EEA2 Residence Card- Parte II

Eu acabei deixando pra fazer quando tivesse pra vencer meu visto de Family Permit, porque queria aproveitar pra viajar durante os 6 meses. Então faltando alguns dias eu enviei os documentos next day delivery e com o envelope já pago pra eles devolverem.

Levou um mês pra eles mandarem a carta de confirmação de aplicação do visto, que vem dizendo se você tem direito a trabalhar ou não e também o seu ID Case. Quando você envia o EEA2 e o EEA1 juntos, é só um ID case e uma cartinha também, não é uma carta pra cada não. A partir dai começou o desespero pra pedir o passaporte do meu marido de volta, ele vai viajar agora no começo de Abril e ia precisar do passaporte dele pra voltar pra cá, mandamos o primeiro e-mail (Ver como pedir documentos de volta) e esperamos 1 semana, como não enviaram enviamos o segundo e-mail e esperamos mais uma semana e nada novamente, ai pense num desespero! Então eu fui pesquisar mais como pedir o passaporte de volta e descobri que tinha que enviar um formulário preenchido e botar no assunto o nome do aplicante principal e o ID Case, nós estávamos enviando as informações por escrito no corpo do e-mail, eles não respondem seu e-mail dizendo que tá errado e que vão ignorar seu pedido, eles apenas ignoram. Depois do terceiro e-mail uns 3/4 dias depois eles postaram algo no correio e ai veio a ansiedade pra saber se iriam enviar meu visto também. Veio o passaporte dele, o EEA1 dele e meu passaporte com o EEA2! Não demorou nem 2 meses direito!!  Eles enviam todos os documentos que você enviou de volta, não ficam com nada.

O HO tem dessas coisas de quando começa a ficar muito processo acumulado eles começam a fazer mais rápido as aplicações novas pra não acumular mais ainda e eu tive a sorte de mandar no período que eles estavam fazendo isso, porque o normal é esperar de 5-6 meses, infelizmente. É preciso ter muito cuidado com eles, porque eu vejo cada história cabeluda da desorganização deles que eu fiquei morrendo de medo. Então mande tudo direitinho, não minta e torça pra não ter o azar deles bagunçarem o seu caso.

Os documentos que enviei para comprovar os Treaty Rights do EEA e comprovar meu relacionamento.

-Contrato de emprego dele.
-3 últimos contra-cheques.
-Uma comprovação de endereço (pode ser conta de banco, telefone..) Eu enviei apenas no nome dele, porque não tenho.
-Contrato de aluguel de apartamento que está no meu nome e o dele.
-Meu passaporte.
-O passaporte dele. (Nesse caso não pode ser cópia, precisa ser o original mesmo)
-Certidão de casamento e tradução que fiz no Brasil.

Opcionais que você pode enviar caso não tenho o Family Permit:
-Fotos de várias ocasiões, cartas, conta conjunta e etc.

Querendo ou não o processo de preencher formulário e juntar documentos é muito mais tranquilo que o Family Permit, mas em compensação a espera e possível descaso do escritório de imigração aqui é muito pior.

 EEA2 PARTE I Para saber todas as informações do UKBA.

Luisalogo

Share Button

Comments (63)

  1. Luisapaoliello 03/01/2014 at 4:26 pm

    Ola,
    Ja estou em terras britânicas e vou comecar a reunir documentacao para o resident card. O seu demorou quanto tempo pra ser analizado? esse resident card vem colado no passaporte assim como o primeiro Permit family?Estou ha 20 dias aqui e ja comecando a pirar pensando nesse proximo passo.
    Bjinhos

    • Luisapaoliello 03/01/2014 at 5:11 pm

      O tempo varia muito, não é que nem o family permit. Eles pedem 6 meses pra concluir o processo e ai vai depender de alguns fatores internos. As vezes pode sair bem rápido, como o meu, ou bem demorado como o da maioria.
      O visto vem colado no passaporte, mas caso você precise retirar seu passaporte por algum motivo, depois eles mandam o visto grudado numa folha A4.
      Tire cópias do seu passaporte e do seu visto Family Permit, tire o insurance number e se conseguir abra uma conta em um banco e em um GP(Eles vão pedir seu comprovante de endereço do banco ou telefone,contas) antes de enviar seu passaporte pro visto.
      Beijos

  2. Luisapaoliello 03/01/2014 at 11:36 pm

    No caso do EEA2 Residence Card, com ele você pode pedir o British Citizenship depois de 5 anos ou precisa de outro visto antes?

