EEA2 Residence Card e EEA1- Parte I

EEA2 – agora se chama EEA(FM) e EEA1 – agora se chama EEA(QP)
EEA(EFM) agora é para família extendida. Para quem está em relacionamento estável, parceiros do mesmo sexo e irmãos, tios, tias, sobrinhos e etc.

Então vamos começar com a segunda etapa (e mais dolorosa) do processo de manter residência aqui no Reino Unido, como familiar de Europeu. Esse visto é válido por 5 anos e você não pode ficar mais de 6 meses fora do país, exceto em casos de doença, estudos, parto e outros casos excepcionais.

Primeiro eu vou traduzir o que tem no site e na parte dois irei dizer como foi meu processo.

Quando aplicar, caso tenha o Family Permit

Se vier pra cá com o Family Permit, ele é válido por 6 meses, caso esse tempo passe você não ficará ilegal no país, mas não pode viajar e voltar mais como residente e nem trabalhar a não ser que tire o visto de novo antes de retornar. Você pode pedir o EEA2 a hora que quiser, seja assim que chegar ao país ou perto/depois do visto vencer.

Como enviar os documentos?

Você vai enviar todos os documentos pelo correio (Post Office), para o endereço que tem no formulário. Esse visto  agora é pago, o valor por pessoa é de 65 libras, se for mandar EEA1 e EEA2 são 130 libras, podendo ser pago online ou por ordem postal, mas esse último eu não aconselho.
O ideal é enviar next day delivery e enviar junto um envelope já pago, assim eles irão te mandar o visto e os documentos next day delivery também. No site do Post Office você pode encontrar onde tem um correio próximo de você e também utilizar o número de rastreio pra saber se os documentos já chegaram lá e também quando eles postarem de volta.

AQUI para abrir o formulário do EEA(FM)
AQUI para abrir o formulário do EEA(QP)-Europeu
AQUI para abrir o formulário do EEA(EFM)-Relacionamento estável, parceiros do mesmo sexo e outros familiares que não diretos, como irmão, tios e sobrinhos.

Imprima o formulário e preencha.

Agora as regras mudaram e eles entregarão um cartão de residência ao invés de um adesivo no passaporte, por isso todos agora terão que ir dar suas informações biométricas, como impressão digital e foto. No Family Permit nós fazemos isso também, tem até um campo onde você pode falar que já teve a impressão digital tirada pra outro tipo de visto, então não sei se mesmo assim tem que tirar de novo. É um serviço pago aparte do valor de 65 libras, eles avisam que esse valor não deve ser mandado junto com as 65 libras!
Custa 19,20 libras e deve ser pago no momento que for tirar a biometria.
Você pode tirar a biometria em postos do correio.

Receber a carta pra fazer a biometria não é garantia de que o visto vai ser aceito ou de que está perto de sair.

Quais documentos enviar?

-Seu passaporte, não pode estar expirado e o ideal é não enviar com a data próxima a vencer também.
-Passaporte do cidadão europeu OU carteira de identidade do país de nacionalidade. Não pode ser cópia.
-Certidão de casamento/Certidão de Nascimento/Comprovação do seu relacionamento com o cidadão caso seja relacionamento estável (precisa comprovar mais de 2 anos vivendo junto). Traduzido para o inglês, caso seja parente precisa comprovar que é dependente da pessoa e apenas parente próximo.
-2 fotos em tamanho de passaporte daqui, se você tirou as fotos para o Family Permit, é a mesma.(Não cole a foto, apenas prenda com um clips no papel).
-Comprovantes de que o cidadão está exercendo os direitos aqui: Contra-Cheque, Comprovante de escola (caso seja estudante), Carta de empregador, Comprovante de que tem dinheiro suficiente (caso seja auto suficiente).
-Comprovante de residência no nome do cidadão e se você tiver no seu, também.
-Não é preciso mandar fotos ou cartas, mas muita gente envia por via das dúvidas.

No formulário terá um check list de documentos e ai fica bem mais fácil organizar o que você precisa enviar ou não, porque cada caso precisa de um tipo de comprovação diferente.

Tempo de processamento

Eles lidam com o processamento do visto em até 6 meses, podendo durar menos. Mas as vezes eles demoram mais que os 6 meses e ai que entra a dor de cabeça, mesmo eles estando errados não dão muita bola caso você reclame pelo telefone (Parece que agora o contato é só por e-mail). Se tiver muito afim mesmo o ideal é procurar um advogado e ver quais suas chances de entrar com um processo.
Existem raros casos que eles mandam fax pro trabalho do europeu pra saber se a pessoa ainda trabalha lá e também podem agendar entrevistas. Eu tenho visto casos de pessoas que estão recebendo um questionário sobre o relacionamento.

PS.: Eu tentei pesquisar sobre o tempo de processo nas novas regras e não achei, acho que continua com a mesma regra de poder levar 6 meses, mas podendo sair bem mais rápido.

Certificado de Aplicação do visto

Depois que mandar seus documentos você deve receber pelo correio uma carta que irá lhe dizer que seus documentos chegaram e que o pagamento foi feito e depois você irá receber uma outra carta com seu número de aplicante e se você tem ou não direito a trabalhar nesse período (Se você não for casado, eles não garantem o direito a trabalho durante o período que eles estão avaliando seu visto). Terá também o seu Case ID, que é o número que você sempre usará caso quiser pedir documentos ou saber informação pelo telefone.

Essa carta é prevista pra chegar em 1 a 2 meses depois de você enviar os documentos, pode demorar menos ou mais, mas se demorar mais liga lá e faça pressão, pois você precisa disso pra trabalhar.

Pedindo documentos de volta

Se você precisar pedir algum documento de volta, você precisará mandar um formulário online AQUI.
Eles falam que leva 10 dias pra retornar e você pode pedir uma atualização caso passe dos 10 dias e seu passaporte não chegar. Pra pedir atualização vá AQUI.

Mudei de endereço e quero comunicar ao Home Office

Vá para esse endereço e clique no link pra mudar seu endereço ou o endereço da agência que você contratou.
AQUI

Se o visto for negado o que fazer?

Se o seu visto for negado por falta de provas ou por qualquer outro motivo que eles alegarem, você pode ou começar tudo de novo ou apelar. O jeito mais fácil e indolor é começar tudo de novo, mas se você quiser apelar e tentar reverter o caso eles enviarão junto com a carta de negação dando as informações de como proceder. Eles apenas irão reconsiderar em casos excepcionais e apenas se tiver algum erro nos documentos que você enviou, se for apenas por falta de provas eles falam pra começar do zero e adicionar as provas adicionais.

EEA(QP)

O EEA(QP) é um certificado de residência do cidadão europeu no Reino Unido, ele não é obrigatório, mas é muito recomendado pedir ele no momento que você pedir o seu EEA2/EEA(FM). Imprima o formulário e mande junto com o seu. Os documentos que você está enviando servirá para os dois pedidos, não precisa mandar dobrado. A única coisa que precisa são 2 fotos de passaporte para o europeu.

Acho que cobri as dúvidas básicas sobre como aplicar pro EEA2, é muita dor de cabeça porque ficamos muito tempo sem documentação e viagens e coisas importantes sempre aparecem logo nesse período. O ideal é mesmo fazer tudo que precisa fazer com o passaporte antes de aplicar, tipo abrir conta em banco, contas de casa, alugar apartamento, conta de celular, viagens e etc.

EEA2 PARTE II Para saber como foi o meu processo.

 

Luisalogo

Share Button

Comments (105)

  1. Luisapaoliello 26/03/2013 at 3:23 pm

    Luisa, muito legal o seu post! Nao vejo a hora de vc contar como foi a sua experiencia. Me mudei para o Reino Unido há 1 mes e meio. Sou cidada europeia, mas meu marido não é. Tudo tem dado super certo, mas ainda não consegui emprego 🙁 . Adoro seu blog!!! um bju!

    • Luisapaoliello 27/03/2013 at 1:42 pm

      Ei Aline, vou postar assim que der to sem internet em casa ;/.
      O seu marido veio com o Family Permit?

