Bruxelas e Bruges

Bruxelas é uma cidade altamente multi-étnica com bastante imigrantes, muitos já naturalizados, com uma média de 36% vindos da Turquia, Congo, Marrocos e outros países de origem Árabe a Africana e 32% vindos do resto da Europa.

DSC01417 (2) DSC01393 copy

DSC01395 (2)

Nós fomos na época de Natal, tava bem friozinho e estava tendo umas feiras com várias comidinhas maravilhosas:

DSC01418 (2)

Eles adoram suas batatas

DSC01391 (2)

Pão de mel Belga

DSC01392 copy

Fomos também ao símbolo de Bruxelas, os Átomos:

DSC01511 (2)

DSC01523 copy

 

Tours e excursões a partir de Bruxelas

Toda cidade tem seu “tem que ver”, que são os clássicos pra turistas de primeira viagem á cidade. Muitas vezes temos o tempo corrido e não sabemos por onde começar por isso recomendo fazer tours pagos ou de graça, com guia ou sem guia!

  • New Europe Brussels – O passeio é feito a pé e dura um pouco menos de 3 horas! você vai conhecer um pouco da história de Bruxelas e os lugares e prédios importantes pra cidade.
  • City-Discovery – No City Discovery tem vários tipos de passeios por Bruxelas e excursões para outras cidades e até pra Holanda e Luxemburgo!
  • Visit Brussels – O site do Visit Brussels tem alguns roteiros temáticos que você pode fazer sozinho, é só olhar o mapa deles e imprimir!
  • Viator- A viator também tem passeios e excursões.

Tradições:

A Bélgica tem algumas tradições como todo país. Eles são conhecidos por seus chocolates, rendas, cervejas, waffles e batata frita. Se você tá de dieta esqueça! Como assim você vai pra Bélgica e não vai comer suas gordices tradicionais?. Assim como na Alemanha, a batata frita belga é muito gostosa! Eles também adoram batata e pratos que levem batata. Não sei se é tradição, mas compramos em uma feira de natal um pão de mel que tava divino! Ele não leva a cobertura de chocolate como no Brasil, mas é incrivelmente gostoso.

Quanto tempo ficar

Bruxelas em si não é uma cidade que precise de muito tempo, mas a partir de Bruxelas dá pra fazer passeios rápidos de 1 dia para outras cidades e países sem quebrar seu bolso, então dê uma olhada nos tours e excursões pra decidir quanto tempo ficar em Bruxelas como base pra passear por ai.

Se eu fosse escolher 1 excursão eu ficaria umas 3 noites, se fosse fazer 2 excursões ficaria 4 noites. Mas isso depende se você quer explorar bastante Bruxelas.

Cuidados

Cuidado com furtadores em Bruxelas e em trens e ônibus e estações! Fique sempre grudado na sua mala e bolsas! Aqui eu explico o porque.

Metrô:

O metrô como sempre é bem fácil de andar se você já tá acostumado com o sistema europeu! Como eu já contei antes, fui furtada no metrô e é bom andar grudadinho com bolsa e mala. A máquina é um tanto intrigante hehe, mas pra selecionar as opções é preciso rodar uma “manivela”. Se for andar bastante pela cidade o ideal é dividir um bilhete de 10 viagens se for viajar com mais outra pessoa. Não é em todos os lugares que pode dividir bilhetes ok? Até agora os que eu sei que são assim é Barcelona e Bruxelas.

 

Bruges

É uma cidade muito linda que fica a 1 hora de trem de Bruxelas. A passagem de trem não é cara e você pode escolher o horário que quiser pegar, é só conferir no site os horários disponíveis. Dá pra comprar por aqui http://www.belgianrail.be/Default.aspx OU comprar algum pacote de excursão saindo de Bruxelas mencionados antes.

DSC01469 (2) DSC01474 (2) DSC01476 copy

Aproveitamos também pra fazer um passeio de charrete por Bruges. Pense num passeio disputado a tapas!! Eles pegam passageiros na praça central da cidade e não rola fila…é quem chegar primeiro no cara que conduz que ganha. Custa 39 Euros e cabem até 5 pessoas. A maioria deles falam inglês e eles vão falando um pouco das coisas que vamos passando.

DSC01479 copy

DSC01495 (2)

DSC01485 (2) DSC01493 (2) DSC01467 (2)

Nós fomos no dia 25 e estava rolando uma exposição de esculturas de gelo, lá dentro a temperatura é de -6 graus, então imagine o frio! Eu estava com dois casaco, gorro, roupas térmicas, bota. Deu pra segurar bem o frio, mas lá pelas tantas meus dedos da mão e do pé já estavam dormentes! hahaha.

DSC01429 copy DSC01439 (2) DSC01440 DSC01455 (2)

 

 

Mesmo vendo tão pouco de Bruxelas nós gostamos muito da cidade! Com certeza quero voltar lá um dia e poder conhecer direitinho.

 

Luisalogo

 

Share Button

Comments (2)

  1. Luisapaoliello 23/08/2017 at 8:27 pm

    Oláa, tudo bem? Estava lendo seu blog e vi que esteve na Bélgica na mesma época em que eu e meu namorado estamos pensando em ir. A ideia é ir rápido, chegar bem cedo e ficar duas noites apenas, para conhecer Bruxelas e Brugges. O que está nos preocupando é que iriamos dia 24/12 e depois para Paria já dia 26/12. O que achou de viajar essa época? Muitas coisas ficam fechadas no dia 25? Se tiver outras dicas também adoraria 🙂 Muuuito obrigada!

    • Luisapaoliello 04/10/2017 at 12:22 pm

      Ola Julia, desculpe a demora pra respoder. Eu nao me lembro muito bem como estava o comercio no dia 25! Eu fiquei na casa de parente então nem sai nesse dia. Eu não fiz muito passeio turistico na Belgica então a dica seria apenas cuidado com malas, bolsas e etc hehe Já teve outras pessoas próximas que tiveram furto por lá tbm, inclusive em estação de trem.

Leaver a comment