    • Luisapaoliello 04/01/2014 at 2:36 pm

      Depois dos 5 anos você precisa pedir o permanente que se não me engano é o EEA4. Depois de 1 ano tendo o EEA4 você pode pedir naturalização.

      • Luisapaoliello 04/01/2014 at 4:11 pm

        Obrigada Luisa,

        Pretendo tirar o Family Permit aqui no Brasil em Junho, estou preocupada…
        casei em Novembro/2013 eu e meu marido temos um apartamento na planta desde 2012, e algumas cartas mas sem serem postadas, você acha que terei problemas? outra coisa tenho que comprovar renda se ele ja tiver trabalhando na Inglaterra?
        beijos

        • Luisapaoliello 04/01/2014 at 4:51 pm

          Acho que não terá problema não, tendo a certidão de casamento e essas coisas acho que já é prova suficiente.
          Quem tem que comprovar que tem condições de te sustentar é o seu marido. Ele estar trabalhando já na Inglaterra é melhor porque mostrando o contra-cheque dele já é o suficiente, eles perguntam se você tem dinheiro ou se alguém vai te mandar dinheiro, mas você não é obrigada a ter que mostrar renda, você pode muito bem falar que seu marido vai sustentá-los.
          Quando o cidadão ainda não está trabalhando ai vocês precisam mostrar que têm uma certa quantia em banco pra se sustentarem sem salário.

          Beijos

          • Luisapaoliello 08/04/2014 at 9:58 pm

            Oi Luisa, meu marido vai passar 3 meses na Italia, para reconhecer a cidadania dele, e em seguida ira para Londres. Nesse caso como deve proceder? Envio os extratos mesmo sem ele estar trabalhando? Envio o meu? Desculpe incomodar

          • Luisapaoliello 11/04/2014 at 1:08 pm

            Sim, envie o extrato da conta aberta dele mesmo que ele não esteja trabalhando no Brasil. Mas ai se ele não estiver trabalhando em Londres quando você for pedir o visto é bom que vocês tenham uma quantia boa disponível na conta ou poupança. As pessoas me perguntam quanto devem ter e eu realmente não sei, eles não falam.

          • Luisapaoliello 07/04/2014 at 10:42 pm

            Oi Luisa, tudo bem?
            Estou com uma duvida, meu esposo vai ir primeiro e eu ficarei aqui no Brasil.
            Quantos meses eles pedem para comprovar a renda?
            1 mês, 2, 3?

            Beijos

          • Luisapaoliello 08/04/2014 at 2:19 pm

            Oi Lais,
            Meu marido foi 2 meses e meio antes que eu. Você pode enviar o contrato de trabalho com os contra-cheques que ele receber + extratos bancários dele aqui do Brasil. Eles pedem 6 meses de extrato bancário, então se ele por exemplo estiver aqui 2 meses, ai você enviaria os 2 meses daqui mais os ultimos 4 meses do Brasil.

  3. Luisapaoliello 16/02/2014 at 10:15 pm

    Olá Luisa,
    Estou aqui debruçada nos formularios do resident card e da certificação para meu esposo.
    Estou super confusa, existem algumas seções que não se aplica está certo? Elas ficam em branco?
    Parece fácil mas dá um medo de fazer algo errado. Quero enviar na primeira semana de março pois meu visto expira em abril….Que dor de cabeça.
    Abraços

  4. Luisapaoliello 30/03/2014 at 12:13 am

    Olá Luisa,
    obrigada pelo detalhe do seu processo. Estou em Londres há 1 mês e já estou preocupada com o EEA2.
    Queria saber qual era a sua situação, seu marido é EEA? Só ele trabalha?
    Estou preocupada pois meu marido nao EEA trabalha e eu ainda não consegui emprego. Não sei se espero pra conseguir um ou mando como job seeker (ainda não vi na internet casos bem sucedidos) ou self sufficient.
    Obrigada desde já