      Beijos

      • Luisapaoliello 28/03/2013 at 7:40 pm

        Oba! Adorei a parte II. Parece ser bem mais simples, mesmo. Sim, ele veio com Family Permit. Foi bem tranquilo o processo no Brasil. Vou acelerar o job haunting para terminarmos de vez com esse assunto. Ah, mudando um pouco de assunto, gostei mto da dica do cara que vende sanduiche de ribs ! Bju

        • Luisapaoliello 30/03/2014 at 3:17 am

          Olá Aline,
          darei entrada no meu EEA2 e acho que me encontro na mesma situação sua da época, vc conseguiu emprego antes de dar entrada no seu EEA2?
          abraço

  2. Luisapaoliello 02/04/2013 at 1:36 pm

    Oi Luisa,
    Primeiro queria dizer muito obrigada pelas informações, são muito úteis. Eu e meu marido chegamos aqui faz 1 mês, confesso que tem sido um pouco mais difícil do que esperavamos, porém continuamos na luta. Rsrsrs…
    Eu infelizmente não consegui abrir conta no banco com meu family permit, pq quando vim já tinha passado bem dizer 1 mês da emissão e eles pedem nos bancos pelo menos 06 meses de visto, mesmo eu explicando toda a situação disseram para eu esperar até chegar a residência. Meu permit só expira em Agosto, mas já estou na caça de informações pq quero aplicar o quanto antes.
    Mais uma vez super obrigada pela atenção e por dividir com a gente suas experiências, já que aqui é tão difícil achar alguém disposto a ajudar.
    Bjo. 🙂

    • Luisapaoliello 03/04/2013 at 10:19 am

      Ei Patrícia, é verdade você até encontra informações na internet, mas mesmo assim não tiram todas as dúvidas, por isso eu tento colocar tudo que eu tive dúvida e tive que descobrir depois de muito suor rs.
      Eu ainda não abri conta em banco acredita? Por causa do visto também, já pedi de novo com o novo visto e vamos ver se vai dar.

      Beijos

  3. Luisapaoliello 03/04/2013 at 10:37 am

    Ai que coisa né, provavelmente comigo vai ser +- assim também, vou aguardar vir o RC e tentar novamente. Acho que desanimei um pouco de Londres por causa dessas coisas todas, mas acho que conseguindo um trabalho (que é outra, se não a maior dificuldade) já vai dar uma animada. rsrs.
    Fica tranquila que o seu agora vai dar certo, com certeza.
    Bjo.

  4. Luisapaoliello 22/04/2013 at 2:38 pm

    Luisa, excelente a dica, farei isso nas próximas semanas. Me ajudou bastante.

    • Luisapaoliello 22/04/2013 at 6:20 pm

      Que bom Alcides! Fico feliz, espero que dê tudo certo no seu processo =)

  5. Luisapaoliello 09/05/2013 at 7:44 pm

    Luisa usei seu site como suuuper help para o Family Permit e já estou com ele na mão =). Embarcamos em junho e agora estou vendo o processo do EEA2. Este seria o segundo passo após o Family Permit? Li em algum lugar que antes de pedir residence teria que “renovar” o family permit por mais dois anos. Sabe algo a respeito?

    A minha dúvida é se eu poderia continuar trabalhando mesmo com o visto expirado. Você sabe?

    O negócio é não sair do país até chegar o residence card certo?

    Beijos e obrigada pelas dicas!

    • Luisapaoliello 10/05/2013 at 3:13 pm

      Olá Tainah,

      Depois do Family Permit é o EEA2. Você pode pedir o EEA2 quando quiser, mesmo se o FP ainda não expirou. O FP sempre será com validade de 6 meses, então não procede isso de renová-lo por 2 anos.
      Os casos de pessoas que renovaram o FP deve ser porque viajaram pro seu país natal e o visto venceu nesse tempo, então tem que renovar pra poder entrar de novo.

      Se você já estiver trabalhando quando o visto vencer, você terá que mostrar pro empregador que você já pediu o EEA2, o Ukba te manda uma carta (pode variar entre 1 e 2 meses) que certifica que seu pedido está em analise e te dá direito a trabalhar ou não. Quem pede na base de relacionamento estável não tem direito a trabalhar nesse período. A carta tem validade de 6 meses, que é o tempo que eles estipulam pra te dar o visto.

      Quando você pede o EEA2 eles ficam com seu passaporte e do cidadão europeu, mas se por acaso você ou ele precisar do passaporte você pode pedir de volta sem que eles cancelem o seu pedido, mas se você pedir o seu e não vier com o visto, quando eles forem emitir, será em um papel A4 e não grudadinho no passaporte.

      Quando você receber a carta de confirmação você pode pedir só o passaporte do europeu, assim se ele precisar viajar por algum motivo ele vai poder, mas no caso de quem tá pedindo o visto eu aconselho a esperar, pedir de volta só em casos de emergência mesmo.

      Beijos e boa viagem!

      • Luisapaoliello 10/05/2013 at 7:08 pm

        Luisa,

        Obrigada pela resposta. É muito bom achar alguém que já passou por este processo para trocar experiências!

        Seu site me ajudou muito! Mais uma perguntinha. É recomendado já estar empregado antes de pedir o EEA2?
        Você sabe se geralmente a pessoa que é casada legalmente consegue direito de trabalhar neste período?

        Beijoss

        • Luisapaoliello 10/05/2013 at 7:37 pm

          Sim, é bom já ter arranjado emprego antes do EEA2, porque quando você for pedir o EEA2 você vai ficar sem o passaporte, em muitos casos só depois de 1, 2 meses é que eles mandam a carta dizendo que você pode trabalhar enquanto eles avaliam seu visto, então se você já tiver emprego fica mais fácil. Tire cópias do passaporte antes de enviar.
          Sim, quem é casado legalmente tem o direito.

          Beijos!

  6. Luisapaoliello 19/07/2013 at 1:08 pm

    Olá.

    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog, é muito interessante e útil.

    Estive lendo as informações a respeito do Residence Card, e não entendi muito bem a informação com relação ao pedido dos documentos de volta, que vc postou no dia 10/05/2013, onde diz que quando solicitado, e caso venha sem o visto, em seguida virá em uma folha separado, porém, na sequência, vc disse para pedir somente em casos de emergência, então pergunto, o processo não será concluído mesmo assim?.

    Minha situação é a seguinte, cheguei em Janeiro de 2013,tenho cidadania Italiana, e minha esposa veio com o permit family, aplicamos para o Residence em 28/05/2013, porém, precisamos viajar para o Brasil no próximo dia 20/08 – férias das crianças -, já estamos com as passagem compradas, estou pedindo a devolução do meu Passaporte Italiano e o dela, o que vc acha?

    Segue abaixo os parágrafos do post a que me referi.

    Quando você pede o EEA2 eles ficam com seu passaporte e do cidadão europeu, mas se por acaso você ou ele precisar do passaporte você pode pedir de volta sem que eles cancelem o seu pedido, mas se você pedir o seu e não vier com o visto, quando eles forem emitir, será em um papel A4 e não grudadinho no passaporte.

    Quando você receber a carta de confirmação você pode pedir só o passaporte do europeu, assim se ele precisar viajar por algum motivo ele vai poder, mas no caso de quem tá pedindo o visto eu aconselho a esperar, pedir de volta só em casos de emergência mesmo.

    Obrigado.

    • Luisapaoliello 19/07/2013 at 6:31 pm

      Olá,

      Eu falo em caso de emergência, no caso de pedir apenas se precisar e não pedir apenas por pedir, porque as pessoas pensam que pedindo seu passaporte de volta pode vir com o visto. Vou modificar isso no meu texto.
      No caso de vocês é realmente necessário e não tem problema nenhum. Na passagem de volta o visto Family Permit dela ainda vai estar na validade? Se já tiver passado a validade tem que pedir de novo o visto no Brasil antes de voltar.

