há pelo menos 5 anos, mas nada carimbado em passaporte…. acha relevante colocar?

    8.1.6 EEA National’s nationality – No caso é Brasileira Italiana? ou apenas Italiana?

    8.2.7 When did you last see the EEA National? – Mais uma pergunta que de tão óbvia fiquei desconfiado hahaha…. como moro com ela, coloco: Today?

    8.7.3 Are you and the EEA National related outside marriage? Não entendi muito bem a pergunta 🙁

    8.10.1 What is the EEA National’s present work or job or occupation? If unemployed please state ‘Unemployed’ and go to 8.10.11 – Aqui entra naquele lance que te falei dela possivelmente só ter um contrato de trabalho… e não estar devidamente empregada e excercendo os direitos ainda.

    8.10 EEA National’s current finances and employment – Nessa parte seguinte eu preencho apenas se ela estiver trabalhando lá, correto? Caso não esteja eu posso deixar em branco?

    8.10.12 Do you or the EEA National have any savings,
    property or other income, for example, from stocks and
    shares? – Aqui vc acha relevante colocar que temos umapartamento em nosso nome, ou não se aplica a essa pergunta?

    8.10.14 How much of the EEA National’s total monthly >>>>
    income is given to their family members and other
    dependants? – Não entendi essa parte. 😛

    Ufa, acho que é isso…. desculpe bombardea-la com perguntas, mas qualquer luz seria já de grande ajuda.

    Muitissimo obrigado.

    • Luisapaoliello 02/08/2014 at 9:33 pm

      Oi Augusto,
      Talvez no caso dê pra colocar as economias de vocês como se estivessem indo como auto-suficientes.
      Perguntas:
      1-Eu botei “To join my husband”
      2-Botei 3 anos, mas não é tão relevante.
      3-Eu botei o número dos passaportes e data de vencimento. Como tinha eles ainda, botei que ainda os tinha.
      4-Como você tira seu “sustento”? Se no momento é a sua esposa que tem pago as contas e etc, bota que é supported by spouse, até porque você vir pra cá depende mesmo da sua esposa ter as condições de bancar os dois. E explica como funciona.
      5-Nessa pergunta eu coloquei minha mãe, pois ela me mandava um dinheiro mesal. Talvez não coloque nada mesmo.
      6-Boa pergunta! Eu realmente não sei até onde eles podem chegar pra encontrar essa informação se ela não está no passaporte.
      7-Apenas Italiana
      8-Não é tão óbvia, porque muitas vezes o EEA já está morando por lá, ou moram distantes. Coloca today.
      9-Essa pergunta é pra saber se vocês são parentes. Se não são parentes, bota No.
      10-Escreve a situação e qual cargo ela irá exercer.
      11-Não, acho que vale pra situação aqui no Brasil tbm. As economias e fala sobre o contrato com a empresa no Uk.
      12-Sim, coloca o apartamento.
      13-Se sua esposa também mantêm algum parente tipo pai, mãe, irmão….

      Se tiver mais perguntas, pode perguntar =)

      Abraços.

      Luisa

      • Luisapaoliello 03/08/2014 at 3:45 pm

        Oi Luisa,

        Muitissimo obrigado pela atenção e pelas respostas!!! Já me ajudou um bocado. 😀

        Otima semana para você!
        Abraços

  18. Luisapaoliello 18/08/2014 at 8:38 pm

    Luisa, boa tarde!
    Em primeiro lugar preciso parabenizar sua educação e gentileza com todos que te escrevem. Realmente você está ajudando muitas pessoas!
    Li todos os comentários para não precisar fazer perguntas desnecessárias, e se eu estiver falando alguma coisa errada vc pode me corrigir!! rsrs
    Eu estou no processo de cidadania portuguesa e até novembro recebo meus documentos, mas eu e meu noivo só vamos para a Inglaterra em Abril de 2016 (innnfelizmente, mas por problemas na familia precisaremos esperar =/)

    Inicialmente a gente ia pra Irlanda que não precisa tirar nenhum documento antes de ir, mas a Inglaterra pelo que eu to vendo precisa de um family permit, certo?

    Eu e meu noivo vamos nos casar antes de ir. Então, vamos fazer todo o processo certinho do jeito que vc fez, fazer a tradução juramentada da certidão e reunir todos os documentos como vc fez.

    Pelo que eu entendi, como não tenho emprego em mente nem nada do gênero, seria bom mandar também umas evidencias de que estou procurando, né? Eu e ele vamos levantar toda a quantia que pudermos para comprovar que podemos nos sustentar enquanto ainda não trabalho. Como já morei fora e tenho inglês fluente, vou tentar encontrar trabalho assim que nos estabilizarmos!

    é bom fazer isso quando tiver mais perto de ir, né? assim a autorização vai demorar mais para expirar, já que dura 6 meses, né?

    Junto com todos os documentos necessários vou mandar também fotos comprovando que estamos juntos há mais de dois anos, o que é verdade. Acho até que vamos nos casar no civil ano que vem, assim teremos mais tempo de casamento para comprovar, e não vão pensar que pode ser golpe (:

    Mais uma coisa, mas vc nem precisa me responder se estiver muito corrida: antes de decidir ir para a Inglaterra, nosso destino era a Irlanda, e o processo é completamente diferente, já estou pesquisando sobre tudo lá há quase um ano, hoje é meu primeiro dia de pesquisa oficial de Inglaterra, por isso ainda não vou te bombardear de perguntas, vou ler seu blog todinho primeiro, hhahahah… aí vc não precisa escrever as coisas duas vezes, neh! Só queria saber uma coisa que vc citou nos coments: vc disse que Londres é uma cidade caríssima para se morar, eu acho que mesmo sem precisar já até concordo, rs. Mas como opinião pessoal, tem alguma cidade que vc escolheria se pudesse? Eu e meu noivo simpatizamos muuuito (virtualmente, é claro! kkkk) com Manchester. O que vc acha? E Liverpool?
    Mas só responde isso se vc tiver com tempo sobrando, tá? Porque vou procurar informações agoora! rs

    Muito obrigada pela atenção e parabéns pela sua pagina de novo!!

    Bjs
    Lu

    • Luisapaoliello 22/08/2014 at 4:38 pm

      Oi Luciana, Obrigada.
      Pra ir pra Irlanda precisa do mesmo visto daqui do UK sim, mas o primeiro visto eh valido por 3 meses apenas e depois voce pede o de residencia. Eu li o site deles e voce se confundiu, eles falam primeiro que pode vir sem ter que se registrar nem nada, mas isso eh para o Europeu, depois eles falam do visto pro familiar. Essas regras sao geralmente padronizadas pra toda a uniao europeia, muda apenas se voce for pedir o visto pra familiar do pais que vc tem a cidadania, que as vezes eh mais rigoroso que o outro.

      Voce so pode pedir o visto no minimo 3 meses antes da viagem, entao nao tem nem jeito hahaha, ai quando for pedir voce vai botar a data pretendida pra ir e ai sim eh bom botar uma data que nao ultrapasse muito porque se nao vai perdendo tempo de visto.
      Liverpool acho que nao moraria nao, Manchester nao sei dizer porque nunca fui por lah e tbm nao sei muito como sao os precos dos imoveis.
      Existem bairros que sao fora da grande Londres e sao um pouco mais baratas, mas algumas ficam fora da zona do metro de londres e talvez fique meio caro o transporte de trem, mas as vezes pode compensar. Talvez Edimburgo, acho que moraria la, mas ai nao sei se eles ainda estarao no UK ate la haha.
      (Desculpa a falta de acentuacao, mas to usando um teclado da apple e nao faco nem ideia de como acentuar nele hehe)

  19. Luisapaoliello 26/08/2014 at 3:43 am

    Ola a todos!!

    Realmente é muito bom que ainda existem pessoas que se prestam a ajudar os demais, são coisas assim que quase já não se vê nesse mundo.

    Estou num caso meio complicado acho, não estou conseguindo achar muitas informações para o meu caso. Também porque pode ser que não faz muito tempo que estou pesquisando sobre. Vou contar um pouco na esperança de alguma luz!!! Algo de informação que será muito bem vinda.

    Tenho cidadania Italiana e Brasileira e sou casado com outro homem no Brasil. Vivemos aqui juntos na mesma casa que é própria ( dele ). Casados a 4 meses e juntos a 2,5 anos.
    Ele tem uma empresa em seu nome mas todo rendimento vai para uma conta no nome de sua mãe, estranho mas é isso mesmo.

    Estou com passagem marcada para ir para Londres em Setembro, procurarei trabalho assim que chegar, mas no começo é meio complicado conseguir um bom emprego com bom rendimento.