    • Luisapaoliello 30/03/2014 at 12:27 pm

      Isso, meu marido que é o Europeu. Na época que pedi meu visto só ele trabalhava.
      Pra você pedir como self sufficient tem que ser daquele jeito, ter o dinheiro na conta. Mas ai já fica mais complicado que o Family Permit porque agora esse visto é de 5 anos. MAS se o seu marido estiver trabalhando e recebendo um salário suficiente você aplica como self sufficient mas mostra a comprovação do trabalo do seu marido e extratos bancários. Se você não estiver trabalhando você precisa ter seguro de saúde privado pros dois! Isso é muito importante, se você não mandar comprovação disso eles irão negar o visto.

      Beijos e boa sorte.

      • Luisapaoliello 30/03/2014 at 3:42 pm

        Obrigada Luisa,

        Vou tentar mais um pouco pra ver se consigo um trabalho. Caso nao consiga vou ter que tentar o self sufficient mesmo.

        beijoss

  5. Luisapaoliello 06/05/2014 at 7:27 pm

    Ola Luisa
    Recebi essa semana meu resident card! Demorou um mês apenas!!! super rapido!!!!

    • Luisapaoliello 07/05/2014 at 10:17 am

      Que ótimo Sheyla! Agora pelo jeito eles estão trabalhando direitinho rs.

  6. Luisapaoliello 07/05/2014 at 5:16 pm

    Olá, Luisa, tudo bem?
    Estou aplicando meu EEA2, meu EEA1 venceu em 01.05.2014. Meu marido tem a cidadania italiana e está trabalhando, eu ainda não. Pretendíamos viajar para a Itália no feriado do 26.05.14, mas acredito que eu não possa, vc sabe? Caso eu aplique amanhã o EEA2 (envio pelo correio a documentação), ainda sim não teria tempo hábil para resgatar o passaporte para a viagem, não?
    Muito obrigada desde já, abs.,

    • Luisapaoliello 08/05/2014 at 3:45 pm

      Oi Andrea, quando você aplica pro EEA2 você precisa mandar seu passaporte e o do seu marido(se ele tiver a carteira de identidade Italiana pode enviar essa), então não teria como viajar até você receber de volta, o que pode demorar um pouco, a chance é bem mínima de você receber antes do dia 26 já que eles pedem até 6 meses, já vi casos extraordinários que levaram 1 mês.
      O que eles pedem é que se o seu family permit venceu e você sair do país, teria q pedir outro antes de voltar. Porém se você voltar junto do seu marido com a comprovação de que são casados acho dificil eles te barrarem, mas eu não posso afirmar com convicção porque nunca fiz assim.

  7. Luisapaoliello 02/07/2014 at 3:25 pm

    Oi!
    Queria agradecer pelos seus posts, são muito úteis e me tiraram várias dúvidas. 🙂
    Será que você poderia me responder mais uma? Você já estava trabalhando quando pediu o seu visto permanente? Isso conta muito, o visto pode ser negado caso você ainda esteja desempregada? É preciso comprovar que você tem dinheiro suficiente para se manter caso não tenha um emprego na época da aplicação? Pergunto porque assisti a um vídeo de um casal que fez esse processo e o marido disse que a esposa dele teve que arranjar um emprego para pedir o visto. 🙂

    Obrigada desde já.

    • Luisapaoliello 04/07/2014 at 9:00 am

      Oi Beatriz,
      quem precisa estar trabalhando ou tendo dinheiro é o Europeu. Se você não for a européia então não precisa estar trabalhando. Quando você diz o permanente é o EEA4? O EEA2 não é permanente, ele vale por 5 anos, depois dele que vem o permanente.

      • Luisapaoliello 05/07/2014 at 2:42 am

        Sim, me referi ao EEA2. Desculpe a confusão! hehehe
        Obrigada mais uma vez pelas informações. 🙂

  8. Luisapaoliello 24/07/2014 at 11:54 am

    Oi Luisa,

    Tudo bem?