      Abraços,

      Luísa

  7. Luisapaoliello 31/07/2013 at 3:26 pm

    Olá Luisa,

    meu nome é Alexandre, sou brasileiro casado com uma portuguesa, estamos em Londres a dois meses já! Gostaria de saber se eu posso aplicar o EEA2 junto com minha esposa o EEA1, sendo que não vim com o Family Permit do Brasil? Preciso do FP para aplicar o EEA2??

    Obrigado
    Alexandre

    • Luisapaoliello 31/07/2013 at 7:02 pm

      Ola Alexandre,

      Não é obrigatório ter o FP pra tirar o EEA2…o que dizem é que a taxa de refusa é grande. Mande varias fotos, e-mails trocados ou qualquer coisa que prove o relacionamento de voces.

  8. Luisapaoliello 20/09/2013 at 8:42 pm

    Luisa , muito bons seus posts, por favor me ajude pois estou lendo tanta coisa que estou ficando louco.kkkkk
    Minha esposa tem cidadania italiana e está vivendo em Bristol, para que eu tire o family permit de apenas 6 meses aqui no Brasil terei que comprovar conhecimentos em ingles, e comprovar renda de minha esposa?? Ou apenas com os documentos que comprovam nosso casamento já será possível tirar o tal family permit??? Cada site que entro fala uma coisa, estou muito confuso.

  9. Luisapaoliello 30/12/2013 at 3:01 am

    Olá Luisa, tudo bom?

    Parabéns pelo site. Estou a procura de informações há muito tempo. Rsrs
    As suas foram as mais esclarecedoras. Mas tenho algumas duvidas ainda.

    Eu sou brasileira e moro na Irlanda, como estudante. Meu namorado é sueco e mora na Inglaterra. Vou me mudar para lá em janeiro e vamos nos casar, o mais breve possivel.

    Preciso ir ao Brasil em abril para um compromisso inadiável e ficar por 1 mês, mais ou menos.

    O que devo fazer?

    Devo pedir o residence card, logo após casar?
    As chances de consegui-lo antes de abril são mínimas, né?

    Devo ir para o Brasil em abril e pedir o family permit para retornar?

    Você sabe quanto tempo demora para obter o family permit?

    Não pretendemos morar muito tempo no uk. Talvez 1 ano.

    Com o family permit posso trabalhar?

    Como você vê estou com milhares de dúvidas.

    Agradeço muito se me ajudar.

    Beijo

    Ju

    • Luisapaoliello 30/12/2013 at 7:55 pm

      Oi Ju!

      Realmente o Residence Card pode levar até 6 meses, ou mais, pra ficar pronto. Mas também pode levar menos tempo, é meio que uma loteria mesmo. Você depois que pede o visto e recebe a carta com seu número de caso, pode até pedir o passaporte de volta pra viajar, sem que isso atrapalhe o processo. Quando ficar pronto eles devem enviar o visto em uma folha A4. Pedir o passaporte de volta foi meio desesperador pra mim, porque tivemos que pedir 3 vezes e foi na conta certa pra viajar. Então é bom pedir com bastante antecedência. Eles recomendam que você tire o family permit antes de voltar de novo pro UK.

      O Family Permit leva umas 3 semanas pra ficar pronto e tem a validade de 6 meses, você já pode trabalhar com esse visto.

      Ah, quando você pede o Residence Card e não tem o Family Permit, você não pode trabalhar até que eles enviem uma carta falando que você está autorizada a trabalhar, esse carta é a que você mostra pros empregadores. Ela pode demorar de 1 a 2 meses pra chegar.

      Ai são coisas que você tem que pensar no que você acha que é melhor pra você.

      Espero ter ajudado! Qualquer coisa pode perguntar.

      Beijos!

  10. Luisapaoliello 09/01/2014 at 11:42 am

    Ola
    Estou com uma duvida. O que seria aquele formulario de registro de certificado do EEA1.
    Vi que e importante para o meu pedido de resident card. Ali seriam os dados do meu esposo? Estou aqui com family permit que vai expirar em abril. e ja estou com dor de cabeca por causa do resident card, so vou ficar em paz qdo estiver com ele em maos.
    abracos

    • Luisapaoliello 09/01/2014 at 3:17 pm

      O EEA1 é o certificado de residência do Europeu, não é nada complicado. Os documentos são os mesmo que você teria já que enviar no seu, você envia tudo junto num mesmo envelope pro endereço do EEA2. Ali você vai botar as informações dele e se ele estiver trabalhando levar esse papel pro empregador dele preencher a parte de trabalho e assinar. Não precisa enviar dobrado os documentos iguais, um só pros dois é o suficiente.
      Fique calma rs.
      Beijos!

  11. Luisapaoliello 09/01/2014 at 11:44 am

    Ola
    Tudo bem? poderia me informar o que seria aquele registro de certificado do EEA1. Seria para meu esposo que e europeu. Parece que e importante enviar junto com o meu pedido de resident card. Estou desesperada. meu visto expira em abril e ja estou de cabeca quente.
    bjinhos

  12. Luisapaoliello 21/01/2014 at 8:32 pm

    Olá Luísa, tudo bem?
    Gostaria de saber se você pode ajudar no meu caso.
    Moro no Brasil e meu marido tem cidadania italiana. Pretendemos ir para Londres no meio do ano a e levar a minha irmã junto. Será que podemos pedir o EEA Permit pra ela? Ela é maior de idade mas pagamos os estudos dela aqui e pretendemos que ela vá estudar fora por 1 ano. Você sabe se podemos aplicar para que ela venha como dependente do meu marido?
    Abração

    • Luisapaoliello 22/01/2014 at 12:32 am

      Olá Priscila!
      No caso apenas se ela for totalmente dependente de vocês pra viver, apenas pagar a faculdade acho que não a qualifica. Caso ela não se qualifique pro visto, talvez a saida seja ela ir como estudante mesmo.
      Beijos.

  13. Luisapaoliello 26/01/2014 at 11:13 pm

    Ola Luisa, td bem???
    Tenho uma dúvida e não sei como resolver, meu caso é meio extranho.
    Tenho o EEA FP, minha esposa é espanhola. Meu visto vence agora dia 09/02/14.
    O problema é que minha esposa está em Madrid, ela não pode vir para Londres agora para morar comigo pois ela está termiando sua faculdade. Não sei o que fazer agora para renovar meu visto por mais 6 meses ou 1 ano. Não quero pedir a residencia por 5 anos, quero renovar como muito por 1 ano. Você sabe se há outra maneira de renovar? Pois como minha esposa não está em Londres eu não tenho como enviar nenhum comprovante de renda dela. Não sei o que fazer, você tem alguma idéia???

    Obrigado

    • Luisapaoliello 27/01/2014 at 11:10 pm

      Oi Giovani!
      Como você conseguiu o FP sem ela estar em Londres e sem planos de vocês morarem juntos aqui?
      Bom, a única maneira mesmo de renovar é sair do UK e aplicar pro FP de novo. Vc está trabalhando ou estudando aqui?
      Quando o FP vence você não fica ilegal, mas não pode trabalhar.

      Abraços!

      • Luisapaoliello 29/01/2014 at 8:28 pm

        Hola Luisa, para tirar o FP foi fácil, apenas apliquei no homeoffice e demonstrei meus contra-cheques da espanha e da minha esposa, após 2 dias eu já tinha o visto.
        Estou estudando no WAES e estou trabalhando também. Tenho interesse em renovar meu visto por mais 1 ano, mas não sei como fazer. Pois minha esposa não está aqui. Andei pensando que se eu talvez voltasse para Madrid e renovasse no consulado britânico poderia dar certo, porém hoje minha esposa foi ao consulado Britânico em Madrid e não souberam explicar qual é o procedimento para renovar o FP.
        Creio que acabarei ligando para um número de telefone de informacoes do consulado Britânico em Madrid para tentar receber algum tipo de informacao pois estou completamente perdido.

        Obrigado pela ajuda.

  14. Luisapaoliello 29/01/2014 at 8:42 pm

    MUITO OBRIGADO POR SUA AJUDA LUISA.