    Contando bem pouco de nossa vida gostaria de alguma ajuda para as seguintes questões:

    1 – Quais as probabilidades de conseguirmos o EEA com base em que não vou ter um grande rendimento no começo??

    2 – Existe alguma forma de que ele use a renda dele aqui no Brasil para provar que tem um rendimento a mais para se manter em Londres?? Mesmo que os rendimentos líquidos vão para uma conta de sua mãe e não dele??

    3 – Qual teria de ser o meu rendimento médio trabalhando em Londres necessário para provar quando ele for pedir o EEA no Brasil??

    Acho que essas são minhas primeiras preocupações em relação ao EEA, desculpem fazer tantas perguntas, mas é que realmente estou meio que perdido nessas questões.
    Não sei quanto rígidos eles são, e se temos alguma possibilidade de conseguir. O que acham???

    Muito obrigado a todos mais uma vez por se disporem a ser tão prestativos fornecendo informações tão valiosas à todos.

    • Luisapaoliello 04/09/2014 at 10:29 am

      Oi Marcelo,
      a responsabilidade de comprovar o sustento da família é do europeu. Se ele só vier quando você conseguir um emprego ai já fica mais fácil, pois não é preciso comprovar que tem dinheiro suficiente no banco pois com o salário dá pra sustentar até o outro tbm achar uma fonte de renda. O primeiro visto é o Family Permit, que a pessoa tira ainda no Brasil e depois quando estiver aqui ai que pede o EEA2.
      No caso se o rendimento vai pra conta da mãe dele fica difícil provar que é dele, se quiser usar isso pra ajudar com o visto ai ele teria que explicar e provar direito a estória.
      É bom lembrar que tudo que você fala no formulário é preciso ser comprovado depois com documentos, e eles também davam uma aba pra você escrever algumas considerações e explicar alguma coisa.
      Eles não estipulam um valor de salário pra europeu, mas eu sei que se fosse parente de Britânico teria que ser um salário de 18 mil anual, o que não é difícil de conseguir.
      Não acho que seja difícil não!

      Abraços.
      Luisa

  20. Luisapaoliello 29/08/2014 at 4:46 am

    Olá Luisa,
    eu tenho uma duvida meio besta, mas não consegui achar em nenhum lugar a resposta.
    Vou entregar os documentos na próxima terça e estou pensando na questão dos correios.
    Eu levo um envelope com o endereço ja preenchido ou eles fazem isso lá?
    E para eles me devolverem os documentos eu pago taxa dos correios? tem como escolher sedex para chegar mais rápido?

    Bjos

    • Luisapaoliello 03/09/2014 at 11:44 am

      Oi Suellen, desculpe a demora pra responder. Imagino que você já tenha feito tudo, mas só pra ficar registrado aqui caso alguém queira saber o mesmo que você eu vou responder. Quando eu fui fazer o processo, eles colocam em um envelope deles e preenchem. Na verdade acho que só tem a opção de Sedex, não tenho certeza, mas se não estiver no Rio de Janeiro ai tem que pagar sim o correio.

  21. Luisapaoliello 31/08/2014 at 1:01 am

    Olá Luiza! Parabéns e muito obrigada pelo seu trabalho…acredito muito que gentileza gera gentileza, então imagino que você deve receber muitas coisas boas também, estamos iniciando um processo de mudança da família, eu sou portuguesa e obtive a cidadania dos meus filhos, dois já estão em Brighton faz 15 dias e o mais Desde já agradeço muito a sua ajuda, abraços.

  22. Luisapaoliello 04/09/2014 at 3:04 pm

    Olá querida.
    Tô com um problemão.
    Meu esposo é cidadão europeu e estamos pretendendo nos mudar pro UK em família. Temos recursos pra sustento por alguns anos inclusive. e meu esposo tem já proposta de trabalho. Estamos na dúvida em pedir o Family Permit porque temos uma filha de 23 anos e não sei as chances dela conseguir a autorização. Sei que há possibilidades mas não vi isso claro em lugar algum em como comprovar a dependência dela.
    Você saberia dizer algo sobre isso?
    Já nos disseram que talvez fosse melhor entrarmos como turistas e aplicar lá o Residenc Card com meu esposo trabalhando e ela morando lá conosco, provando então a dependência já estando lá. E se for negado pode-se ir à corte de apelação.
    Vc poderia me dizer se sabe as chances de negação do Family Permit pra ela aqui, mesmo provando que ela é solteira e reside conosco?
    Obrigada

    • Luisapaoliello 24/09/2014 at 10:46 am

      Oi Renise,
      Ela não consegue a cidadania por ter pai europeu?
      Bom, ela trabalha e recebe um salário que é o suficiente pro sustento dela? Se não é até fácil comprovar, mostrando que ela mora com vocês e não tem nenhuma fonte de renda própria. No caso dela eu não aconselharia a vir como turista e tentar aqui, porque como filho menor de idade ou parceiros é considerado como familiar com direitos, então pode até entrar como turista junto do europeu sem problema, mas quando você é considerado um dependente de europeu ai já é preciso provar mesmo primeiro antes de vir tentar o de residência. Esse é o meu conselho.
      Abraços.

  23. Luisapaoliello 29/09/2014 at 1:29 am

    Oi Luisa tudo bem?
    Vendo o seu conhecimento sobre o processo resolvi tirar algumas dúvidas.
    Meu namorado tem cidadania portuguesa e conseguiu um bom emprego agora em Londres e está se mudando. Nós namoramos a 7 anos e temos programação de casar em dezembro/2016 mas não queríamos adiantar tudo só pela questão da mudança. Eu li e procurei informações em sites e blogs mas estou em dúvidas se eu tenho chance de conseguir um visto family permit. Apesar de não casados mas com um relacionamento longo e ele tendo um bom emprego com condições de me manter lá, você acha que conseguiria o visto? Obrigada!

    • Luisapaoliello 21/10/2014 at 1:11 pm

      Oi Camila, você tem como comprovar relacionamento estável de no mínimo 2 anos com ele? Eles consideram relacionamento estável como morando junto e dividindo a vida como se fossem casados.

  24. Luisapaoliello 07/10/2014 at 8:18 pm

    Oi Luiza estou fazendo minha aplicação do Family Permit, na parte do English Language, não sei o que responder, Se eu preciso ou não de um teste de inglês, você mandou o que relacionado a isso? Que precisava do teste ou não? E porque?

    Obrigada!

    • Luisapaoliello 21/10/2014 at 1:06 pm

      Oi Camila, não precisa de teste nenhum não. Bota basico, intermediário ou fluente.

  25. Luisapaoliello 29/10/2014 at 11:12 pm

    Olá Luisa, muito obrigado pelas informações, me ajudaram muito! Poderia tirar uma dúvida? Entendi que documentos como certidão de casamento e escritura de imóvel devem ter tradução juramentada. Mas e nos casos de contrato de trabalho, holerites, diploma da faculdade, conta de telefone, extrato bancário? Precisam ser traduzidos?

    • Luisapaoliello 05/11/2014 at 7:39 pm

      Oi Gabriel, escritura de imóvel não traduzi não. O contrato de trabalho só serve se for já do UK e ai imagino que já seja em Inglês? Diploma de faculdade não precisa, mas caso queira fazer pós graduação ou algo do tipo é bom já deixar traduzido…o resto não precisa não.

  26. Luisapaoliello 21/11/2014 at 5:17 pm

    Oi Luisa, tudo bem?

    Sabe me dizer se eles pedem a certidão de casamento em inteiro teor? Ou pode ser a de breve relato mesmo?

    • Luisapaoliello 22/11/2014 at 3:09 pm

      Pode ser a simples mesmo.

      • Luisapaoliello 01/12/2014 at 5:13 pm

        Obrigado. 🙂

  27. Luisapaoliello 05/01/2015 at 12:11 am

    hola… queria tirar uma duvida! sou brasileiro, y tenho duas irmãs que moran na união europe, uma é casa que mora en londres a 9 años e outra que mora na españa a 11 años e tem documentos, e no meu caso que moro com a minha irmã aqui na españa a 2 anos e ainda tenho os documentos español. màs entre esses años ja tenho uma vida adaptavel na europa, oque queria saber se daqui daqui da españa mesmo ilegal a 2 años eu possa conceguir esse family permit ou tenho que voltar ao brasil para regularizar meu pasaporte? desde españa espero sua resposta gracias.

    • Luisapaoliello 05/01/2015 at 11:14 am

      O family permit pra cá você precisa provar que é dependente apenas da sua irmã que mora aqui pra viver. Não importa onde você esteja morando. Isso se sua irmã estiver legal aqui também.