    Meu marido tem passaporte italiano. Estou em Londres e vim para ficar 9 meses apenas. Fiquei na duvida se pedia ou não o Residence Card, e a cada ligação que fiz para o Home Office a informação era diferente. Resumindo… Cheguei em Londres dia 04/06/14, dei entrada no Residence card dia 11/07/14, meu family permit vence inicio de novembro/14, e volto pro Brasil em Março/15.

    Isso tudo pra poder viajar tranquila até Março do ano que vem!!

    Ja recebi a carta do Home Office com meu reference number, mas nela não diz se posso trabalhar ou não.

    Minha dúvida: Você acha que já posso pedir meus documentos? Devo esperar mais alguns dias? Como meu family permit só vence em novembro, entendo que posso pedir meu passaporte e viajar tranquila até lá… Gostaria de planejar viagens a partir de Setembro…

    O que acha que devo fazer? rs

    Atenciosamente,

    Renata

    • Luisapaoliello 24/07/2014 at 8:56 pm

      Oi Renata!
      Sim! Se você pedir o passaporte de volta e ainda tiver o family permit válido pode viajar tranquila, só lembre que você não pode estar fora do Reino Unido quando o visto vencer. Mas cuidado ao já comprar passagem antes de ter o passaporte em mãos, as vezes é um saco que eles enviem de volta o passaporte e é um desespero haha.
      O visto, se não vier já quando vc pedir de volta, ele deve vir em uma folha A4. Não é o mais conveniente, mas como você não vai ficar aqui por muito tempo é melhor aproveitar os dias do que esperar o visto chegar sabe-se lá quando.

      Beijos.

      • Luisapaoliello 16/08/2014 at 9:25 pm

        Obrigada Luisa!
        Acabei de pedir os passaportes.
        No formulario, eles me pediram um monte de numeros q eu nao tinha. Tenho mesmo so o numero do meu processo. Mas ok. Deixei em branco o que eu nao tinha.
        A duvida é: pelo q li no site oficial, eles podem cancelar meu processo. Irão me informar antes, mas podem rs. To querendo solução caso isso ocorra.
        Vc sabe me dizer quanto tempo vale o visto de turista brasileiro? Pq se eu sair de UK e entrar sem o permit eles me dariam um Visto de turista normal, nao dariam?
        Tenho o permit ate novembro. Preciso de visto para mais 3 meses apenas (volto para o Brasil 28/02/15). Quero é saber quais possibilidades eu teria… Pq parando ou nao meu processo do visto, preciso dos passaportes pq ja tenho viagem marcada!! Kkkkk Risco danado ne? Mas nao aguentei.
        Achei que seria mais facil…
        Parabens pelo blog!
        Renata

        • Luisapaoliello 22/08/2014 at 4:10 pm

          Oi Renata!
          Nossa, soh se eles mudaram as regras porque o visto de EEA eles nao cancelavam nao, outros vistos talvez, mas esse nao. Depois vou dar uma procurada nisso.
          O visto de turista vale por 6 meses! Entao acho que vai ser tranquilo hehe
          Beijos

          • Luisapaoliello 12/02/2015 at 10:03 pm

            Oi Luisa!
            Voltei em seu blog só mesmo para concluir meu processo e ajudar caso alguém tenha a situação parecida com a minha.
            Pedi os passaportes e chegaram muito rápido (menos de 2 semanas), mas sem o visto. Mas depois de mais umas duas semanas meu visto chegou!! Nem acreditei!
            Então meu processo todo durou menos de dois meses.
            Eu acho até que poderia ter pedido meu passaporte antes. Fiquei com receio em pedir, mas não acho que seria problema.
            Tenho um amigo em Londres q mandou os documentos e pediu o passaporte de volta no tempo minimo que o site sugere (se não estou errada, 15 dias). O passaporte dele chegou em uma semana. Sem o visto, mas chegou.
            Mudando de assunto: Você vai dar (ou já deu) entrada no passaporte italiano? To com muitas duvidas sobre como conseguir o criminal records… rsrs
            Parabéns pelo blog!
            Renata

          • Luisapaoliello 04/03/2015 at 2:19 pm

            Ei Renata, que maravilha! Bom saber que está saindo rápido!
            Ainda não dei entrada não, ainda nem transcrevemos o casamento haha Mas espero fazer isso o mais rápido possível já que já estou fazendo 3 anos de casada.