  15. Luisapaoliello 29/04/2014 at 12:07 am

    Ola Luiza td bem?
    Gostaria de esclarecer uma duvida. Sou cidadão Italiano a muitos anos inclusive ja morei em londres por 11 anos e agora estou pensando em retornar para ficar 1 ano por la pois tenho familia que mora ainda por la e minha esposa tb tem, então gostaria de saber se posso fazer o pedido do visto de minha esposa por la? Sera que ela teria problema em entrar sem o family permit pois ja somos casados a mais de 4 anos. desde ja obrigado…

    • Luisapaoliello 01/05/2014 at 6:16 pm

      Oi Rogério,
      ela consegue entrar sem o visto, vocês indo juntos e mostrando certidão de casamento original+traducao ela entra como familiar, porém será muito difícil dela comprovar pra meios de saúde ou trabalho que ela realmente pode ter direito. Estando aqui no UK ela teria que pedir de cara o residence card que vale 5 anos, porém vocês terão que comprovar as mesmas coisas do family permit e o visto pode demorar até 6 meses pra ficar pronto, ou seja vocês ficariam sem o passaporte nesse tempo.
      O family permit é valido por 6 meses e ai depois seria o residence card, como vocês planejam ficar 1 ano e se ela não for trabalhar nem precisa pedir o residence, porque mesmo com o family permit vencido ela n fica ilegal apenas n terá como comprovar que pode trabalhar.

  16. Luisapaoliello 15/05/2014 at 2:43 pm

    Olá Luisa,
    Li bastante coisa recentemente a respeito do EEA Family Member e tanta coisa me deixou meio perdido…
    Minha esposa tem cidadania italiana e conseguiu trabalho assim que chegamos. Eu enviei meus documentos juntamente com os do meu enteado de 13 anos, já que ele não tem o passaporte, embora possa faze-lo no futuro. O que mais me aflige é a questão do prazo. O rastreamento do Post Office aponta que meus papeis chegaram ao Home Office dia 28/03/14, mas fico na ansiedade de ter certeza que tudo está de acordo. Sobre o passaporte europeu da minha mulher, segui a instrução do site e só mandei uma cópia (digitalização). Você acha que devo enviá-lo agora juntamente com comprovantes bancários que na ocasião ainda não existiam ou é melhor deixar como está. O meu Visa seria enquadrado em que categoria, segundo sua experiência?
    Se puder me dar esta força, serei muito grato.
    Parabéns pelo seu desprendimento e atenção!!
    Aguardo;
    Sergio.

    • Luisapaoliello 16/05/2014 at 7:09 pm

      Sergio,
      eu fiquei meio confusa com seu relato… vc ja esta em Londres, mas como seu enteado entrou na Inglaterra sem um passaporte?
      Vc pediu o residence card? Se é o residence card (visto de residencia p familiar de europeu) eles só aceitam os documentos originais de todos, cópias nem mesmo as autenticadas.
      Vc pagou a taxa?
      Eles geralmente mandam uma carta pra pessoa falando o numero do pedido e ai depois disso vc pode mandar um e-mail ou ligar perguntando como mandar documentos adicionais. Se vc quiser me manda um e-mail explicando direito seu caso, o nome do visto que vc aplicou, os documentos que enviou e etc.

  17. Luisapaoliello 25/08/2014 at 10:41 pm

    ola…
    Gostaria de um esclarecimento :
    Tenho passaporte europeu, mais meu filho de 22 anos, não.
    Ele pode entrar na Inglaterra comigo como turista e depois aplicar para EEA2?
    E neste tempo ele fica como turista mais não pode trabalhar certo? Mais como não tenho mais ninguém aqui no Brasil que possa ajuda-lo com o visto EEA prefiro leva-lo.
    Muito obrigada
    Abraços

    • Luisapaoliello 04/09/2014 at 10:34 am

      Oi Maria, quando o filho já tem essa idade ele teria que se enquadrar como um dependente de europeu, então além de tudo você tem que provar que ele precisa de você pra se sustentar. No caso de filhos fica mais fácil comprovar isso, a não ser que ele já seja auto suficiente e tenha trabalho e tal, ai já fica mais difícil.
      Eu não acho que seja a melhor estratégia ele entrar como turista (Se tentar entrar junto com você ai complica a situação, talvez tentar entrar sozinho seja mais “fácil”), porque pra esse visto de dependente eu acho que o melhor seria vir do Brasil já com esse visto em mãos.

  18. Luisapaoliello 03/11/2014 at 2:43 pm

    para pedir o EEA1, a pessoa tem que ser cidadã do país inglês?

    • Luisapaoliello 05/11/2014 at 7:51 pm

      Não, ela tem que ser da comunidade Européia. Inglês não precisa de EEA1 ou EEA3.

  19. Luisapaoliello 03/11/2014 at 6:22 pm

    ola
    sou brasileira com cidadania portuguesa e estamos pensando em morar em Londres. eu meu marido e meu filho de 2 anos com cidadania tb. meu marido terá que tirar o eea1 aqui no brasil.
    gostaria de saber se ele tem chances de arrumar emprego com este visto. depois para renovar quem tem que estar trabalhando eu ou ele !!!!!!

    no aguardo

    obrigada
    lays

  20. Luisapaoliello 03/01/2015 at 10:03 pm

    Olá,

    sou cidadã portuguesa, moro e trabalho no UK, meu namorado é brasileiro e está aqui com o visto de estudante, vamos nos casar aqui este ano, ele pode dar entrada no EEA2 logo após o casamento?

    Obrigada!

    • Luisapaoliello 05/01/2015 at 11:10 am

      Oi Marianna, pode sim. Beijos.

  21. Luisapaoliello 13/01/2015 at 5:37 pm

    ola, sou casado com uma italiana a mais de dois anos temos um filho com dupla cidadania, queremos ir morar em londres tenho algumas duvidas. pra fazer o family permit preciso de comprovar renda? como nao tenho conta aqui no brasil preciso ter um valor em maos? seria mais aconselhado pedir diretamente o residence card? eu ja tenho o permesso di sogiorno, e tenho residencia na italia isto me ajuda? no aguardo desde ja obrigado

    • Luisapaoliello 22/01/2015 at 10:23 am

      Alexandre, não precisa ser do Brasil se você mora na Itália por exemplo. Os vistos dados fora do UK não valem pra cá, no seu caso se você for pedir antes de entrar no UK eh o Family Permit.
      Abs!

  22. Luisapaoliello 07/03/2015 at 6:06 pm

    Oi, sou brasileira e meu parceiro é francês. Tirei o visto de EEA family permit e o residence card de EEA family member. Gostaria de saber se posso viajar sozinha pois precisarei ir ao Brasil. Estamos morando e trabalhando no Reino Unido.

    • Luisapaoliello 12/03/2015 at 6:36 pm

      Oi, pode viajar sozinha sim.

  23. Luisapaoliello 28/04/2015 at 4:55 pm

    Luisa, boa tarde.
    Eu me caso mes que vem *o* e eu e minha esposa estamos pensando em ir morar em Londres em fevereiro de 2016. Gostaria de saber se tenho como fazer o processo do EEA Family Permit sozinho sem consultoria, visto que aqui na minha cidade estão cobrando quase 3.000 para me ajudar.
    Preciso enviar fotos comprovando que nosso relacionamento é verdadeiro, certo? Separei umas 50 fotos nossas juntos, com amigos, familia, enfim, preciso de mais ou esse numero está bom?
    No caso iremos viajar juntos, então ela não possui emprego ainda certo, porém como tenho parentes morando em Londres, minha prima disse que consegue emprego para nós dois. Seria conveniente nós alugarmos algo para morar antes de ir para lá só para ter um endereço em Londres ou colocar o endereço da minha prima?
    Quanto tempo antes de ir eu posso entrar com o pedido de visto?? Pretendemos ir em fevereiro de 2016.
    Grato 🙂

    • Luisapaoliello 30/04/2015 at 11:28 am

      Oi Renan, tem sim. Eu fiz sozinha e a maioria das pessoas que eu conhe;co. Soh seguir as coisas que eu falei no post.
      Nao precisa desse tanto de foto nao, uma ou duas por ano de relacionamento ta bom. Se voces forem ficar na casa da prima, coloca o endere;co dela, como voces irao sem emprego certo, ela ira mais ou menos como jobseeker, mesmo que sua prima va arranjar um emprego pra voces eh bom comprovar que esta procurando, eu acho que eu falo no post sobre aplicar pra vagas de emprego e imprimir o comprovante de que aplicou.
      O minimo pra pedir o visto sao 3 meses antes, antes disso eles nao irao aceitar.
      (desculpe a falta de acentua;cao, computador com teclado ingles)

  24. Luisapaoliello 28/04/2015 at 4:57 pm

    Ah, e para comprovar renda temos que ter quanto mais ou menos em quantia na poupança para provar que podemos nos sustentar durante alguns meses antes de arrumar um emprego? Grato

    • Luisapaoliello 30/04/2015 at 11:29 am

      Isso eh um topico polemico, eu realmente nao sei dizer e nem eles falam isso. mostre tudo o que tiver.