      • Luisapaoliello 05/01/2015 at 4:34 pm

        hmm…. então eu ja tinha ido pra londres com a minha irmã um mes depois de vim morar aqui, tinha ganhado um visto de 6 meses más só fiquei 1 mês e voltei pra españa, depois disso descobri sobre esse family permit e agora quero tirar essas duvidas se eu posso fazer isso por aqui, mesmo ilegal eu provando que sou dependente da minha irmã fico na duvida se vão me aceitar ou não…..Màs obrigado pela resposta e desculpe por alguns erros de autografia é pq estou te escreviendo por mi table… até maiss!! =)

  28. Luisapaoliello 15/01/2015 at 8:36 pm

    Olá td bem?

    vc sabe a diferenca dos dois estou com duvida em qual seleconar para comecar preencher o formualrio.

    EEA/Swiss Family Member – Family Member of a Swiss National
    -Family Member of an EEA National.
    Obrigada!

    • Luisapaoliello 22/01/2015 at 10:20 am

      Swiss Member eh pra quem eh familiar de suíço

  29. Luisapaoliello 16/01/2015 at 6:11 pm

    Olá Luiza, seu blog é muito esclarecedor, mas estou com duvidas pois meu caso é o seguinte, vim para Inglaterra em Set/2014 com meu marido e filha, ambos espanhois. Viemos juntos pois a irmã dele mora aqui a 6 anos e arrumou serviço pra ele e ficariamos hospedados em sua casa em Ipswich. Porem quando chegamos o contratante do Job sumiu, estamos na batalha pois meu visto de turista vence em 2 meses,ainda moramos com ela e ele esta trabalhando apenas 16 horas.Não entendi qual visto tirar, se o Family Permit ou o Residence Card. Agradeço e parabéns pelo blog.

    • Luisapaoliello 22/01/2015 at 10:19 am

      Ola Solange, no seu caso que você já esta aqui dentro eh o Residence Card!
      Abraços!

  30. Luisapaoliello 28/01/2015 at 11:13 pm

    Boa tarde!

    Gostaria de uma ajuda, marquei a entrevista para fevereiro no centro de visto (Vsf) aqui em sp não localizei informação dizendo q devo postar a documentação por correio. Somente na devolução da documentação eles devolvem por correio ou vc tem a opção de retirar no local Qdo vc aplicou postou no correio a documentação ? Obrigadooo

    • Luisapaoliello 11/02/2015 at 12:42 pm

      A “entrevista” é a entrega de documentos.

  31. Luisapaoliello 02/02/2015 at 4:23 pm

    Olá, Luiza! Andei lendo seus artigos, e também suas respostas para o pessoal que lhe questiona sobre duvidas, e tem me ajudado MUITO.
    O site do Home office por mais que eles tentem deixar “simples” nunca é. rsrs.

    Bom, de se possivel, você me ajuda com uma duvida, acho que simples até.

    Bom, Sou italiano/brasileiro, e minha parceira irá comigo a UK daqui um tempo. A melhor alternativa é o EEA Family permit inicialmente, e depois antes dos 6 meses ela tirar o EEA2, meu questionamento é sobre os valores de taxas, o EEA family permit eu sei que é de graça, porem o EEA2, pelo que entendi no site, é cobrado uma taxa de 661 libras pra quem faz em UK, e 800 libras quem faz ainda no Brasil.

    Minha duvida é, quem pede o EEA Family permit antes de ir a UK, terá que pagar pelo EEA2?

    Obrigado, sei que é simples o questionamento, mas é a minha duvida..

    Obrigado!!

    • Luisapaoliello 11/02/2015 at 12:45 pm

      o EEA2 são 50 libras, não sei onde você viu esses valores, deve ter visto pra outro. E sim, tem que pagar de qualquer jeito o EEA2 e EEA1, se for pedir. São 50 libras por pessoa.

  32. Luisapaoliello 03/02/2015 at 12:54 pm

    Olá Luisa, bom dia!
    Gostaria de saber se posso usar a certidão brasileira, devidamente traduzida e juramentada para o inglês, ao invés da certidão Italiana, uma vez que já pedi a transcrição no consulado, porém tenho urgência de ir para a Inglaterra.
    Att, Paulo

    • Luisapaoliello 11/02/2015 at 12:47 pm

      Não precisa da transcrição Italiana. Eu por exemplo nem fiz ainda haha.

  33. Luisapaoliello 09/02/2015 at 1:14 pm

    Oi Luisa!!
    Obrigada pelas informaçoes do blog! Me ajudaram muito quando tive que pedir o EEA family member la no Brasil.

    Ja estou em Londres faz 2 meses e trabalhando, mas hoje minha manager me pediu uma carta ou o resident card pra comprovar meu direito de trabalhar aqui. Nao achei nada no site do governo britanico que fale explicitamente que tenho esse direito. Deixa entender, como quando fala que tenho que aplicar o resident card porque vai ser mais facil de comprovar meu direito de trabalhar. Voce sabe algum lugar que tenha escrito explicitamente isso?

    Outra coisa, meu visto vai ate dia 4 de junho. Até poderia aplicar pro resident card agora, mas tenho uma viagem marcada pra italia dia 29/05 até 08/06. Como devo fazer? aplico para o resident card agora e, caso nao tenham devolvido meu passaporte ate inicio de maio peço para devolverem? Porque quando voltar de viagem ja vai ter vencido o visto!

    Obrigada pela ajuda, parabens pelo blog!

    • Luisapaoliello 11/02/2015 at 12:59 pm

      Olá Larissa, vamos por partes.
      Seu visto é válido por 6 meses, sua manager não tem q se estressar antes dos 6 meses já que eles te contrataram sabendo disso.
      Quando você pede o residence, eles te mandam uma carta depois de umas semanas falando se você tem direito a trabalhar ou não, isso já deveria valer pra acalmar os animos dos empregadores. O ideal seria ṕedir o visto assim que você não precisar mais do passaporte, como já ter pedido o Insurance Number, ter feito cadastro no GP, abrir conta em banco e etc. Tire cópias do passaporte e do visto e peça o EEA2.

      Agora a parte da viagem. Se o seu visto family permit vencer e você estiver fora do UK você teria que pedir outro pra entrar de novo, mesmo que seu processo de EEA2 ainda esteja ocorrendo e você tiver cartinha e etc. Isso é o que eles aconselham, agora se você estiver junto com seu marido, não acho que eles possam barrar sua entrada no país, mas não posso afirmar nada porque não tenho ciencia de casos do tipo pra afirmar com certeza. Eles podem increncar quando olharem seu visto vencido e ficar fazendo perguntas e etc. No caso você entraria no país com um visto carimbado dessa vez. Ai vai de você, imagino que quando você comprou as passagens já sabia que estaria com o visto vencido?

  34. Luisapaoliello 18/02/2015 at 3:08 pm

    Oii, Luisa.

    Estou um pouco desesperada… rs.rs..

    Estou morando junto com o português há dois anos, e agora ele foi chamado para trabalhar na Inglaterra ( moramos no Brasil). Não queremos casar, ainda, estávamos pensando em fazer a união estável. Ele começa a trabalhar meados de março, então, vamos as duvidas:

    * Gostaria de saber se posso ir com um visto de estudante básico, ir passar mais ou menos 3 meses e depois vir para o Brasil tratar do visto família.
    * Quando se vai e volta, quanto tempo tenho que ficar no Brasil para voltar para Inglaterra;
    * Você me aconselha a fazer isso?
    * E qual o primeiro passo para dar entrada no visto?
    Ficarei muiiiiitíssimo grata se você poder me ajudar.
    Obrigada pela atenção!

    • Luisapaoliello 04/03/2015 at 2:25 pm

      Oi Teresa, pode ir com visto de estudante sim e não tem tempo mínimo pra voltar pra Inglaterra não. O primeiro passo para o visto é preencher o formulário online e juntar toda a documentação necessária!

      • Luisapaoliello 25/08/2015 at 6:09 pm

        Muito obrigada.. Estou na Inglaterra com o visto de estudante.. Agora estou a poucos dias de voltar para o Brasil e dar entrada na documentação.. Estou super ansiosa e com medo!! rrsrsrs.
        Mas só queria dizer, muito obrigada e o seu site é de GRANDE ajuda! Grande abraço

  35. Luisapaoliello 22/02/2015 at 11:07 pm

    Luisa,

    Eu moro atualmente na Irlanda e meu namorado em Londres, estamos juntos a dois anos, nos conhecemos no Brasil. Ambos somos brasileiros, porém, ele tem cidadania européia e mora e trabalha em Londres, com contrato de trabalho permanente.