  9. Luisapaoliello 02/09/2014 at 3:56 pm

    Oi Luisa,
    Mais uma desesperada querendo uma luz para o EEA2! Haha
    Bom, eu estou em Londres desde Abril, meu Family Permit venceu em julho e eu ainda não dei entrada no EEA2 pq estava esperando o meu marido arrumar emprego.
    Ele conseguiu emprego há duas semanas e eu já quero dar entrada logo pq não aguento mais ficar parada, quero mto poder trabalhar!
    A pergunta é: Você acha que ele trabalhando há menos de um mês tem algum problema pra dar entrada? Pq eu li o formulário todo e não fala nada sobre o período de tempo que ele tem que estar trabalhando, eles pedem apenas uma confirmação do trabalho dele, como contrato ou carta do empregador. O que vc acha?
    Obrigada querida! Bjss

    • Luisapaoliello 03/09/2014 at 11:41 am

      Oi Tatiza, acho que não tem problema não! Mande tudo que puder pra garantir.

      Beijos!

  10. Luisapaoliello 24/09/2014 at 10:27 am

    Ola Luisa
    Eu tenho cidadania brasileira e minha familia nao ( esposa e filhas ) estamos no reino unido a 3 meses e estou trabalhando e com todos os docs para renovar o visto delas, minha familia tirou o visto Family permit no Brasil e vai vencer em janeiro , fiquei em duvida qual formulario aplicar , pelo que entendi eu devo aplicar para mim o EEA1 e minha familia aplicar o EEA2 , isto esta certo ?

    Agradeco sua ajuda.

    Celso Frangiotti

    • Luisapaoliello 24/09/2014 at 10:52 am

      Oi Celso, isso mesmo o seu é o EEA1 e o delas o EEA2. Pode mandar tudo junto em um mesmo envelope e os documentos que seriam iguais não precisa mandar dobrado.

  11. Luisapaoliello 03/11/2014 at 1:52 pm

    Oi Luisa,
    Sou casada ha 4 anos com um cidadao britanico (casamos no Brasil) e tenho uma filha do nosso casamento que nasceu aqui e britanica tambem… como sempre estamos nos mudando por causa do trabalho dele nunca fiz meu processo para permante e agora entrei no reino unido com o visto de turista e fui ver aqui para dar processo de permanecia mas me falaram que tenho que voltar ao Brasil para pedir o visto de la e isso mesmo??? Nao tem meios de fazer este pedido ja estando aqui que meios eu poderia legalizar a permanencia uma vez que ja me encontro na Inglaterra???

  12. Luisapaoliello 04/11/2014 at 12:45 am

    Oieeee, como vc estå?
    Seguinte: meu marido europeu (mas nao britânico ) quer aplicar p residência dele e minha tb (pq entrei aqui como turista a quase 2 meses), a dúvida é que no formulário EEA1 pergunta de tem membros…entao porquê enviar o EEA2..?!??!?!
    Segunda dúvida, na parte “membros” do visto EEA1…no EEA1 de seu esposo ele pois 1 membro (vc +ele= 110 pounds?) ou 0 membro já q seu EEA2 foi junto e vc pagou 55…??

    • Luisapaoliello 05/11/2014 at 8:01 pm

      Os membros mencionados no EEA1 é se por acaso tiverem mais de 1 pessoa pedindo o EEA1, no caso o EEA1 dele não tem ligação com o seu EEA2. Resumindo tem que ser 1 EEA1 e 1 EEA2. ou seja 110 pounds, 55 cada.

  13. Luisapaoliello 07/04/2015 at 11:48 am

    Oi Luisa! Tenho o family permit e ele expira día 4/06. Ahora mudou o processo e leva apenas 8 semanas, além de eles darem um cartão de identidade então não precisa mais usar o passaporte pra tudo. E agora custa 65 pounds.

    Você indica algum tradutor pra fazer a certified translation da certidão de casamento? Não tô achando na Internet.

    Obrigada!

    • Luisapaoliello 15/05/2015 at 10:36 pm

      Ola Larissa,
      Vou enviar meus documentos para Residence Card no final de Junho.
      Por favor, onde voce viu que agora o tempo maximo sao 8 semanas? Obrigada.