  25. Luisapaoliello 03/05/2015 at 8:33 pm

    Olá,tenho uma dúvida quanto as informações biometricas,já que no formulatio não tem nada escrito,a única coisa que pedem é duas fotos. E pode fazer pelos correios? Como se faz ? E tem que fazer antes de entregar o formulário para o home office? Grata

    • Luisapaoliello 07/05/2015 at 5:18 pm

      Oi Natalia,
      Eu acho que depois que você envia os documentos pelo correio, depois eles devem enviar uma carta pra você ir tirar sua informação biométrica. A biometria é tirada em um posto de correio, acho que precisa levar uma foto tbm.

  26. Luisapaoliello 23/05/2015 at 3:47 am

    Boa noite,Luisa.
    Estou feliz em saber que seu blog ainda está ativo,pra nos salvar,pois com certeza tem ajudado muita gente.Bom,meu noivo é Inglês e vamos nos casr no Brasil. Mas o que tem tirado meu sono é,saber qual tipo de visto se encaixa a minha situaçao,pois entrarei casada na Inglaterra.Se é O EEA,EEA2,se e qual é o gratuito e qual é o pago,o vallor,pois estive no Conul Britanico no Rio e,mesmo tendo sido atendida por recepcionistas brasileiras,els guardam como segredo de estado,o tipo do que melhor se encaixa p mim,valor,ou seja,viagem perdida de Macaé ao Rio.né.Queremos tentar nao precisar de solicitor,pois se eles, vao me fazer ficar p cima e p baixo,fazendo todo o serviço de coleta de selos,traduçoes,sinceramente,nao sei em que parte do serviço eles entrariam.Amada,você poderia me dar um help só p me dizar qual visto tenho que aplicar e se vc lembra mais ou menos o valor,pois,me disseram que se eu aplicar para o visto errado,eles nao devolvem o dinheiro.Muitissimo obrigada desde já.Bjsxxx.

    • Luisapaoliello 17/06/2015 at 9:52 pm

      Oi Luciene visto pra familiar de Britanico é outro, com outras regras! Ele é pago sim e acho que é bem carinho. Dá uma olhada nesse link e ele tem o visto que vc precisa.

  27. Luisapaoliello 09/06/2015 at 11:36 am

    Ola Luisa,

    Primeiramente, muito obrigado por escrever esse post. Tenho procurado bastante algo parecido na internet, mas tudo o que consigo achar sao agencias (brasileiras e britanicas) que nao passam todas as informacoes pois querem cobrar o olho da cara.

    Tenho algumas duvidas e se voce puder responde-las, eu ficaria muito grato (pago uma pint pra voce e seu marido lol).

    Minha esposa e eu chegamos em Londres no dia 1 de Abril (viemos do Brasil). Eu tenho nacionalidade portuguesa. Minha esposa e apenas brasileira. Somos casados no Brasil. No passaporte dela tem o stamp de turista (6 meses). Ja estou trabalhando e estou proximo de receber meu segundo payslip (eles sao mensais). Baseando-se no seu conhecimento, como voce me recomendaria aplicar para o visto da minha esposa?

    Quero tentar fazer tudo sozinho, pois as agencias cobram valores de variam de 800 ate 1.200 pounds. Eu acho isso um absurdo.

    Muito obrigado e desde ja agredeco a atencao dispensada.

    • Luisapaoliello 12/06/2015 at 3:43 pm

      Oi Rafael, se você já está trabalhando ela já pode pedir o visto de residencia.

      • Luisapaoliello 13/06/2015 at 4:02 pm

        Olá Luisa,

        Quantos payslip são necessários? Se ele recebe pagamento MENSAL, então DOIS payslip já são o suficiente, ou é necessário mais?

        Desde já agradeço. ^ ^

        • Luisapaoliello 17/06/2015 at 9:37 pm

          Só os dois já deve bastar, com o contrato do trabalho dele também. Conseguir a documentação toda e preencher o formulário gigante deles deve levar um tempo até lá ele já deve ter outro payslip rs.
          Abs!

  28. Luisapaoliello 09/09/2015 at 5:42 pm

    Oi nós vamos aplicar agora pra UK.

    Duas perguntas:
    *Podemos aplicar tudo aqui do Brasil? Pois no Brasil não tem a empresa que faz o reconhecimento biométrico (digitais e facil);
    *A minha esposa que tem o passaporte Europeu, ela precisa comprovar os rendimentos no UK ou que tem algum dinheiro (se sim, qual valor?)

    Muito Obrigado!!!

    • Luisapaoliello 16/09/2015 at 6:50 pm

      Oi Marcos, se for aplicar do Brasil ai eh o Family Permit, eu tenho uns posts falando sobre ele. Nesse caso vc tem q ir em um dos 3 escritorios que fazem o processo.Eles estão em Brasilia, Rio e São Paulo. Se estiver aplicando do Brasil mostra o dinheiro que tem no Brasil. O valor certo não sei dizer, mostre tudo o q tem.

  29. Luisapaoliello 06/11/2015 at 1:24 pm

    Olá Luisa, primeiramente adorei o seu blog, ajuda bastante.
    No meu caso, já vivo no Reino Unido com o meu marido e fiz a application para o residence card, veio recusado há dois dias porque o meu marido mudou de trabalho e o Home Office alegou que não conseguiu entrar em contato com o empregador dele para provar o starus de trabalho, entrei com uma apelacão ontem. Minhas dúvidas são as seguintes, estou trabalhando, como faço no trabalho já que aquela carta de 6 meses do Home Office data até o fim desse mês apenas. E já estou meio q presa aqui por 6 meses por causa desse visto mas preciso ir ao Brasil, preciso esperar até ao fim do processo de appeal? E vc sabe me indicar quanto tempo geralmente demora para uma decisão do tribunal?
    Desde já obrigada

    • Luisapaoliello 09/11/2015 at 6:45 pm

      Oi Julia, sinto muito que foi recusado, eles arrumam qualquer coisinha pra dificultar a vida mesmo, um saco. Teoricamente você pode trabalhar mesmo sem essa carta, mas as empresas ficam com medo e dificulta a vida. Eu não sei absolutamente nada sobre apelação, infelizmente não posso te ajudar com isso ;/
      Boa sorte com tudo!
      Abraços

  30. Luisapaoliello 17/11/2015 at 5:08 pm

    Oi Luisa! Adorei seu blog, tudo explicado de forma muito simples e clara, diferente de outros sites!
    Minha duvida e a seguinte: estou morando em Londres ha um ano e meio com o visto de estudante Tier 4 que vence em fevereiro, e vou me casar em janeiro com meu namorado, que e da Noruega. Voce acha que e aconselhavel eu ja aplicar para o Residence Card aqui logo apos o casamento ou seria melhor voltar para o Brasil antes do meu Tier 4 expirar, aplicar para o Family Permit de la, e so depois que chegar aqui aplicar para o Residence Card? Voce sabe dizer qual das opcoes tem menos chances do meu visto ser recusado? Fico com medo de suspeitarem se eu aplicar pro Residence Card tendo visto de estudante, como se eu so o estivesse fazendo pra ficar no pais (o que nao e o caso, minha relacao com meu noivo e genuina, etc) mas tambem ouvi falar que o Family Permit e complicado para tirar, entao se vc pudesse me dar um conselho ajudaria muito!
    Obrigada
    Abs

    • Luisapaoliello 28/11/2015 at 12:10 pm

      Oi Amanda,
      Você pode pedir o Residence card tendo o visto de estudante, provando que o relacionamento é genuíno, não vejo problema. O Family Permit não é complicado não, ele exige que você submeta alguns documentos e as provas do relacionamento, demora menos de 1 mês pra sair o veredito e você já entra no país podendo trabalhar de boa. O Residence Card, vai ter que mostrar documentação também, prova de relacionamento também (caso já não tenha o family permit) e esperar até 6 meses pra ter o veredito, nesse tempo você fica sem os dois passaportes, pode pedir o passaporte de volta quando tiver a carta de confirmação, mas eles pedem uma razão pra pedir o passaporte de volta. Com essa carta falando que você pode trabalhar e a cópia do passaporte é possível trabalhar. Ai fica a seu critério escolher.
      Abraços!

