Londres pontos turisticos: Walking tour Royal London

Eu acho e sempre achei que a melhor maneira de conhecer os pontos turisticos da cidade é caminhando. Muito raramente eu pego o ônibus de turismo e só quando as coisas são muito longe umas das outras.

Eu moro há quase 1 ano em Londres e ainda não conheci tudo de bom que ela tem! E apesar de já ter ido ver em Londres os pontos turísticos mais conhecidos, eu queria conhecer um pouco mais da história e estórias também. Então decidi que iria fazer o free walking tour da SANDEMANs, é a mesma empresa que eu fiz o tour em Praga. Eles têm outros tours pagos também, como conhecer a parte que já foi a mais obscura de Londres, conhecer a “cidade” mais antiga que é a conhecida como City of London, conhecer South Bank que é a encosta do rio Tâmisa onde fica o London Eye e o Pub Crawl que é fazer um tour em vários pubs de Londres hahaha. Segundo o guia os ingressos servem pra vida toda e você pode repassar se quiser!

Bom, eu pretendo fazer os outros pagos, mas decidi começar pelo “grátis” onde você dá a quantidade que quiser pro guia. Esse tour passa pela parte mais famosa de Londres, como Buckingham Palace e Trafalgar Square. Dura 2 horas e meia e você encontra com o pessoal na saída 2 da estação Hyde Park Corner. Eles têm dois horários 11:00 (Com possibilidades de assistir a troca da guarda) e 13:00. O guia que eu peguei se chama John B. e foi O MELHOR guia que eu já tive! Uma figura, super engraçado e como ele é ator ele tá sempre incarnado no personagem hahaha. O nosso grupo era um grupo bem jovem e ele ajudou as pessoas a se integrarem no começo e assim eu fui sozinha, mas acabei que me juntei com um grupinho que também se conheceu ali. Foi bom pra eu usar o meu inglês hahaha Todos do grupo vinham de países que a língua é o inglês.

2013-06-05 12.48.06

O Tour começa ali onde fica o Arco de Wellington. O guia começa falando um pouco das guerras da Inglaterra com a França e um dos generais comandantes de uma das guerras foi o General Wellington que acabou virando primeiro ministro. Ele era totalmente apaixonado por si mesmo e esse Arco (a intenção era ter um igual ao de Paris) e outras esculturas dele foi ele mesmo que mandou fazer com recursos próprios.

2013-06-05 13.57.21

De lá fomos pro Palácio de Buckingham que é a residência da rainha em Londres. Ele nos contou que o Palácio já foi invadido 3 vezes! As estórias são hilárias. Eu descobri que esse Palácio na verdade não é o primeiro oficial da família real! O oficial fica ali pertinho. Ele foi construído em 1705 pelo Duque de Buckingham e era a casa da família, por isso não tem cara de palácio real,  a casa é gigante e linda e o Duque fazia os melhores bailes lá e recebia muitos elogios. Então o rei George III, avô da rainha Victoria, ficou louco de inveja e começou a tramar jeitos de ter a casa pra ele. Os filhos homens do Duque morreram antes dele e naquela época a herança não ia pras mulheres, como o Duque já tava velho o rei forçou um acordo com ele e comprou a casa por 28 mil libras!! O palácio virou um retiro pra mulher do rei e seus 15 filhos e a casa oficial da família continuou sendo  St. James’s Palace. Só quando a rainha Victoria assumiu o reinado que ela se mudou pra Buckingham Palace e ele se tornou residência oficial da monarquia. The end hehe.

2013-06-05 14.38.45

St. Jame’s Palace (É bem maior que minha foto, mas não sou boa fotógrafa hehe)

2013-06-05 14.35.14

Guardinha nem olhou pra foto ;/

De lá a gente passa por outros locais até chegar na Trafalgar Square! A praça mais linda de todas. Pra quem não sabe a Trafalgar é o ponto inicial de Londres! Todas as distâncias daqui pra algum outro lugar o ponto inicial é lá. Foi construída em homenagem a vitória da guerra de Trafalgar, contra os franceses. A coluna tem uma estátua do comandante naval Nelson, que foi um herói e morreu na guerra. Ali tem o prédio da National Galery, onde você pode ver gratuitamente uns dos quadros mais famosos do mundo e tem restaurantes maravilhosos também.

2013-06-05 15.04.00

2013-06-05 15.06.37

Foto tirada em 1908, não mudou quase nada.

De lá fomos para o Big Ben, Abadia de Westminster e Palarmento. Você sabe porque o Big Ben se chama assim? Segundo o nosso guia, o relojoeiro junto com outros pessoas ficaram quase metade de um dia inteiro discutindo que nome dariam pro relógio. Ele era bem gordo e tava ficando muito estressado com toda a situação do nome, até que um jornal divulgando sobre o caso chamou o relojoeiro ironicamente de Big Ben, e acabou ficando assim. Depois do Jubilee de ouro da rainha a torre onde fica o relógio passou a se chamar Queen Elizabeth Tower.

2013-06-05 15.41.31

A Abadia de Westminster é o prédio mais antigo da cidade de Westminster! Ele tem mais de mil anos e a cidade começou a se desenvolver em volta dela! Interessante né? Todas as cerimonias religiosas da família real e coroações são realizadas lá.

2013-06-05 15.42.53

E finalmente o Parlamento! É um prédio gigantesco e muito bonito. Todas as votações de leis são feitas ali com a presença da rainha. Aqui todo dia 15 de novembro é celebrado o Guy Fawkes Night ou Bonfire Night, a história é de que em 1605 foi o dia que tentaram explodir o parlamento onde o rei escocês e protestante estaria presente. Se tinha uma coisa que os ingleses mais odiavam naquela época era escocês e se você fosse católico, que eram personas non gratas naquela época, odiavam protestantes e escoceses. Bom, um grupo de católicos ingleses começaram a tramar a morte do rei pra coroarem um católico, eles decidiram contratar Guy Fawkes que entendia de explosivos. Ele conseguiu um trabalho no Parlamento e durante 1 ano toda semana ele conseguia colocar 1 caixa de pólvora debaixo do prédio. Com 1 ano ele conseguia cobrir todo o térreo do prédio e no dia 15 de novembro ele explodiria. Porém um dos conspiradores lembrou que se cunhado estaria lá e ficou com peso na consciência e assim mandou uma carta anônima pra ele não ir naquela noite. O cunhado achou suspeito e mostrou pro rei que decidiu fazer uma emboscada. Pegaram Guy Fawkes que depois de 3 dias de tortura denunciou todo mundo. Desde então no dia 15 de novembro é relembrado o fato com várias fogueiras acesas pelo país, fogos de artificio e cantigas.

Don’t you Remember,
The Fifth of November,
‘Twas Gunpowder Treason Day,
I let off my gun,
And made’em all run.
And Stole all their Bonfire away. (1742)[48]

The fifth of November, since I can remember,
Was Guy Faux, Poke him in the eye,
Shove him up the chimney-pot, and there let him die.
A stick and a stake, for King George’s sake,
If you don’t give me one, I’ll take two,
The better for me, and the worse for you,
Ricket-a-racket your hedges shall go. (1903)

2013-06-05 15.49.25

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ZOwrQgcReb0&feature=youtu.be]

De lá fomos todos pro pub! Foi muito bacana e todo mundo achou o tour valeu a pena. Muita gente já foi dali pro tour que mostra as partes obscuras de Londres que começava as 18:30 com o mesmo guia. Lá no pub você pode comprar os ingressos e fica mais barato que comprar na hora ou pela internet.

luisa foto blog

Share Button

Comment (1)

Leaver a comment