      Luisa, seu blog nos ajuda muito! Obrigada!

    • Luisapaoliello 10/04/2015 at 11:44 am

      Oi Larissa, obrigada pela atualização! Irei mudar as informações aqui no site.
      Olha, não sei onde encontrar tradutor aqui em Londres ;/ Quando eu fiz, eu fiz no Brasil.
      Mas eu pesquisei no google e apareceu bastante opção! pesquisa assim “certified translator uk”

  14. Luisapaoliello 08/05/2015 at 3:57 pm

    Olá Luisa,
    primeiro, parabéns pelo blog! Ele tem me ajudado bastante com as informações sobre vistos.
    Estou em Londres com meu marido brasileiro (ele tem cidadania portuguesa) há 20 dias. Ele está trabalhando há dez dias já, estou começando a reunir os documentos para aplicar meu EEA2 [que agora se chama EEA(FM)]. Minha dúvida é sobre o EEA1 dele: ele pode aplicar depois de um tempo? Tem necessidade dele aplicar junto comigo? Quero acelerar meu processo para poder trabalhar e fazer cursos, sabe? Gostaria de deixar a aplicação dele pra depois.

    Uma observação interessante: Uma semana depois que chegamos, nos inscrevemos no GP tranquilamente (só tivemos que apresentar o passaporte e o contrato do aluguel de onde estamos). Eu não vim com Family Permit, entrei apenas o acompanhando pois ele tinha uma entrevista marcada. Então, cada caso é um caso mesmo!
    Até mais!
    Abraços!

    • Luisapaoliello 21/05/2015 at 11:57 am

      Oi Luci, Vocês aplicarem juntos não vai atrasar nem adiantar seu processo, vai ser até bom porque muitos documentos são iguais e não precisa mandar dobrado. Eles falam que ter o EEA1 garante o direito de patrocinar visto pra familiar, até onde eles levam essa regra a sério eu não sei, mas eu achei melhor mandar junto.
      No caso do meu GP eles só aceitavam utility bills, os GPS geralmente têm uma lista de comprovantes que eles aceitam. Alguns bancos podem até aceitar uma carta da imobiliária que fez o processo de alugar ap ou o contrato de aluguel mesmo, mas na época nós estamos alugando um quarto, então era um contrato “informal”, que não é muito aceito para esses fins. Até minha carta do Insurance Number foi difícil utilizar como comprovante de endereço, alguns lugares aceitam outros não, então depende disso.

      Você comentou que veio sem visto nem nada, você poderia compartilhar como foi na imigração? O que eles perguntaram e que tipo de visto você recebeu no passaporte? Algumas pessoas me perguntam como funcionaria e eu não tenho muitos dados sobre esse caso e seria legal ter pra poder compartilhar!
      Abraços!