  31. Luisapaoliello 26/11/2015 at 2:40 pm

    Parabens Luisa. Tenho uma duvida. Sou casado com uma European, e temos uma Filha de 4 anos q nasceu aqui. Meu visto e de residente de 5 anos… e vence no mes de fevereiro de 2016. Qual seria o caminho mais seguro de extender este visto? Obrigado

  32. Luisapaoliello 02/12/2015 at 11:34 pm

    Ola, sou casada c um brasileiro c dupla cidadania Italiana, ele Mora em Londres ja quase dois anos, casamos em outubro, e eu vim c ele. Eu vou aplicar pelo residence card fp, gostaria de saber se eu ja é permitido eu trabalhar antes mesmo de chegar a carta do home office, ou se é ilegal??? Obrigada

    • Luisapaoliello 11/12/2015 at 5:33 pm

      Oi Mariana, sem a carta do HO acho bem difícil você conseguir trabalho, mas acho que não é exatamente ilegal, mas eles falam que você fica sem poder provar que é legal. Abraços!

  33. Luisapaoliello 07/12/2015 at 1:58 pm

    Nem acredito que te achei!!! Já estava quase louca de tanto procurar essas informações e o formulário para o EEA2 na internet. Já estava quase pagando 900 libras para uma empresa fazer o processo pra mim.
    Obrigada querida. Que Deus lhe pague a ajuda e a economia que me causou 😉
    Bjos

  34. Luisapaoliello 07/12/2015 at 2:00 pm

    Ahh só uma dúvida…onde acho esse formulario do EEA1 para enviar junto com o EEA2??
    Não entendi direito o que é??

    • Luisapaoliello 11/12/2015 at 5:40 pm

      É o mesmo formulário, mas um no seu nome e outro no do europeu, mais pra frente tem um campo que pergunta se eh o Europeu ou o familiar de Europeu.

      • Luisapaoliello 12/12/2015 at 2:16 pm

        Luisa como deve ser paga a taxi p as Dias aplicacoes? As nossos acabaram de voltar Por erro no pagamento….colocamos 65 p cada formulario. Será q o meu marido europeu deve me colocar como dependente e selecionar 130 no formulario dele? E no meu formulario eh nao coloco me numa taxa?

        • Luisapaoliello 14/12/2015 at 9:06 pm

          Oi Renato, muito estranho isso. Quando eu fiz ainda era de graça, mas falei com uma colega que fez o pago e ela me falou que fez desse jeito, dois formulários, cada um falando 65 libras. Não deveria ser apenas 1 formulário, porque cada um é “diferente”, o EEA1 o main applicant é ele, e o EEA2 o main applicant é você. Qual foi a exata mensagem que eles mandaram? O EEA2 ou EAA1 quando se coloca mais de um aplicante, é quando mais de um aplicante pro mesmo visto, o que não seria o caso.
          O pagamento do dele já foi debitado, certo? O visto dele já foi emitido?

          • Luisapaoliello 18/12/2015 at 1:27 pm

            mto obrigado pela sua atencao luisa. obrigado mesmo. abraco

          • Luisapaoliello 18/12/2015 at 1:23 pm

            Pois eh Luisa, tambem achei muito estranho; a mensagem foi a de que apesar de eu ter mandado a minha folha de pagamento, o meu marido nao havia selecionado a opcao de pagamento correta; fizemos os dois formularios separadamente, e cada um selecionou 65; eles debitaram os 65 apenas referente ao meu marido, mas alguns dias depois mandaram todos os documentos de volta (meu e dele) e disseram q iria reembolsar o valor pago, e sugerimento submeter tudo de novo com a opcao de pagamento correta; e tudo foi enderecado somente ao meu marido, o que nos fez pensar que ele deveria ter me incluido no formulario dele; aplicamos novamente e vamos ver o que vai dar…fizemos novamente os dois formularios separadamente, mas ele me incluiu como dependente e selecionamos a taxa de 130 pounds no formulario dele…vamos ver o q acontece, o pior eh q eles demoraram um mes p falar alguma coisa :/

  35. Luisapaoliello 22/01/2016 at 1:29 am

    Ola, parabens pelo trabalho!! Estou com uma duvida no Formulario EEA (FM) na questao 19.11 da pagina 84 a respeito de “Social, Cultural and family ties”…….Eu sei que nao tenho nenhuma Social ou Cultural Ties mas com certeza tenho pai, mae, irmao, tios, primos, etc Pelo fato de eu ter familiares que obviamente moram no Brasil, sao eles considerados “family Ties”
    Como devo responder essa questao?

    Desde ja agradeco a sua atencao

    • Luisapaoliello 28/01/2016 at 12:37 pm

      Oi Leandro, eu nem lembro se eu tive que responder isso rs Essas formulários mudam bastante em pouco tempo. Mas acho que pode colocar so pai e mãe.

  36. Luisapaoliello 08/02/2016 at 12:12 pm

    Oi colega.
    Desde já parabenizo seu post, sao raras as pessoas que realmente gostam de ajudar.
    Olha minha esposa é Europeia (Polonesa) e minha filha também., ambos com passaporte europeu ,mas eu nao! sou brasileiro, estivemos no Reino Unido no período de 2007 a 2012 e eu tinha o visto Resident card .,foi solicitado por um advogado e na época paguei bem caro pelo trabalho .,mas expirou 2014 no meu antigo passaporte.
    Agora resolvemos voltar para visitar a familia dela que mora no Reino unido e no aeroporto eles me deram o visto de turista valido por 6 meses, resolvemos ficar no Reino Unido pois o Brasil nao ta lá grande coisa,rs
    Minha esposa teve uma proposta de emprego,e aceitou e esta trabalhando e colocou nossa filha na escola, mas eu estou de mao atadas pois nao posso trabalhar, irei fazer o pedido de visto mas a dúvida é? faco o pedido de EEA2 Resident Card para 5 anos? ou terei que ir até a Polonia ou Brasil , para pedir Family Permit primeiro? obrigado agradeco muito se puder me ajudar..,

    • Luisapaoliello 11/02/2016 at 12:01 pm

      Oi Marcos, você irá fazer o Residence Card de 5 anos. Faz daqui mesmo.
      Abraços!

  37. Luisapaoliello 11/02/2016 at 11:53 pm

    Olá Luisa!
    Post muito esclarecedor! Obrigada!
    Mas ainda tenho um questão… Do primeiro visto de EEA Family Permit de 6 meses eu já posso pular direto para o Residence Card?
    Tenho uma amiga que primeiro renovou o EEA Family Permit por mais 2 anos… Mas isso já faz um tempo, as regras mudaram?

    Obrigada!

    Paula

    • Luisapaoliello 22/02/2016 at 7:45 pm

      Oi Paula, se você estiver dentro do UK quando vencer ai vc pede o de residência.

      • Luisapaoliello 11/03/2016 at 9:10 pm

        Olá Luisa!

