Se comunicando com o Brasil

Um ponto muito importante pra quem tá indo morar fora do Brasil, ou quem vem ficar na Europa por um período mais prolongado, é a comunicação com o Brasil. Todo mundo tá careca de saber que roaming no Brasil já é caro imagina roaming internacional! É um absurdo de caro, é bom consultar a operadora pra saber suas tarifas. Eu sei que pra países do Mercosul fica mais barato e algumas operadoras tem planos também.

Como eu faço:

Eu uso muito o Skype pra falar com minha família, mas nós sempre marcamos um dia ou mandamos mensagem no facebook/e-mail perguntando se a pessoa tá disponível pra falar. Eu uso muito os chats e e-mail também pra me comunicar. Minha mãe tem uns créditos pré pago no Skype que ela usa pra falar comigo no celular quando eu to offline e ela não consegue me contactar de outras maneiras.

Sempre que viajo pra fora do UK eu nunca preciso usar o telefone e internet nós sempre usamos wi-fi, é só sair catando sinais de free wi-fi. No celular Android você pode baixar mapa offline pra usar como GPS ou como mapa mesmo sem precisar estar conectado a internet. É sempre bom ficar em hotéis que tenham wi-fi (a maioria tem) e ai usa o Skype pra falar em casa.

Opções:

SKYPE

A primeira coisa que se deve fazer é mandar todo mundo, que você queira manter contato, instalar o Skype. O Skype dá pra fazer chamadas gratuitas de Skype pra Skype e dá pra usar o celular, computador e tablet. O Skype também tem opções de comprar créditos de chamadas e assim fazer ligações pra celular e telefones fixos que não tenham Skype ou não estejam online. Vou botar exemplos pro Reino Unido, mas no site da Skype existem as opções pro mundo inteiro. Eles têm algumas opções de planos mensais eu vou dar o exemplo de 400 minutos.

As tarifas de ligação do Brasil pro Reino Unido para telefone fixo são:

No plano pré pago, onde você compra créditos e só usa o que comprou fica: 0.07 centavos o minuto. Se você for ligar diariamente ou muito ai existem várias assinaturas onde fica bem mais barato. Por exemplo o plano de 400 minutos de chamada o minuto sai por 0.03 centavos e o plano mensal sai por 11,49 reais.

Telefone fixo e celular:

Pré pago: 0,07 centavos o minuto.

Plano 400 minutos: 0,17 centavos o minuto (68,99 reais o plano mensal).

As tarifas de ligação feita do Reino Unido pro Brasil para telefone fixo são:

O plano pré pago é  0,08 centavos, mas o plano de 400 minutos a chamada por minuto sai por 0,04 centavos e o plano mensal por 17,24 reais.

Telefone fixo e celular:

Pré pago: 0,08 centavos

Plano 400 minutos: 0,23 centavos o minuto (91,99 reais o plano mensal)

Chip de operadoras locais

Ok, mas pra usar Skype em celular eu preciso de internet! Se você vem ficar de 1 mês a mais ou vem morar mesmo o melhor é comprar um chip de alguma operadora daqui. Sinceramente não faz muito diferença qual você vai escolher, mas sim os planos que ela oferecem e o que mais você se ajusta e os preços também. Você pode entrar no site da CarphoneWarehouse e procurar os planos, eles vendem de todas e fazem uma triagem pra você escolher a que mais serve pra você, se for ficar por pouco tempo escolha o pré-pago. Não costuma ser caro e vale a pena! Eu e meu marido estamos usando a Three e não tenho nada a reclamar, eu pesquisei na CarphoneWarehouse e fui na própria Three comprar, mas nessas outras lojas eles vendem também. Tem uma loja em cada esquina, não é nem um pouco difícil encontrar hahaha.

O seu celular precisa ser desbloqueado ok? Desbloqueie no Brasil na sua operadora e também habilite o Roaming Internacional, vai que você precisa falar urgente e o único meio é o celular do Brasil.

Ah, se você compra um chip em Londres ele vai estar habilitado pro Reino Unido inteiro! A Irlanda do Sul, não faz parte apenas a do Norte. Se você for pra fora do UK só funciona se você habilitar o roaming internacional e vai pagar tarifas de roaming.

Se você for passar por vários países:

Existem algumas empresas que você compra um chip e pode usar em vários países sem pagar roaming pra ligar internacionalmente e nem pra receber chamadas. Por exemplo eu compro o chip com número do UK, sempre que alguém do UK me ligar eles não pagam mais caro por isso, seu eu comprar um chip do Brasil, pessoas do Brasil me ligam e pagam como se estivessem ligando dentro do Brasil mesmo. É uma maravilha esses serviços pra quem vai passar por vários países, mesmo quem mora aqui e precisa sempre estar conectado ao telefone e vai pra outros países com frequencia. Tem um porém, essas empresas são estrangeiras e mandam o chip pelo correio, se você comprar do Brasil eles vão te mandar via DHL e você paga imposto e muitas vezes a alfandega vai querer que você pague em dobro, então não aconselho a comprar do Brasil! Se o seu hotel tiver como receber encomendas pra você mande pro hotel. Eu dei uma pesquisada e encontrei essa Maxroam, eles tem alguns tipos de planos e também tem pra por internet em tablets. A Worldsim também presta esse serviço, mas acho que a base dele é o UK, o chip deles é apenas pra ligações, mas se você quiser internet pode comprar o combo do 3g com o chip, sai um pouco mais caro e só vale a pena mesmo pra quem viaja muito pro exterior e precisa sempre estar conectado.

Algumas operadoras daqui do UK tem planos internacionais que você pode ligar do exterior e gastar bem pouquinho, é bom dar uma olhada nisso quando for comprar um chip.

Vale a pena comprar celular aqui?

Vale, muitos aparelhos não serão ridiculamente mais baratos que no Brasil, mas sempre é mais barato. Se for o Nexus4 ai sim fica muito mais barato, comprando no site da Google. Na Carphonewarehouse e Phone4you eles vendem os aparelhos SIM FREE, que você só compra o aparelho sem nenhuma operadora e ele já vem desbloqueado pra qualquer operadora do mundo. É mais caro comprar assim do que com o plano, mas pra quem vem viajando é melhor. Outra opção é, se você vem ficar uns meses compre o celular com um plano mensal e depois desbloqueie em alguma lojinha de indiano no centro. Você sempre vai encontrar alguma loja que faça o desbloqueio.

Ligando a cobrar pro Brasil:

Eu fiz muito isso quando vinha passar pouco tempo por aqui. As vezes queria ligar só pra dizer que cheguei bem, que to viva. Nós fazíamos isso quando não tínhamos celulares tecnológicos por perto. Pode ser muito útil pra chamadas rápidas, porque é caro.

Cada país tem um código diferente e você pode encontrar nesse site aqui os códigos http://www.passagensaereas.com.br/chamadasacobrar.htm

Você bota o código de onde vocês está e depois o número do Brasil com o DDD. Em hotel ligando dessa maneira você não paga nada. Pelo menos nunca paguei hehe

__

Eu acho que deu pra cobrir algumas dúvidas sobre como não gastar burros de dinheiro pra fazer ligações internacionais né?

luisa foto blog

Share Button

Leaver a comment