      • Luisapaoliello 29/05/2015 at 8:52 pm

        Oi Luisa! Não tinha visto que você havia me respondido… Pois voltei de novo pro seu blog pra dar uma pesquisada, pois enviei minha aplicação do Residence Card há 3 dias e queria saber o tempo que cada pessoa levou pra receber a primeira carta… E aí vi sua resposta!
        Então, eu ia aplicar para o Family Permit, mas desisti quando conversei com um consultor da Casa do Brasil (um órgão de apoio a brasileiros aqui em Londres, provavelmente você conhece), e ele me disse que se eu pudesse, pra não aplicar pro Family Permit pois estava ocorrendo muitas negativas para brasileiros. Mas só foi possível vir sem o Family Permit sob algumas circunstâncias: meu marido fala inglês e tem muita experiência como garçom (conseguiu emprego no dia seguinte que entregou currículos), tínhamos uma quantia para nos manter por pelo menos 2 meses e por último, ele tinha uma entrevista marcada (que eu consegui para ele através do Gumtree). A parte ruim de vir sem o Family Permit é não poder trabalhar logo de cara. Um só trabalhando fica apertado caso não tenha trazido dinheiro extra. Sempre bom calcular pra cima pois Londres é cara demais!
        Na chegada ao aeroporto aconteceu algo que eu nunca tinha visto nem ouvido falar: ao pisarmos no aeroporto (logo depois de sair do avião) fomos recebidos por vários agentes de imigração e um cachorro. No corredor mesmo! Pararam várias pessoas, inclusive eu e meu marido. O agente fez várias perguntas (vocês estão juntos? vieram fazer o quê aqui? como conseguiram dinheiro para vir pra cá? – isso mesmo!), e depois nos liberou para irmos à fila da imigração propriamente dita. Teve gente que teve a mala aberta ali mesmo. Fomos para a fila (com a impressão de que estávamos sendo observados – neurótica que sou). Passamos com uma mocinha super simpática e atenciosa. Tivermos sorte! Ela perguntou pq estávamos lá (expliquei que ele tinha entrevista, ela pediu pra ver a troca de emails que eu trouxe impressa), perguntou pq escolhemos Londres (meu marido explicou que sempre quis vir pra cá, que ama a língua inglesa e sua profissão era trabalhar no ramo de restaurantes), onde iríamos ficar (mostrei a carta de acomodação que havíamos fechado para um mês). Não pediu a certidão de casamento nem quis ver dinheiro (fomos exceção, já que quase sempre querem ver). Eu até cheguei a dizer que caso meu marido começasse a trabalhar, eu sabia que tinha direito a aplicar para o residence card, mas só falei pois ela fez alguma pergunta nesse assunto que não lembro agora. Explicou que ia checar as informações e nos deixou esperando num cantinho por 5 minutos. Voltou já dizendo que estava tudo certo, que éramos bem vindos. E foi assim. Ela carimbou meu passaporte com o visto de turista, normal, 6 meses sem direito a trabalho, essas coisas. Foi assim.

        • Luisapaoliello 29/05/2015 at 9:03 pm

          Esqueci de algo importante: Ela pediu para ver a passagem de volta, que estava marcada para exatamente um mês, que foi o tempo que colocamos para voltar pro Brasil caso nada desse certo (e a informamos disso). Abraços!

          • Luisapaoliello 17/06/2015 at 9:47 pm

            Oi Luci, muito obrigada por ter respondido minha pergunta!
            Beijos

  15. Luisapaoliello 12/06/2015 at 12:33 am

    Olá Luisa!
    Estou assustada em ver esse formulário o EEAFM tem 137 pgs.. Existe algum lugar onde podem me auxiliar no preenchimento, de preferência uma entidade filantropica rs…pr favor e obrigada.

    • Luisapaoliello 12/06/2015 at 3:44 pm

      Oi Cleide, eu não sei, nunca utilizei nenhum serviço do tipo! Mas deve ter sim.

      • Luisapaoliello 14/06/2015 at 1:16 am

        ok muito obrigada

  16. Luisapaoliello 21/07/2015 at 8:18 pm

    Olá Luisa,

    Para Conseguir o Family Permit preciso marcar uma entrevista com o consulado britanico? (Você poderia me auxiliar melhor por e-mail?)
    após o family permit de 6 meses, buscamos o AAE2 que já é o residence Card?
    E meu marido sendo europeu precisa de residence card ou ele já pode viver la tranquilamente?

    Abraço.

    • Luisapaoliello 04/08/2015 at 3:55 pm

      Oi Natalia, eu tenho u2 posts super explicativos sobre o family permit =). Apos o family permit, ja aqui no UK vc pede o Residence.
      Ele pode vir tranquilamente sendo Europeu, eles so pedem que caso ele va patrocinar seu residence, ele tbm tenha um tipo de residence tbm que era o EEA1, nao se se mudaram essas nomenclaturas.

  17. Luisapaoliello 18/11/2015 at 3:12 pm

    Ola por gentileza, sou brasileira casada com um Portugues, tenho residencia portuguesa uma filha brasileira que não é filha do meu marido e uma bebe portuguesa ( do meu marido) estou com documentação pronta para enviar o EEAA(FM), mas não sei se meu marido deve tb ter algum tipo de visto. Fiquei confusa olhando no seu blog vi que vc fala sobre o EEAA1 e EEAA2… Você sabe que procedimento devo tomar agora?
    Ps. não falo inglês o que dificulta …
    Obrigada
    Bianca