        Estou preenchendo o formulário para Residence Card e o meu marido para Registration Certificate. Tenho duas dúvidas:
        – No meu formulário: Pergunta se eu já tirei digitais alguma vez para um visto daqui. A resposta é sim, foi lá em São Paulo para tirar o visto de Family Permit. Mas aí ele pede os dados do lugar…. Como faço para achar esses dados direitinho? Porque o visto é terceirizado por uma agência de SP. Posso colocar os dados da agência?
        – No formulário do meu marido: Como ele é que tem o passaporte europeu, ele só deve preencher as seções 1, 18, 19, 20 e 21 do formulário? Além é claro dos dados para pagamento e Personal Details que vêm antes de começar o formulário.
        Por favor, me ajude se puder rssrsrs. Estou com medo de deixar de preencher algo…
        Obrigada!
        Paula

        • Luisapaoliello 12/03/2016 at 1:48 pm

          Oi Paula, quando fiz meu EEA ainda não tinha biometria, mas imagino que se coloque os dados da agência sim. O visto não é terceirizado por essa agência e sim a entrega dos documentos e biometria.
          Você tá usando o formulário especifico pro Europeu ou o mesmo do EEA(FM)? Agora que tem o formulário específico do Europeu ficou mais fácil, só preencha o que for relevante pro caso dele. Se tiver uma folha por exemplo que não tem nada escrito, eles até falam que nem precisa envia-la.

  38. Luisapaoliello 22/02/2016 at 7:09 pm

    Muito obrigado.,abracos.

  39. Luisapaoliello 17/04/2016 at 12:01 am

    Olá Luisa, tudo bem?
    Primeiramente muito obrigada, seus textos são muito esclarecedores.
    Tenho algumas dúvidas, talvez você possa me ajudar 😀
    Meu namorado possui passaporte italiano e está trabalhando na Inglaterra há mais de um ano. Estamos em um relacionamento sério a mais de 5 anos. Pretendo ir para o país em Setembro para realizar um curso de 3 meses e já ficar.

    Dúvidas:
    – Posso ir com o visto de turista e depois adquirir o visto de residência, já estando no país? Pretendemos assinar os papeis de união estável/casamento (dependendo do documento necessário) em uma passagem dele pelo Brasil em Agosto. Como o tempo será curto, não teríamos tempo para aplicar o Family Permit
    – Posso aplicar o visto de “direct family member” tendo apenas a União Estável ou é necessário aplicar o “extended family member”?

    Agradeço desde já! 🙂

    • Luisapaoliello 19/04/2016 at 5:55 pm

      Oi Ana, para o UK relacionamento estável tem que ter morado pelo menos 2 anos juntos. Caso contrário o ideal é o casamento mesmo. Sim, você entrando junto com o Europeu, estando casada no civil, pode entrar como turista e pedir o de residência aqui, mas até lá você não vai ter como provar que pode trabalhar ou estudar.
      Aplicar como relacionamento estável me parece que agora é o extended family member.

  40. Luisapaoliello 19/04/2016 at 12:23 pm

    Ola Luisa, estou com um problema e gostaria de saber se vc poderia ajudar.
    Mandei a documentação para o residence card, mas devolveram pq alegaram estar o pagamento errado, exatamente como li em um caso comentado aqui. Coloquei £65 para mim e £65 para meu marido, que é o europeu, foi cobrado o valor dele, mas não fizeram o residence card dele, nem o meu, e devolveram a documentação.Retornei a documentação agora com uma unica folha de pagamento, com o valor das £130, mas estou trabalhando e meu family permit expira dia 11 do mês que vem, e até agora não tive resposta alguma do Home office. Gostaria de saber se vc tem algum contato deles, pq ja tentei ligar para um numero que veio na carta onde dizia que estavam devolvendo os documentos por erro no pagamento, mas não consigo falar com ninguém, qualquer opção cai em mensagens instantaneas e depois encerra a ligação. Estou desespera pq preciso dessa carta para continuar a trabalhar. Se souber de algo que eu possa fazer por favor me ajude. Beijos

  41. Luisapaoliello 15/09/2016 at 4:52 pm

    Oi Luisa .

    Entao ,venho aqui agradecer a Luisa, sao muito poucas pessoas que gostam de ajudar mesmo, quando fui procurar informações na Web nao encontrei tópicos igual a esse.,e também venho passar minha experiência com o processo EEA2 ,olha para quem esta aguardando ou irá dar inicio ao processo para EEA2., o meu foi super fácil.,durou certinho 6 meses., basta enviar toda a documentação que eles pedem.
    Fiz o pedido para o EEA2 em 08/03/2016 .

    08/04/2016 -Recebi uma carta para tirar os dados Biométricos e também uma carta dizendo que poderia trabalhar no Reino Unido durante o processo de 6 meses.

    05/09/2016- Recebi todos os documentos de volta , mas meu passaporte veio sem o EEA 2., e uma carta dizendo que em 10 dias receberei o EEA2 em forma de identidade, com foto e os dados biométricos.

    15/09/2016- Recebi meu “Resident Card” válido por 5 anos.

    Boa sorte a todos! e obrigado Luisa muita saúde e paz.

  42. Luisapaoliello 04/11/2016 at 3:45 am

    Luisa, Meu noivo está em Londres com visto de turista, eu estou no Brasil.
    Vou dar entrada na minha cidadania italiana e conseguirei ter o passaporte antes que vença os 6 meses dele em Londres.
    Nossa intenção é morar em Londres. O que faremos para que ele não precise voltar ao Brasil?

    • Luisapaoliello 04/11/2016 at 5:33 pm

      Oi Nyelle,
      como ele é seu noivo ainda e não marido, vocês moraram juntos por pelo menos 2 anos? Eu pergunto isso, porque pra ele pedir um visto de familiar sem ser casado ainda tem que ter relacionamento estável, e pra caracterizar relacionamento estável pra eles é ter morado pelo menos 2 anos juntos..pelo o que eles colocam na documentação deles, apenas o papel do cartório dizendo que vocês têm relacionamento estável não é o suficiente.
      Tendo como comprovar relacionamento estável, caso não tenham casado ainda, ele tem como pedir o visto de residente estando dentro do UK com o visto de turista. Mas você terá que já estar no UK exercendo o tal dos treaty rights, que é estar trabalhando ou auto-suficiente. Lembre-se que se você não estiver trabalhando, você precisa ter seguro de saude privado pros dois. Eles geralmente mandam uma carta depois que você aplica pro visto dando o direito de trabalhar enquanto o visto não vem, mas até onde eu sei quando é relacionamento estável eles não dão esse direito.

  43. Luisapaoliello 17/11/2016 at 4:37 pm

    Olá gostei de todas as dicas.

    Tenho uma dúvida referente ao residence card, ao receber e não vir o passaporte, tu achas que poderia viajar somente com o Residente Card?

    • Luisapaoliello 17/11/2016 at 5:26 pm

      Como assim receber o residence card e não o passaporte? Os dois devem ser mandados juntos.
      Você não pode viajar apenas com o Residence Card, ele não é um documento de viagem.
      Abraços!

  44. Luisapaoliello 10/12/2016 at 3:53 am

    Oi Luisa! 🙂 Primeiramente, parabéns pelo blog. Eu resido atualmente na Italia com meu marido e minha filha de 7 anos. Somos casados há 6 anos, eu e minha filha possuímos passaporte europeu (cidadania italiana), e meu marido tem o permesso de soggiorno. Estamos decididos a nos mudar para Leeds na Inglaterra o mais rápido possível, meu pai já mora lá há alguns anos (mas não entende nada dessas questões burocráticas rs) e já tenho um possível emprego em vista. A questão é que eu estava um pouco mal informada antes de ler o seu blog, achava que ele tinha que aplicar o Family Permit na Inglaterra, mas pelo que entendi, se vamos juntos, o visto certo no caso do meu marido é o Residence Card, correto? Ele não precisa do Family Permit primeiro? E eu já precisaria estar trabalhando lá pra ele dar entrada no Residence Card? Agradeceria se me respondesse, minha cabeça chega a estar pesada com tantas informações lidas ultimamente, confesso que ainda estou um pouco confusa rsrs tenho um pouco de receio de chegarmos lá e o visto dele ser recusado, ou ele ter que ficar muito tempo sem trabalhar, etc… Enfim, obrigada pela iniciativa de se dispor a ajudar quem ainda está vivendo essa situação, acredito que só quem passou por isso sabe como esses tramites podem ser chatinhos e aparentemente complicados demais. Heheh parabéns mais uma vez. Beijos!