    Estamos tentando o visto de não-casados e como se eu fosse dependente dele, não temos nenhuma certidão de união estável, isso seria um problema?

    Outra dúvida é se tem um padrão para essas cartas? Quando preenchi o formulário eu coloquei o endereço anterior ao que estou hoje, porém todas as minhas cartas estão com o endereço antigo. Continuo falando que moro nesse endereço anterior ou falo que mudei? Coloquei também o meu trabalho aqui como permanente mas foi um erro mesmo porque meu trabalho é ocasional e eu não tenho um contrato de trabalho aqui na Irlanda.

    Sobre as cartas, preciso de uma carta sobre não estar levando o passaporte dele original também e que ele irá me hospedar na casa dele, essas cartas tem uma padronização? Onde acho um modelo, procurei no google incansavelmente e nada.

    FOTOS: Posso gravar num CD ou tenho que imprimir absolutamente todas?

    E-mails: Imprimir todos os tipos de e-mails trocado entre nós?

    Conversa no whatsapp também é válido?

    Obrigada desde já Luisa!

    Um abraço,
    Ingrid

    • Luisapaoliello 04/03/2015 at 2:48 pm

      Oi Ingrid, infelizmente se não comprovar união estável acho que vai ser bem dificil! O ideal seria casar e provar o relacionamento. O ideal é o formulário conter informações verdadeiras e que possam ser comprovadas através de documentos. Se você colocar o endereço antigo, eles mandam de volta os documentos pro endereço que você coloca…caso isso não seja problema, beleza.
      Se não levar passaporte verdadeiro, tem que explicar o porque e levar uma cópia autenticada pelo consulado. Não tem padronização não, apenas escreva o que precisa ser explicado e etc.
      Imprima algumas fotos que sejam de periodos diferentes.
      Eu imprimi e-mails de cada ano que estávamos juntos.

      • Luisapaoliello 27/05/2015 at 9:16 pm

        Ola, Luisa

        o meu caso eh super parecido com o da Ingrady, porem estamos morando juntos ha 1 ano apenas, existe possibilidade de conseguir o FP com a prova do nosso relacionamento aqui na Irlanda? E marcarmos casamento na Inglaterra?
        obrigada

        • Luisapaoliello 17/06/2015 at 9:41 pm

          Oi Edilene, 1 ano morando junto não vai dar não. Só 2 anos. Se ele nao for Britanico e vocês estiverem noivos talvez seja possivel conseguir o visto de noiva pra casar aqui na Inglaterra. Se ele for britanico, eu tava lendo que ta bem dificil o visto de noiva.

  36. Luisapaoliello 25/02/2015 at 4:16 am

    Olá Luisa! Gostaria de saber se há algum formato para a tradução livre de e-mails, pois também vou tentar traduzir por conta própria p evitar um custo desnecessário..

    Obrigada pela ajuda!
    Bjs

    • Luisapaoliello 04/03/2015 at 2:51 pm

      Não tem não, coloquei o cabeçalho do e-mail traduzido e depois traduzi o corpo do e-mail. Sem nada demais.

  37. Luisapaoliello 10/03/2015 at 10:04 pm

    Ola boa noite Luísa. Tenho duvidas em relação ao novo pedido de visto do meu marido. É que nós fizemos o pedido de visto, foi recusado porque não continham informações suficientes. Então eu gostaria de saber se eu fizer o novo pedido e desta vez com as informações todas, será que eles aceitam? Eu e ele estamos desempregados, mas eu recebo o subsidio de desemprego e com o valor de subsidio posso comprovar? E também por enquanto só queremos ir passear por 15 dias visitar a nossa filha que esta a morar com a minha irmã. Tenho também duvidas sobre o preenchimento do formulário se as escritas das respostas todas tem de ser em inglês? E os documentos necessários que devemos enviar? Eu e ele somos casados desde setembro de 2014, eu sou portuguesa e nesse caso temos que pedir o EEA? E a taxa, temos que pagar alguma taxa na entrevista ou no site deles, mas eu já sei que o visto do meu marido é gratuito. Será que podes enviar me a resposta para o meu hotmail? Agradecia muito se me tirasse essas duvidas.

    • Luisapaoliello 12/03/2015 at 6:44 pm

      Oi Ana, se vocês irão passar só 15 dias pra que esse visto? Esse visto é pra quem está indo morar. Se eles negaram 1 vez não tem problema, pode pedir de novo, se eles acharem que tem os documentos necessários eles vão aceitar. Sobre o desemprego eu realmente não sei, eles olham mais pounpança e dinheiro no banco.
      Tem que ser escrito em inglês.

  38. Luisapaoliello 12/03/2015 at 3:04 pm

    Ola tudo bem? Minha esposa e eu vimos seu site e foi de grande ajuda para o nosso visto, gostaríamos de dizer muito obrigado, realmente parece ser um bicho de 1000 cabeças, porém foi mais rápido que imaginavamos.
    Porém meu visto tem um campo “issue” e esta escrito “Bogota”? É normal, esta correto? Estou tentando contato com os telefones e e-mails que tenho mas até agora não obtive nenhuma resposta, poderia me ajudar?
    Obrigado

    • Luisapaoliello 12/03/2015 at 6:51 pm

      Oi Marcos, que bom que deu tudo certo!
      Que estranho haha No Brasil até onde eu saiba é no Rio de Janeiro. É só isso que tá errado? Talvez seja bom continuar tentando contato com eles pra entender.

  39. Luisapaoliello 15/04/2015 at 1:29 pm

    Olá Luísa, tudo bem!? Eu e minha esposa pretendemos viver na Inglaterra. Estamos com várias dúvidas… Por favor, veja se consegue nos ajudar:

    – Familiar de europeu (com visto EEA Family Permit) precisa comprar passagem de volta para apresentar para o agente de imigração quando estiver entrando em Londres?

    – Familiar de europeu (com visto EEA Family Permit) precisa apresentar comprovante de acomodação? Reserva de quarto em hostel é válida?

    – No aeroporto de Londres, o que responder caso os agentes de imigração façam as seguintes perguntas?
    – O que você está vindo fazer aqui?
    – Acompanhando minha esposa que é cidadã européia?
    – Onde vai ficar hospedado(a)?
    – Ter em mãos reserva do hostel impressa ou carta de amigo?
    – Quanto de dinheiro está trazendo para sua viagem?
    – Ficarão satisfeitos com quantas libras?
    – Quantos dias pretende ficar?
    – O que responder nesse caso, visto que iremos para viver permanentemente?
    – Qual a sua ocupação atual no seu país de origem?
    – Poderei citar a última ocupação?

    – É necessário contratar seguro viagem?

    – Qual a melhor forma, na sua opinião, para ir do aeroporto Heathrow até o centro de Londres? O site do aeroporto fornece várias opções: http://www.heathrowairport.com/transport-and-directions/getting-into-london

    Muito obrigado!!!

    • Luisapaoliello 15/04/2015 at 6:39 pm

      1-Não precisa comprar passagem de volta.
      2-Não precisa apresentar nada, você vai ter q mostrar isso na hora de pedir o visto
      3-Se vocês estiverem juntos acho que não deve rolar muitas perguntas não, talvez perguntando se são um casal. Quando eu estou junto do meu marido eles não perguntam nada, quando eu estou sozinha perguntam algumas coisas, como: se eu moro aqui com meu familiar europeu, se meu marido está morando no UK, qual a nacionalidade dele, o que ele faz, onde mora. As vezes variam as perguntas, mas não é nada demais.
      Essas perguntas que você botou aqui se aplicam mais pra turistas, eles não perguntam essas coisas não, isso tudo vai ser perguntado no formulário do visto.
      Não é preciso seguro viagem.

      http://entreirevir.com/2013/04/03/chegando-e-saindo-dos-aeroportos-em-londres/

      • Luisapaoliello 15/04/2015 at 8:23 pm

        Excelente Luísa, muitíssimo obrigado!

    • Luisapaoliello 15/04/2015 at 1:37 pm

      Depois que postei a mensagem a terceira pergunta ficou confusa… refazendo:

      3) No aeroporto de Londres, o que responder caso os agentes de imigração façam as seguintes perguntas?

      Agente de Imigração: O que você está vindo fazer aqui?
      – Nossa sugestão: Acompanhando minha esposa que é cidadã européia?

      Agente de Imigração: Onde vai ficar hospedado(a)?
      – Nossa sugestão: Ter em mãos reserva do hostel impressa ou carta de amigo?

      Agente de Imigração: Quanto de dinheiro está trazendo para sua viagem?
      – Nossa dúvida: Ficarão satisfeitos com quantas libras?

