NHS- National Health Service

No Brasil estamos acostumados com os planos de saúde, claro que muita gente não tem dinheiro pra pagar pelo plano e tem que se virar com o sistema público, mas hoje com o crescimento da classe C é cada vez mais crescente o número de pessoas com acesso a planos de saúde. Aqui todo mundo está inscrito no NHS e quem tem plano é geralmente quando é dado pela empresa que trabalha.

Eu não sei como funciona o SUS no Brasil, mas aqui você primeiro escolhe uma clínica perto da sua residência pra se cadastrar, no site do NHS eles te darão uma lista de clínicas perto do seu cep e ai você pode ver as notas e reviews de outros pacientes sobre a clínica e ai escolher a sua. Você vai lá e vai preencher um formulário, mostrar seu passaporte e comprovante de residência (contas de banco, telefone, água, luz…), você precisa provar que mora perto da clínica com comprovante de residência. Depois das documentações será marcado um dia pra fazer um check-up, eles irão te perguntar coisas como “Quantos vegetais e frutas você come por dia” e você leva seu xixi no potinho e eles só vão ver se a cor está boa, não é nada muito aprofundado. Depois de um tempinho você recebe seu cartão com seu número. A clínica médica ou GP (General Practitioner) serve como triagem, você vai lá e se o médico achar que você precisa de médico especializado ele vai te indicar o médico, se não ele mesmo resolve.  o GP é apenas marcado e não serve como pronto socorro. Você só terá acesso ao serviço quando tiver seu número. Quando você em algum hospital e fizer exames eles irão enviá-los pro seu médico do GP, todos os seus exames e atendimentos pelo NHS ficam arquivados, então quando você muda de endereço e de GP eles irão transferir seus documentos e histórico também.

O que nós escutamos é que os hospitais do NHS estão meio em decadência, não tem muitos médicos e com a demanda acaba demorando pra ser atendido, caso seu caso não seja muito grave. Também escutamos reclamações de alguns médicos do GP. Acho que o salário não é muito bom e com essa crise na saúde pública alguns médicos simplesmente levam com descaso os pacientes.

O que eu e meu marido estamos pensando é em fazer um plano de saúde particular, pois os hospitais particulares são muito bons. Um colega do meu marido sofreu um acidente e teve que fazer cirurgia na clavícula e elogiou bastante. O único porém é que quando você utiliza pela primeira vez o serviço precisa pagar 100 libras. Um plano de saúde bem famoso por aqui é o BUPA.

Pra saber mais sobre o NHS, onde encontrar os hospitais, médicos, prontos socorros, GP mais próximo de você e etc. acessem o link: NHS

Mais informações sobre o NHS você encontra nesse link :http://brasilcomz.wordpress.com/2009/07/27/o-sistema-de-saude-na-inglaterra/

PS.: Se você é estudante ou tem visto de trabalho e vai passar mais de 6 meses aqui você tem acesso ao GP, você precisa descobrir que tipo de comprovante de residência pode usar, por que não é qualquer carta com seu nome e endereço que serve, por isso vá até o GP escolhido e pergunte.

Luísa P.

 

Share Button

Comments (4)

  1. Luisapaoliello 12/01/2014 at 11:19 am

    Ola
    Eu e meu marido fomos no GP essa semana. Fomos muito bem atendidos e passamos por uma triagem com uma enfermeira. levamoso exame de urina que segundo ela estava tudo tranquilo. Eles nos enviaram por correio um pedido de exames de sangue ,hemograma completo, exame p ver tireoide, espessura do osso. uma geral. Achei interessante. Na minha cartinha disse p depois retornar o GP para ver o resultado dos exames e levar meu contraceptivo para o medico me passar um com a mesma composicao. Em geral a primeira vista tudo muito organizado . Vamos ver o decorrer.abracos

    • Luisapaoliello 16/01/2014 at 3:41 pm

      Oi Sheyla! Que bom que ocorreu tudo bem. Cada GP tem um método diferente pra quem está se inscrevendo, descobri isso depois que mudamos de GP e foi diferente. No meu GP novo foi tudo tranquilo também, tanto a entrada como pra marcar consulta. Ainda não utilizamos o hospital público e emergencia, são esses o que tenho receio.
      Beijos.

  2. Luisapaoliello 20/05/2015 at 8:23 pm

    Olá, sou registrado em um GP de Peterborough no leste da Inglaterra e agora estou em Londres. Queria saber como me transferir pra cá?

    • Luisapaoliello 21/05/2015 at 11:03 am

      Você vai até o GP escolhido perto da sua casa e na hora de preencher o fomurlário tem a opção de falar que está transferindo de outro GP, você coloca as informações do antigo GP e só, eles fazem o resto.

Leaver a comment