    • Luisapaoliello 11/12/2016 at 4:35 pm

      Oi Caroline, é o seguinte. O Family Permit a pessoa tira antes de entrar no UK, o visto vale por 6 meses e a pessoa já pode trabalhar assim que entrar. O Visto não leva mais de 3 semanas pra sair. Eu botarei uns links de uns posts que fiz sobre o family permit, mas você precisa procurar qual é o local ai na Italia pra entregar os documentos.
      http://entreirevir.com/2012/07/31/eea-family-permit-como-funciona-parte-ii/
      http://entreirevir.com/2012/07/31/eea-family-permit-como-funciona-parte-i/

      O visto de residencia tira aqui dentro do UK, ele pode levar até 6 meses pra sair e você e seu marido ficariam sem o passaporte nesse período. Ele também só pode trabalhar depois de receber uma carta dizendo que ele está apto pra trabalhar, mas se ele já estiver sem o passaporte, não sei como funciona encontrar um trabalho sem estar com seu documento em mãos.
      O Residence Card você precisa estar trabalhando ou ser auto-suficiente pra ele poder pedir, por isso o mais normal é pedir o family permit antes de vir, porque é mais tranquilo e depois pedir o residence card.

      • Luisapaoliello 13/12/2016 at 3:49 pm

        ok, muito obrigada por me esclarecer! ☺️

    • Luisapaoliello 10/12/2016 at 3:57 am

      ah, esqueci de mencionar: casamos no Brasil e só estamos moramos na italia a poucos meses, não sei se isso tem relevância na hora de avaliarem os processos 😛

  45. Luisapaoliello 03/01/2017 at 5:56 pm

    Hi Luisa,

    Vou aplicar para a minha residencia permanente em breve e gostaria de saber ate quanto tempo antes do meu visto vencer (EEA1) posso viajar para fora do pais?

    Muito obrigada,

    Sue

    • Luisapaoliello 14/01/2017 at 3:40 pm

      Oi Suelen, vc pode viajar até o visto vencer. Mas tem que ter o passaporte junto.

  46. Luisapaoliello 16/01/2017 at 3:18 pm

    Oi Luisa,

    Posso te fazer umas perguntas?

    Eu sou Brasileiro e minha esposa é Italiana (somos casados tem 1o anos). eu recebi uma oferta de trabalho e já tirei meu Family Permit justificando que eu vou trabalhar e teremos como nos manter. Foi tudo fácil mas ficaram algumas dúvidas.

    1 – A gente vai entrar junto no reino unido. Se eu precisar sair sozinho eu retorno com o family permit sem problema? Porque li em algum lugar que tenho que ir com ela. É só na primeira vez ou sempre?

    2 – Assim que chegar vamos fazer o Registration certificate dela, já vi que posso fazer isso em um dia no premium service centre.
    Vamos pedir meu resident card porém nesse primeiro ano minha esposa vai precisar vir muito ao Brasil para terminar de resolver nossa vida e finalizar o mestrado dela.
    Li que no formulário do Resident Card que posso justificar não enviar o passaporte dela. Será que eles podem encrencar muito com isso?

    Minha preocupação é vencer o Family Permit e eu ter mais dificuldades em provar minha legalidade lá (morar e trabalhar). Ou ainda, precisar sair e não ter como voltar.

    De resto, parabéns pelo site. muita informação útil e muita boa vontade em responder. Parabéns!!

    • Luisapaoliello 24/01/2017 at 3:22 pm

      1-Pode viajar e entrar sozinho depois que já tiver entrado a primeira vez com ela.
      2-Vc só pode não enviar a documentação original se vc não tiver isso por algum motivo que é fora do controle da pessoa. Se sua explicação não for fora do controle suficiente pra eles, eles vão encrencar sim. Vão devolver seus documentos e mandar vc começar de novo. Depois que seu pedido é processado no sistema deles e eles mandarem uma carta com o numero do processo vc pode pedir os passaportes de volta.
      Se seu family permit expirar, vc n fica ilegal aqui…mas realmente não pode viajar e voltar tão facilmente, vc teria que pedir outro family permit antes de voltar.

      • Luisapaoliello 07/02/2017 at 4:16 pm

        Muito obrigado pela resposta. Nós chegamos essa semana e submetemos o formulário online (parece que é algo novo https://visas-immigration.service.gov.uk/product/eea-qp) e vamos usar o European passport return service para ficar com o passaporte do EEA. Vamos na sexta entregar tudo lá.

        Acredito que como nesse formulário colocamos todas as informações do casal (e pagamos 130 libras, 65 por cada um) já saia o EEA(QP) e o EEA(FM).

        Alias, nesse formulário eles te dão a opção de deixar sua carteira de identidade ao invés do passporte. Tanto para o EEA quanto para o Family member.

  47. Luisapaoliello 27/09/2017 at 11:55 am

    Oii Luisa, amei seu blog e todas as dicas. Anotei quase tudo para não esquecer e começar meu processo..porém foram tantas informações que eu li (li todos os comentários haha) que acho que perdi uma parte ou me atrapalhei veja se pode me ajudar..sou casada com um cidadão italiano e provavelmente vou aplicar direto para o RC (formulário EEA (FM) certo?) quando chegar em Londres (por alguns motivos não vou ter tempo de aplicar para o FP que está demorando muito ultimamente). As dúvidas que ainda tenho são:
    1) Até onde entendi é necessário além de preencher meu EEA (FM) para meu RC, devo solicitar junto o EEA (QP) para meu marido. Isso seria uma espécie de RC para o cidadão europeu? Ele não é obrigatório mas facilita para aprovação do meu visto é isso? Fiquei meio confusa nessa parte porque achei que para o cidadão europeu bastava o passaporte italiano no caso do meu marido para viver legalmente.
    2) Caso tenha mesmo que pedir para mim e para meu marido, fiquei com dúvida em relação ao pagamento. Nos comentários, 2 pessoas relataram que tiveram problema por erro no pagamento. Devo pagar duas taxas de 65 libras ou uma de 130 do formulário do meu marido e a minha sem taxa?
    Desculpe se fiz confusão e espero que possa me ajudar! Obrigada desde já, Att. Carolina

    • Luisapaoliello 04/10/2017 at 12:14 pm

      Oi Carolina!
      1) Sim, eles falam que pro Europeu poder patrocinar o visto pra familiar ele precisa tbm ter o RC. Nao posso confirmar que se ele nao pedir tbm vai ter problema pra vc, mas eh o que eles falam no site. Realmente nao eh obrigatorio pra ele sozinho ter esse registro, mas em tempos de Brexit pra mim eh extremamente necessario o Europeu ter.
      2)Isso infelizmente nao posso opinar por experiencia, quando eu pedi o meu ainda era de graça! Eu estou pra pedir o permanente veremos como sera! Eu ja vi gente falando que pagou duas de 65 e foi ok, teve algumas pessoas que falaram que eles implicaram. Pelo menos no formulario do registro permanente eu ja posso fazer o meu pedido no mesmo formulario dele, entao imagino que seja 130. Antigamente era preciso preencher 2 formulários, hoje não sei como eh pro do RC, se o seu pedido for feito em 2 formularios, entao imagino que seja 65 cada, se for feito no mesmo então 130.

      Espero que tenha ajudado!
      Abraços

  48. Luisapaoliello 12/10/2017 at 12:06 pm

    Oii Luisa..muito obrigada por sua resposta..meu marido também vai solicitar o RC então junto com o meu!! Obrigada e tudo de bom! Att. Carolina

Leaver a comment