      Agente de Imigração: Quantos dias pretende ficar?
      – Nossa dúvida: O que responder nesse caso, visto que iremos para viver permanentemente?

      Agente de Imigração: Qual a sua ocupação atual no seu país de origem?
      – Nossa dúvida: Poderei citar a última ocupação?

  40. Luisapaoliello 22/04/2015 at 10:08 pm

    Oi querida, amei o site e suas explicações são as melhores! Fiquei com umas duvidas: sou casada, e além disso tenho cartas inclusive das nossas familias falando do nosso relacionamento. A tradução juramentada é apenas da certidão de casamento ou dos documentos e das cartas também? O que precisa ser juramentado?

    obrigada, beijo

    • Luisapaoliello 30/04/2015 at 11:21 am

      juramentada so certidao de casamento mesmo, as cartas e etc pode ser traducao caseira mesma.

  41. Luisapaoliello 28/04/2015 at 8:06 pm

    Luísa, primeiramente muuuito obrigada!
    Eu e meu marido somos casados há um ano e meio e em agosto nos mudamos para Londres. Ele tem uma irmã que já mora aí há dez anos e pretende nos ajudar no que for possível.

    Eu gostaria de tirar uma dúvida básica com você: vamos aplicar o FP aqui do Brasil para irmos junto praí. Irmos junto significa no mesmo vôo ou podemos ir em vôos separados no mesmo dia?

    Agradeço muito!

    Beijinhos

    • Luisapaoliello 30/04/2015 at 11:31 am

      Ir junto eh passar pela imigracao juntos.

  42. Luisapaoliello 20/05/2015 at 4:02 pm

    Luiza,

    Seus posts ajudam muito. Tenho algo legal a contar sobre meu visto EEA Family Permity, recebi um e-mail dizendo que meus documentos estavam em posse da pessoa que ia analizar, no dia seguinte já recebi um e-mail dizendo que já tinham a resposta, no final das contas TODO o processo (ou seja de quando apliquei até ter meu visto em mãos) demorou menos de 2 semanas, fiquei muito surpresa.

    Tenho uma dúvida. Meu marido começa o trabalho dia 01/07 mas a empresa lhe comprou a passagem para dia 15/06. Meu visto foi emitido para data de validade a partir de 30/06. Você sabe se eu posso entrar dia 15/06 com ele? Se sim, terei que sair e voltar para validar o EEA?
    Outra pergunta é sobre o Residence: você disse que pediu o seu 1 mês antes que vencesse o EEA, mas se demora de 3 a 6 meses para sair isso não significa que você ficará lá sem visto? Ou seja illegal? Ou vc pode sair e voltar como turista mais 6 esperando o residence?

    Beijos

    • Luisapaoliello 21/05/2015 at 11:08 am

      Que bom Juliana! 2 semanas é bem rápido mesmo.
      Olha, na teoria é o seguinte: vc só pode se beneficiar do visto a partir do momento que ele vale, quando vc chega na imigração eles carimbam o seu visto falando sua data de entrada no UK (Comigo foi assim pelo menos). Se vc entrar antes do visto estar valendo, mas estando com seu marido, não acho que vão barrar, mas não sei como vai funcionar q questão deles carimbarem seu visto. Talvez se vc sair e entrar de novo com o visto já valendo ai eles carimbem. Mas realmente não sei dizer o que vai acontecer de fato.
      Enquanto vocÊ estiver dentro do UK você não fica ilegal não, mas vc não pode sair e voltar depois sozinha, ou vc emite outro family permit ou tem que entrar estando junto com o seu marido(se quiser sair do uk tem que pedir o passaporte de volta pra eles).
      Beijos.

  43. Luisapaoliello 24/05/2015 at 5:13 am

    Ola Luiza tudo bem??

    Já morei 7 anos em uk, sempre com visto de estudante . E por motivo de doença na família de minha esposa tivemos que voltar. Minha irma e casada com italiano e continua morando em Londres. Eu sou casado temos um filho que nasceu em uk e temos como provar independência financeira, ou seja que não dependemos de nenhum public fund.(benefícios). Gostaria de saber se posso aplicar Visa family permit pela cidadania do meu cunhado, pois o passaporte de minha irma ainda não saiu.

    • Luisapaoliello 17/06/2015 at 9:48 pm

      Oi Lucio, você tem que provar que sua familia depende financeiramente da sua irmã ou do seu cunhado.

  44. Luisapaoliello 27/05/2015 at 5:10 pm

    OLa Luisa, seu site esta me ajudando muito!!!

    Tenho algumas duvidas, se puder me ajudar eu agradeco….

    Moro na Irlanda com meu namorado (tem cidadania Portuguesa), vamos para LOndres esse ano, quero dizer em ate dois meses…=o, isso porque ele vai comecar uma pos em SEtembro em LOndres, estamos apenas esperando ele conseguir um emprego para irmos…
    Quero aplicar para o family permit, no site vi algo sobre
    Immigration health surcharge: paying for UK healthcare, devo pagar algo ref a isso?

    Estamos juntos ha dois anos e 4 meses, porem morando juntos ha 1 ano e seis meses….ntenho alguns comprovantes de endereco nosso aqui, e ateh uma conta conjunta….minha duvida eh devo aplicar para o family permit aqui mesmo? ou depois que entrar na Inglaterra?
    No caso eu consigo entrar pois tenho visto aqui na Irlanda….

    ou voce acha que ja deveria aplicar para o resident card?
    meu medo e em relacao a emprego…pois com o permit card eu consigo trabalhar e ele sai mais rapido certo?

    VOce acha que teria algum problema deles me darem o family permit ja que o meu namorado ainda nao tem emprego, e nem casa….queremos ir juntos…a unica coisa que ele tem e o comprovante da faculdade e de provas que esta procurando emprego….

    mUito obrigada

    FErnanda

    • Luisapaoliello 17/06/2015 at 9:46 pm

      Oi Fernanda, o ideal seria bom esperar dar os dois anos e tem que comprovar esses dois anos, mas ai vai de voces, o residence card leva mais tempo sim pra sair e pra quem tem relacionamento estável eles nao dão o direito de trabalhar enquanto espera pelo visto, so se for casado (não sei se eles mudaram isso). Ele ir sem emprego tem que ter o seguro de saude para os dois.

  45. Luisapaoliello 03/06/2015 at 4:18 pm

    Olá, Luisa! Tenho dupla cidadania brasileira e portuguesa. Meu marido (brasileiro) e eu moramos no Brasil e queremos ir daqui a 6 meses para Londres morar e trabalhar. Vamos solicitar pra ele o Family Permit. É fundamental que eu, a cidadão europeia, já tenha emprego em vista em Londres?
    Porque a minha ideia é irmos já com um local certo pra ficar e uma quantia razoável de dinheiro que dê para sobreviver pelo menos 3 a 4 meses e lá procurar emprego.
    Isso dificulta que ele consiga o Family Permit?
    O fato dele não falar inglês dificulta isso tb?
    Obrigada desde já. =)

    • Luisapaoliello 12/06/2015 at 3:41 pm

      Oi Syria, não precisa ter emprego certo, mas sim comprovar que já está procurando algo. Ai você vai ter 3 meses pra provar que está contribuindo com o país para que ele consiga o visto de residencia.
      O fato de não falar inglês não dificulta não.

  46. Luisapaoliello 03/06/2015 at 4:24 pm

    Acabei de olhar o site da VSF, somente por essa empresa que é possível solicitar o family permit? Digo, tem como solicitarmos diretamente a embaixada britânica? Se sim, como funciona? Obrigada mais uma vez!

    • Luisapaoliello 12/06/2015 at 3:38 pm

      Não, todos os vistos são feitos atraves de empresa terceirizada.

  47. Luisapaoliello 04/06/2015 at 10:05 am

    Oi luiza,

    Tenho algumas duvidas, o meu problema não sei como fazer.
    Eu namorei por 2 anos uma pessoa que mora na Inglaterra e depois decido ir ficar com a pessoa, então fiz minha união no uk e tenho o meu EEA Family Permit e fiquei 1 ano na Inglaterra só que retornei ao Brasil (Onde estou agora) e nesse decorre do tempo acabei ficando por cá mesmo e meu relacionamento acabou e agora pretendo voltar para para a Inglaterra, porem não estamos mais juntos e ainda somos casados no papel mais em corpos não. dai como pretendo voltar você sabe o que eu preciso fazer? meu EEA Family Permit vence em 2018 e como citei antes ainda estou casado no papel.
    quero resolver isso logo para não ter problemas.