    • Luisapaoliello 28/11/2015 at 12:40 pm

      Oi Bianca, O EEA1 seria o certificado que o Europeu está exercendo os deveres como cidadão aqui no UK, o que prova que ele tem o direito de pedir residência para seus dependentes. Não é algo obrigatório, mas todos que conheço fizeram, então não sei dizer se o Europeu não tiver o EEA1 pode atrapalhar em algo.
      Pra fazer o EEA1 é o mesmo formulário do EEA2, só que com as informações do Europeu e marcando na seção 1.1 I’m an EEA national and I’m applying for a registration certificate. Não precisa mandar documentos dobrados, quando os documentos são iguais, pode mandar só uma cópia.

  18. Luisapaoliello 22/11/2015 at 10:51 pm

    Olá,
    Meu nome é Dilza Vasconcelos.
    Meu filho é cidadão italiano e está morando em Bournemouth. Ele trabalha e estuda na referida cidade. Estou atualmente no Brasil, mas gostaria de pedir meu resident card e morar perto dele. Como faço para pedir daqui do Brasil? Vi que na documentação tenho que mandar meu passaporte junto com o dele. Que documentos tenho que mandar e que formulários preencher. Baixei o arquivo com os formulários mas não sei exatamente quais preencher. Você pode me ajudar?
    Agradeço.

    • Luisapaoliello 28/11/2015 at 12:47 pm

      Oi Dilza, o visto no caso seria o Family Permit que você encontra aqui no blog também, e você pede do Brasil. No caso você precisa provar que depende do seu filho, ou o seu filho depende de você financeiramente e que apenas ele pode prover por você. Se o visto for concedido, ai quando estiver perto de vencer, você pode pedir uma extensão do visto.
      Se você não precisa trabalhar, pode ser uma boa ir com visto de turista e ficar os 6 meses do visto, não sei se você teria acesso ao sistema de saúde, talvez fazendo um particular seja bom.

  19. Luisapaoliello 01/12/2015 at 8:45 pm

    Olá Luísa, tudo bem? Vcs pagaram 65 p cada aplicação.? Estamos aplicando p registration p meu marido e resident card p mim E usamos a mesma conta porém até agora só foram debitados 65 pounds da conta e só ele recebeu o e-mail do ho hoje. To achando isso estranho. Obrigado

    • Luisapaoliello 01/12/2015 at 9:04 pm

      Oi Renato, é 65 para cada pessoa, eu sugiro tentar entrar em contato com eles pra esclarecer isso, na minha época não tinha que pagar por esse visto, então não posso te dizer como funciona o débito, se eles debitam os dois de uma vez ou não. Você mandou dois formulários né? Um seu e um dele.

      • Luisapaoliello 01/12/2015 at 9:06 pm

        Pois eh vou fazer isso. Sim, mandamos dois formularios no mesmo envelope… :/ muito obrigado pelo rápido retorno! Best wishes xx

  20. Luisapaoliello 10/08/2016 at 9:53 am

    Ola Luisa. Parabens pelo blog e obrigado pelos esclarecimentos muito validos para todos nos.
    Sou cidadao europeu e minha esposa brasileira. Estamos em situacao muito parecida com a sua. Primeiro o Family Permite e agora queremos aplicara para o Residence Card.
    Porem, estou achando muito confuso o EEA FM form. Pelo que vi da para aplicar tanto pro Europeu como para o nao Europeu no mesmo form. Eh isso mesmo? Se sim, qual a necessidade do EEA QP?

    Abracos e muito obrigado.
    Marcelo

  21. Luisapaoliello 11/12/2016 at 10:56 am

    Oi luisa,o tempo do processo é a partir quando manda no post ofice ou quando eles mandam a carta de aplicacao.

    • Luisapaoliello 11/12/2016 at 4:37 pm

      Oi Jose, eu acho que todo mundo conta a partir do momento que é entregue lá no home office.

      • Luisapaoliello 12/12/2016 at 12:22 pm

        Oi luisa hoje faz 6 meses e 3 dias que mandei apartir do post office.pois o normal que no outro dia chegara no HO,e a carta para tirar foto foi 20 dias depois.voce acha que comeca a contar aparti de qual.
        Obrigado.

Leaver a comment