O primeiro furto a gente nunca esquece

Sim meu povo, eu Luísa fui furtada na Europa. Eu até já fiz um post sobre a ilusão de que a Europa é a quinta maravilha da segurança, isso mostra que mesmo você tendo noção das coisas pode acabar se descuidando um pouco.

O fato ocorreu em Bruxelas na estação de metro Midi, que é onde chega os trens internacionais. Como viajamos de trem eu trouxe minha bolsa de mão e 1 mala pequena, o que já foi diferente das minhas outras viagens que sempre viajo com uma mochila ou bolsa de atravessar. Quando fomos na máquina de comprar o ticket do metro achamos ele um pouco complicado o que acabou centrando nossa atenção, mas ainda ai eu estava segurando a alça da mala e da bolsa. Depois de um tempo de complicação e escolha de que ticket iriamos comprar, abri minha bolsa e peguei a bolsinha de moedas. Nesse momento minhas mãos soltaram a bolsa e a mala e fui contar as moedas, o que foi bem rápido entre pegar as moedas e botar na máquina. Quando virei pra segurar de novo as alças só tinha a mala e a bolsa se foi. Foi tão rápido que o ticket ainda nem tinha imprimido! Saímos correndo pelo metro pra ver se víamos a sombra de quem fez isso, mas estava bem vazio e não vimos ninguém com a bolsa, tinha um cara meio suspeito parado sem ter proposito e olhando pra gente, mas não vi a bolsa na mão dele. Sai correndo de novo pra pegar nosso ticket haha Já tinha um casal usando a máquina, mas tava lá. Romero estava do meu lado e não viu e nem ouviu nada, isso tudo pra mostrar que quando estamos concentrado em uma coisa não prestamos atenção em mais nada ao nosso redor.

Meus documentos e os Euros estavam na mochila do Romero, uffa! O prejuízo da noite foi meu celular de 1 dia de uso, minha câmera fotográfica que meu pai me deu, cartão de crédito, cartão do metrô de Londres, perfume, maquiagens e minha bolsa novinha.
A primeiro providência foi cancelar o cartão de crédito e pedir um outro de emergência, depois troquei todas as senhas que tinham aplicativos no celular e ainda tenho que comunicar a operadora aqui de Londres do roubo pra receber outro chip. Meu celular tinha senha pra entrar e eu tinha botado o aplicativo Android Lost, que você consegue mexer remotamente no celular assim que ele fica online, mas até agora eles não conseguiram acessar o celular, o chip vai ser difícil também pra eles, porque eu não habilitei o celular pra roaming internacional. Minha câmera estava boa, mas também não era nenhuma câmera profissional e nem nova, além do que, é movida a bateria com um carregador específico. No final eu levei um preju, mas o desgraçado também vai levar hehe Ele não vai conseguir usufruir muito do roubo que ele fez.

O que eu levei de tudo isso? Um trauma e um aprendizado. Não vou mais viajar com bolsa de mão, sempre com bolsa transpassada, documentos e dinheiro sempre na carteira de cintura de viagem ou em bolsa que esteja colada ao corpo e difícil de acessar. SEMPRE que estiver em uma estação de metro que não conheça dê uma olhada geral no ambiente, esses caras não fazem questão de disfarçar ou ficar escondido, porque os turistas desavisados nunca prestam atenção nas pessoas ao redor mesmo. Na hora que for descobrir como funciona a máquina não tire de vista ou retire as mãos de malas, mochilas ou o que for. Isso serve pra quando for fazer check-in ou check-out em hotéis também, o lobby é um ótimo lugar pra furto.

Em Bruxelas eu percebi esses caras em várias estações que passamos, então imagino que seja um lugar que você precisa mesmo ter cuidado com pertences. Não tinha policia e nem funcionários. Em Londres é mais complicado pra furtadores porque quase sempre está cheio, não é raro ver policiais e quase sempre tem funcionários do metro, mas mesmo assim sempre tem que estar precavido.

A Europa não chega a ser o Brasil em que 90% das vezes você será atacado com um canivete ou uma arma, mas a sensação de impotência e frustração deve ser bem parecida. Ah, eu nunca fui roubada ou furtada no Brasil, eu tive essa sorte hehe.

 

Luh.

PS: Depois do desabafo irei começar a falar dos momentos bons que tive na Bélgica.

Share Button

Comments (2)

  1. Luisapaoliello 28/12/2012 at 4:48 pm

    Vão se os anéis ficam os dedos. Beijos.

  2. Luisapaoliello 04/05/2013 at 7:43 pm

    oh menina…bom saber estarei indo para bruxellas mes que vem…ficarei BEM atenta!!!

Leaver a comment