    • Luisapaoliello 12/06/2015 at 3:38 pm

      Oi Eugênio, teoricamente seu visto ainda é válido. Se você tentar entrar no UK eles vão perguntar do seu relacionamento e se você mora com a pessoa, ai vai de você se vai mentir ou não. Mas ai vamos supor que você consiga entrar, na hora de renovar seu visto que as coisas vão ficar dificeis, porque você ficou 1 ano fora e não vai ter mais como comprovar sua união.

  48. Luisapaoliello 29/06/2015 at 2:50 pm

    Oi Luisa,

    Parabéns pelo blog! Uma dúvida apenas:
    Já tenho o passaporte italiano e vou dar entrada para EEA Family Permit para levar minha esposa. Não posso ficar sem o meu passaporte, pq vou antes. Como proceder para fazer a cópia autenticada pelo consulado italiano? É só ir no consulado?

    Abs,
    Marcos

    • Luisapaoliello 10/07/2015 at 4:07 pm

      Isso, você tem que ir no consulado Italiano e autenticar a cópia!

  49. Luisapaoliello 07/07/2015 at 5:39 pm

    Olá Luisa,
    Primeiramente parabéns por tanta gentileza e vontade de ajudar as pessoas, o mundo precisa de pessoas como você com disposição para ajudar o próximo.
    Li os posts e não achei nada com o meu caso. Eu namoro a quase três anos um cidadão europeu, estamos nos organizando para morar em Londres, onde ele residiu legalmente por 10 anos e tem a família morando lá, atualmente ele reside no Brasil. Estive analisando sobre o visto EEA Family, no papel não somos casados, mas praticamente moramos juntos. Ele ainda não tem proposta de emprego, mas está a procura. Minha dúvida é, se casarmos no papel agora, terei facilidade em conseguir esse visto? Pois no papel nossa relação de marido e mulher seria muito recebente, isso impacta? Ou existe a possibilidade de pedir esse visto sem casar no civil? Que tipo de comprovação de relacionamento estável eles pedem?
    Cogitamos também a hipótese de eu entrar como turista e casarmos lá em Londres, você sabe se esse processo seria mais simples, ou que tipo de visto eu conseguiria se o casamento acontecesse lá?
    Obrigada!!

    • Luisapaoliello 09/11/2015 at 6:57 pm

      Oi Mayara, desculpe a demora pra responder, eu realmente deixei a mensagem escapar. Sim, casando no papel facilita as coisas, não importa se é recente. Se for pedir sem casar no civil ai tem que ter 2 anos comprovados de relacionamento marital, morando juntos.
      Sobre casar na Inglaterra não sei te dizer se é melhor ou não ;/
      Abraços

  50. Luisapaoliello 13/07/2015 at 6:08 pm

    Olá gostaria de tirar uma dúvida, tenho a cidadania portuguesa que adquiri através do casamento, porém já estou separada e pretendo me casar denovo. A pergunta é: o meu marido tem direito ao visto para viver aqui em Londres comigo legalmente?

    • Luisapaoliello 04/08/2015 at 3:52 pm

      Oi Silvia, sim. Se vc tem passaporte Portugues, sim.

  51. Luisapaoliello 22/07/2015 at 11:26 pm

    Olá Luisa! Tudo bem?

    Por favor, veja se consegue me ajudar com mais essa dúvida:

    1)Dei uma olhada no formulário VAF5 e percebi que existem os campos “How long do you intend to stay in the UK?” e “On which date will you leave the UK?”. Para o primeiro, pretendo responder “indefinidamente” ou “permanentemente”, pois eu e minha esposa estaremos nos mudando para UK. Nesse caso, como responder o segundo, visto que iremos somente com passagem de ida???

    2) Não temos amigos próximos em Londres, portanto teremos que reservar um quarto, studio ou hostel ainda aqui do Brasil para a nossa chegada. Isso é considerado um procedimento comum? Basta informar as informações do local que escolhermos na parte “Your Life In The UK”, que trata de moradia?

    Muito obrigado!

    • Luisapaoliello 04/08/2015 at 5:07 pm

      Oi Elvis, acho que voce pode ou deixar em branco ou botar de novo que ira ficar indefinidamente.
      Sim,voce coloca o endereco do local que vc ficara hospedado. Pode ser hotel ou o que for.
      Voce pode sempre escrever cartas explicando qualquer coisa que nao tenha espaco pra colocar no formulario e mandar junto. Eu fiz quando enviei o meu.
      (Estou com um teclado sem acentos e etc.)
      Abrc.

  52. Luisapaoliello 05/08/2015 at 11:47 pm

    Olá Luisa, tudo bem?
    Parabéns pelas informações que você disponibilizou, realmente ajuda muita gente.
    Eu e meu marido estamos indo para Londres mês que vem, sou Portuguesa e ele já tirou o EEA family permit de 6 meses, assim que chegarmos queremos já pedir a extensão, mas é necessário comprar uma passagem de ida e volta para ele? Sei que eu não preciso mas ele em teoria tem o visto apenas de seis meses, é mais correto ele ter a volta dentro deste prazo?
    Obrigada de qualquer forma, vi que você mesmo passando anos vc continua respondendo…rs Parabéns

    • Luisapaoliello 13/08/2015 at 6:24 pm

      Oi Thais, não precisa ter a passagem de volta não.

      Abraços!

  53. Luisapaoliello 11/08/2015 at 12:19 pm

    Olá Luisa!

    Gostaria de saber se você poderia me ajudar com algumas dúvidas. Estou planejando imigrar para UK ano que vem, possuo nacionalidade holandesa e passaporte que me garante entrada no Reino Unido, porém minha esposa não, o seu post está bem explicativo mas ainda me restaram algumas dúvidas.

    Você teve de traduzir a Certidão de Casamento? Se sim, você usou algum tradutor ou empresa especializada?

    Você escreveu que teve de apresentar várias documentos, cartas, folha de pagamento, extratos bancários, etc. para obter o family permit, você precisou apresenta-los apenas para obter o visto ou teve de levar todos estes documentos para apresentar também na imigração já no aeroporto em Londres?

    Obrigado Luisa.

    • Luisapaoliello 13/08/2015 at 6:31 pm

      Sim, tradução juramentada. Tem que ser uma empresa ou pessoa apta a fazer a tradução que seja juramentada.
      Não, só pra pedir o visto, nao precisa levar essas coisas pro aeroporto não.
      Abraços!

  54. Luisapaoliello 13/08/2015 at 10:33 am

    Oi Luisa, Tudo bem?
    Preciso de sua ajuda. Vamos aplicar para o visto de 5 anos de meu marido. Eu sou da EEA e ele tem o entry clearance. Voce sabe se o formulario que devemos mandar eh o EEA(FM)Application for a registration certificate or residence card as the family member of a European Economic Area (EEA)? Pedimos o certificado ou residence permit? Li que eu deveria ter o residence card para aplicar para o visto dele, como nao tenho ainda, posso aplicar junto no mesmo formulario? Obrigada pela sua ajuda. Abracos. Andreia

    • Luisapaoliello 13/08/2015 at 6:34 pm

      Oi Andrea, as nomenclaturas mudaram da minha época pra cá, porém eu acho que o EEA(FM) é p que vc pede pra você e o EEA de residencia eh o que o seu marido irá pedir. Sim, o ideal é aplicar junto, assim evita ter que mandar os documentos dobrado, já que muitos são os mesmos!
      Abraços!

  55. Luisapaoliello 20/08/2015 at 1:11 pm

    Olá Luísa, tudo bem!? Antes de qualquer coisa, muitíssimo obrigado pela valorosa ajuda que nos tem dado!

    Por favor, veja se consegue me ajudar com duas dúvidas:

    1) No formulário VAF5, existe um campo para o preenchimento da data de viagem. Com o visto em mãos, esta data deverá ser rigorosamente seguida para a compra da passagem ou poderei escolher uma nova data?

    2) A data inicial de validade do visto será a sua data de emissão ou a data da viagem indicada no formulário?

    Muito obrigado!

  56. Luisapaoliello 23/08/2015 at 7:28 am

    OlA Luísa ….
    Antes de mais parabéns pelo seu blogue, estou indo mês que vem para inglaterra eu sou portuguesa o meu marido e brasileiro mas tem residência portuguesa e temos um filho em comum compra mos passagem para 2 meses mas nossa intenção é morar lá pois temos a munha mãe vivendo a muitos anos lá.
    A minha questão é quando lá chegar o que fazer e onde me dirigir para começar logo a tratar dos papéis para ele começar a trabalhar? Eu posso inscrever ele em vários trabalho antes ou não????

    • Luisapaoliello 26/08/2015 at 4:10 pm

      Oi Vanessa, pra ele poder comecar a trabalhar desde o comeco o ideal seria ja ir com o Family Permit, esse visto voces pedem em Portugal. Se ele vier sem esse visto, voces precisam pedir o de Residencia, mas ele pode demorar ate 6 meses pra sair, depois de pedido.
      So depois que tiver o Family Permit, ou depois de aplicar pro de residencia que ele pode procurar emprego.

  57. Luisapaoliello 26/08/2015 at 1:21 pm

    Olá Luísa! Tudo bem?

    Saberia dizer qual o valor mínimo que tenho que ter em conta para a obtenção do EEA Family Permit?

    No post você escreveu o seguinte: “Não existe uma quantia exata, mas é bom você provar que não está pra brincadeira.”

    Poderia chegar pelo menos num valor aproximado? Seria R$ 10.000,00? R$ 20.000,00? R$ 50.000,00? R$ 100.000,00?

    Muito obrigado!

    • Luisapaoliello 26/08/2015 at 4:12 pm

      Oi Gabriel, mostre todo o dinheiro que tem, simples assim. Eu nao faco a minima ideia de valor, de verdade. Tem gente que vende o carro e etc.

  58. Luisapaoliello 28/09/2015 at 10:39 pm

    Olá Luísa, Tudo bem?

    Inicialmente, parabéns pelo seu blog, está muito em detalhado, mas sempre existem mais dúvidas….kkkk

    Pretendo mudar para London com minha esposa e filhos (todos com dupla cidadania (Brasileira/Espanhola)), mas eu precisarei do EEA Family Permit para poder já entrar com direitos e deveres, claro.

    Minha dúvida é a seguinte, nos só viajaremos em dezembro de 2016, mas eu já gostaria de aplicar o EEA Family Permit. Entretanto, gostaria de saber se a validade de 6 meses do EEA começa a contar a partir da data de aplicação, ou da data que eu informar no formulário, que possivelmente será a data que passarei na imigração em Heathrow.

    Obs: Vc poderia indicar o tradutor que vc usou?

    Obrigado.

    Abs.

  59. Luisapaoliello 09/11/2015 at 6:16 pm

    Ola me chamo Thiffanny e meu marido conseguiu sua cidadania italiana sou menor porem emancipada pois me casei eu nao trabalho mais temos uma filha gostaria de tirar algumas duvidas com vc sera que poderia me mandar um email ?

    • Luisapaoliello 09/11/2015 at 6:42 pm

      Oi Thiffanny, o ideal é fazer a pergunta por aqui porque assim pode ajudar outras pessoas que talvez tenham a mesma dúvida!
      Abraços

  60. Luisapaoliello 22/11/2015 at 11:27 pm

    Olá
    Eu e meu namorado viemos a Londres para tentar ficar definitivamente. Nossa situação e a seguinte ;
    -ele é cidadão europeu (polonês)
    -eu sou brasileiro
    -nós chegamos em Londres na quarta
    -eu entrei com visto de turista (6meses)
    -ele já está participando de entrevistas de emprego (entendo ser mandatários que ele tenha um emprego para aplicarmos para meu visto)
    -estamos juntos há 1 ano, mas em julho pegamos um certificado de união estável (morávamos na Austrália e foi lá que pegamos o certificado)
    -já temos uma lugar para ficar com contrato e tudo e ele abrirá conta no banco e tirará o NI amanhã

    As perguntas seriam :
    Quão difícil e eu conseguir o visto considerando o acima citado?
    Alguma dica/informação que faria o processo mais fácil ?
    Como deveríamos proceder (onde dar entrada e quais documentos seriam relevantes)?

    Toda e qualquer ajuda será muito bem vinda e agradeço imensamente os feedbacks!

    Grande abraço
    Felipe

    • Luisapaoliello 28/11/2015 at 1:03 pm

      Oi Felipe, você precisa provar 2 anos de relacionamento marital pra ser comprovado o relacionamento estável de acordo com as regras do UK, quando você puder provar isso, ai se ele já estiver trabalhando, você aplica pro Residence Card, porque você já está dentro do UK. Eu tenho dois posts falando sobre o Residence Card aqui no blog, dá uma pesquisada no campo de pesquisa do blog.
      Pra não ter que provar relacionamento estável de 2 anos, ai tem que ter o certificado de casamento.
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

  61. Luisapaoliello 24/11/2015 at 3:00 pm

    Olá Luísa, só uma perguntinha…

    quando você entrou pela primeira vez na Inglaterra, chegando na imigração você fez a ativação do seu visto EEA family, não foi? Você precisou apresentar algum documento? Eu tenho o EEA family, mas ainda vou ativar porque estou indo em Dezembro em definitivo, fui informada que devo apresentar o exame de tuberculose na imigração junto com meu passaporte. É isso mesmo?

    Obrigada

    • Luisapaoliello 28/11/2015 at 1:06 pm

      Oi Catarina, não tive que apresentar nada além do passaporte com o visto. Nunca vi isso de ter exame de tuberculose rs.

  62. Luisapaoliello 24/11/2015 at 9:13 pm

    Oi Luiza tudo bem Estou encantada com sua atençao em responder todos os comentarios. Vc é um anjo.
    Tentei achar minha resposta nos comentarios mas não consegui ler todos….sorry!
    sou cidada italiana e meu marido tirou o EEA de 6 meses. Estamos em Londres e vamos aplicar para o bisto de 5 anos, mas nao estamos trabalhando pois trouxemos uma reserva para nos manter por um tempo, mas nao é o suficiente para aplicar como autosufiviente. Temos o IN r estamos pensando em pagar como self employed como fotografos pois era nossa profissao no Brasil.
    Vc sabe me dizer se isso ajuda?
    Nao estou achando o formulario para aplicar para esse outro visto no site, vc tem o link?
    Obrigada flor.
    Felicidade e Luz

  63. Luisapaoliello 28/11/2015 at 7:01 pm

    Boa tarde . gostaria da seguinte informaçao sou brasileiro e minhe esposa e portuguesa temos uma filha de 9 anos casamos e portugal e trascrevi p o brasil ,mas gostaria de viver em londres ,qual o primeiro passo pa obter o visto EEA family,Desde ja muito obrigado

    • Luisapaoliello 01/12/2015 at 8:58 pm

      Oi Anderson, recolhe toda a documentação, preenche o formulário Online e agende um dia pra entregar tudo em um escritório do local que você mora. Não é no consulado e sim em um escritório terceirizado, procurando no google deve encontra qual é o do local que mora, se for no Brasil eh a VFS

  64. Luisapaoliello 03/12/2015 at 12:56 am

    Olá Luisa, graças as suas dicas consegui meu visto EEA FAMILY MEMBER, e voltarei para a Inglaterra agora em Janeiro, e veem agora a outra duvida, qual é o meu proximo passo, ja que meu marido quer ficar lá por alguns anos.. como dou entrada no proximo visto e qual o nome do visto, posso fazer isto sem precisar voltar para o Brasil? Obrigada desde já por me ajudar.

    Teresa

    • Luisapaoliello 11/12/2015 at 5:35 pm

      Que coisa boa Teresa! O proximo eh o residence permit, eu tenho falando dele aqui no blog tbm, esse você faz de dentro do UK.

  65. Luisapaoliello 03/12/2015 at 10:08 pm

    Obrigado pela ajuda ,gostaria de saber se sem ter morada certa em inglaterra corre o risco de negarem o visto.?

  66. Luisapaoliello 12/12/2015 at 1:25 pm

    Oi Lusisa, minha aplicacao voltou pq selecionamos errado a quantia a ser paga. Coloquei 65 no meu formulations 65 no do meu marido e nao foi aceito. Vc Saberia me dizer o q devo fazer? Estou achando q meu marido deve entrar como aplicante principal, me colocar como dependente e pagar 130. Mas e minha folha de pagamento, coloco o que? Obrigado

    • Luisapaoliello 12/12/2015 at 1:27 pm

      Aplicamos p resident card p mim e registration certificate p ele

  67. Luisapaoliello 14/12/2015 at 3:18 pm

    Ola bom dia ,sabe me diser se posso pedir o visto EEA family de portugal?
    Desde ja muito obrigado

    • Luisapaoliello 14/12/2015 at 9:09 pm

      Se Portugal for seu lugar de moradia, pode sim.

  68. Luisapaoliello 14/12/2015 at 11:20 pm

    obrigado ,pela ajuda e raro encontrar pessoa igual a vc que ajuda sem ter interesse de retorno,continue assim, Deus ha de lhe abençoar muito.

  69. Luisapaoliello 10/01/2016 at 1:46 pm

    Boa tarde,

    Moro na Alemanha com minha esposa, ela tem cidadania alemã. E gostaria de aplicar o visto family permit mas estamos com dificuldade aonde achar o formulário certo se é o online ou o impresso,

    Poderia me indicar qual eu preciso para dar entrada no meu visto.

  70. Luisapaoliello 24/02/2016 at 6:36 pm

    Luisa, parabéns pelo excelente conteúdo, tem me ajudado muito assim como a tantas pessoas.
    Estou fazendo minha aplicação para o EEA Family Permit, já preenchi todo aquele formulário enorme, e agora preciso agendar a entrevista, porém, no calendário só estão duas datas disponíveis, que são os dois dias seguintes a hoje, ou seja, impossível juntar todos os documentos até lá. Você saberia me dizer que eles atualizam essas datas conforme a necessidade? Por exemplo, daqui alguns dias já terão novas datas pra próxima semana? Pois acho meio impossível não ter nenhuma data disponível até o final do ano, né?
    Obrigada desde já!

    • Luisapaoliello 25/02/2016 at 12:32 pm

      Oi Juliana, boa pergunta hehe Não sei dizer! Qual a cidade que você vai aplicar? Brasília eu vi que as datas são bem limitadas e São Paulo e Rio é diário. Talvez se seja bom tentar entrar em contato com eles.

  71. Luisapaoliello 19/04/2016 at 4:07 pm

    Luisa, bom dia, tudo bem? Em primeiro lugar, obrigada por compartilhar sua experiencia. As dicas são realmente bastante úteis!
    Fiquei apenas em duvida com relação aos emails que você disse ter traduzido e enviado para eles. Como você fez para comprovar que eram emails antigos – e não que você tinha acabado de escrever e apenas trocado a data? Existe algum tipo de padrão específico que devemos mandar, ou apenas o email traduzido livremente serve?
    Obrigada pela ajuda. Beijos.

    • Luisapaoliello 19/04/2016 at 5:07 pm

      Oi Iris,
      eu mandei os Originais junto com os traduzidos livremente.
      Abraços!

      • Luisapaoliello 20/04/2016 at 6:46 pm

        Ok Luisa! Muito, muito obrigada pela sua ajuda.

  72. Luisapaoliello 25/07/2016 at 11:35 pm

    Olá Luisa, excelente seu blog! O melhor de todos! Muita coisa esclarecida, restou apenas uma duas dúvidas:
    1) Já li que é importante apresentar imposto de renda, contribuição com previdencia, seguro de vida, extrato bancario assinado pelo gerente… estes documentos por exemplo, teriam que ser traduzidos também?
    2) Para somar renda, para comprovar ser auto-sustentável, podemos apresentar carta dos pais, com comprovação de renda para isso?

    Obrigada pelos seus esclarecimentos!

    • Luisapaoliello 17/08/2016 at 3:30 pm

      1) Não precisa traduzir.
      2) Se os pais mandam dinheiro pra vocês como se fosse uma mesada, ai sim…vocês mandam comprovante de que recebem todo mês esse dinheiro. Mas uma carta de comprovação de renda dos pais não.
      Abraços!

  73. Luisapaoliello 31/07/2016 at 6:16 pm

    Boa tarde Luisa,
    Mais uma vez tenho duvida.
    Eu estou com o processo do EEA Family Permit 2 em processo e agora eu e meu marido decidimos casar no civil aqui, em Londres. Então temos que pedir nossos passaportes de volta. Minha dúvida é, se nós pedirmos nossos passaportes de volta o que implica no meu processo. Obrigado desde já. Abraço

    • Luisapaoliello 17/08/2016 at 3:31 pm

      Até onde eu sei o processo não é interrompido se você pedir o passaporte de volta.

  74. Luisapaoliello 02/08/2016 at 12:44 am

    Oi Luisa,
    Primeiramente quero te parabenizar pelo Blog, está muito bem escrito e as informações bem detalhadas, ajudou muito.
    Queria confirmar contigo se realmente dá pra trabalhar com o EEA FAMILY PERMIT 1?
    Porque vi em alguns blogs que só o residence card te dá o direito de trabalhar.
    Estou nessa preocupação pq vou morar na Inglaterra em setembro/outubro (depois de casar com meu namorado que é da UE e mora no UK ) e no inicio de fevereiro vou precisar do meu passaporte outra vez, então não daria tempo do meu passaporte voltar até fevereiro, já que vai ser apenas 4 ou 5 meses da minha chegada.

    No aguardo da sua resposta,
    Beijos.

    • Luisapaoliello 17/08/2016 at 3:35 pm

      Com o family permit pode trabalhar sim por 6 meses, ou a quantidade de meses que estiver no visto. Abraços!

  75. Luisapaoliello 03/08/2016 at 2:23 am

    Ola, boa noite!Gostaria de saber, minha esposa tem a cidadania Portugues, e eu e meu filho de 3 anos nao temos.Ao fazer a aplicaçao do family permit, tenho que fazer separado, uma para mim e outra para meu filho?E ao entregar os papeis, preciso leva-lo ou posso ir sozinho?Obrigado!

    • Luisapaoliello 17/08/2016 at 3:36 pm

      Você aplica junto no mesmo formulário, l[a vai ter a opcao de colocar o seu filho junto com o seu pedido. Sim, vc precisa leva-lo junto!
      Abraços!

  76. Luisapaoliello 04/08/2016 at 3:58 pm

    Olá…
    Sou cidadão Italiano, e estou indo para Edinburgh, sou casado a 6 anos e o meu casamento está atualizado na Comune. A minha esposa precisa do EEA? Mesmo todos dizendo que como somos casados ela tem o mesmo direito e pode trabalhar legalmente?
    Outra duvida, dei entrada esse mês no pedido de naturalização dela, envio junto o pedido para EEA? Por sermos casados e estarmos registrados na comune, ela não tem o mesmo direito de um cidadao europeu?
    Obrigadooo

    • Luisapaoliello 17/08/2016 at 3:42 pm

      Precisa de EEA se quiser trabalhar, e quando for pedir o de residencia que é o de 5 anos e voce pede ja dentro do UK vc tbm pediria o seu certificado de residencia também, agora com toda historia de Brexit acho ainda mais essencial. Se não tivesse um tipo de controle pra quem traz parentes pra cá seria mais fácil ainda casamento por conveniencia, então os vistos servem pra garantir que o não europeu tem mesmo os direitos de morar aqui.
      Não acho necessário enviar o pedido de naturalização, não vai fazer diferença. Só faz diferença na hora que ela tiver o passaporte Europeu dela na mão.
      Abraços!

  77. Luisapaoliello 15/09/2016 at 4:57 pm

    Oi Luisa .

    Entao ,venho aqui agradecer a Luisa, sao muito poucas pessoas que gostam de ajudar mesmo, quando fui procurar informações na Web nao encontrei tópicos igual a esse.,e também venho passar minha experiencia com o processo EEA2 ,olha para quem esta aguardando ou irá dar inicio ao processo para EEA2., o meu foi super fácil.,durou certinho 6 meses., basta enviar toda a documentação que eles pedem.
    Fiz o pedido para o EEA2 em 08/03/2016 .

    08/04/2016 -Recebi uma carta para tirar os dados Biométricos e também uma carta dizendo que poderia trabalhar no Reino Unido durante o processo de 6 meses.

    05/09/2016- Recebi todos os documentos de volta , mas meu passaporte veio sem o EEA 2., e uma carta dizendo que em 10 dias receberei o EEA2 em forma de identidade, com foto e os dados biométricos.

    15/09/2016- Recebi meu “Resident Card” válido por 5 anos.

    Boa sorte a todos! e obrigado Luisa muita saúde e paz..

  78. Luisapaoliello 26/11/2016 at 1:30 pm

    Oi Luisa,
    Estou preenchendo o formulario, não sei o que colocar na pergunta “Are you being sponsored by a person(s)?”, Quem seria esse sponsered? Seria meu futuro marido que já mora e trabalha em UK?

    Muito obrigada!
    Vanessa.

    • Luisapaoliello 26/11/2016 at 2:05 pm

      Oi Vanessa, sua viagem vai ser paga por quem? Acho que é isso que eles querem saber.

  79. Luisapaoliello 16/08/2017 at 8:43 pm

    ola,
    luiza
    sou cidadao portugues e minha esposa brasieleira, vamos pra londres, como dou entrada no visto de esposa para ela voce saberia me dizer por gentileza

    • Luisapaoliello 04/10/2017 at 12:23 pm

      Ola Jorge, eu tenho uns 4 posts explicando dois tipos de visto, o Family Permit que se tira fora do UK e o Residence Card que se tira dentro do UK. Da uma olhadinha e se tiver mais duvidas pode perguntar. Abracos

Leaver a comment