Viajando com a Condor linhas aéreas.

A Condor linhas aéreas é uma empresa mais ou menos nova no Brasil, ela é alemã, mas pertence ao grupo inglês Thomas Cook. A sua base por enquanto é em Recife e ela realiza voos pra Europa.

Quando eu tava procurando passagem pra voltar do Brasil, já eu tinha a ida, eu tava ficando horrorizada com os preços da TAM e afins, se eu comprasse ida e volta 3.300 reais, se eu comprasse só ida 3.100 reais. Teve uma hora que decidi usar o Mundi.com.br e apareceu a Condor só a ida por 1.300 reais! Eu entrei em frenesi né? Mas ai veio aquele medinho, nunca tinha ouvido falar dessa empresa. Fui pesquisar bastante e me acalmei.

A Condor linhas aéreas segue o esquema daqui da Europa, comprar ida e volta não fica o mesmo preço de só ida e isso é muito útil pra quem vai e não volta, é muito chato você ter que comprar a passagem de volta e ficar na agonia sem saber se vai poder usar mesmo na data que você marcou, essa da TAM eu por pouco não ia conseguir usá-la. Na hora de reservar eles pedem o nome inteiro igual o passaporte, meu sobrenome é grande e não coube tudo então depois de comprar a passagem eu mandei um e-mail pra eles, em inglês, e eles alteraram o nome na passagem. Em último caso, se seu nome não couber também bote apenas o último sobrenome e mande um e-mail pra eles. Um ponto ruim deles é que mesmo tendo voos pro Brasil e saindo do Brasil eles não têm um call center em português, tudo tem que ser resolvido por e-mail ou telefone em inglês também, mas o número é da Inglaterra, então não rola muito pagar chamada internacional né? Eu mandei e-mail e eles me responderam depois de 1 dia se não me engano e resolveu, sem a chatisse das cias brasileiras, o meu problema com o nome. Eu mandei pra esse e-mail reservation.pt@condor.com e precisa estar escrito em inglês.

Eu sei que em voos dentro da Europa você só pode carregar uma mala de até 20kg, mas acho que as regras do Brasil de que você pode levar 2 de 32kg se aplicam no caso, já que o voo tá saindo do Brasil, mas se o voo se origina na Europa ai acho que só 1 de 20kg mesmo. Eu levei só 1 de 20 kg e pronto. O check-in em Recife foi tranquilo, mas a moça do meu lado tava tendo problemas com o que? Nome! Mas acho que ela deu uma viajada, pelo que pude escutar haha, parece que ela botou na passagem o suposto nome do marido sueco dela, mas no passaporte não tinha nada de sobrenome sueco e por isso não pode fazer check-in até resolver. Eles são super pontuais e na hora certa o voo tava decolando.

O serviço de bordo é um caso a parte, é meio diferente do que eu já tive na TAM. Eles demoraram horrores pra servir o jantar, eu tava quase comendo papel já! Primeiro que tem só um carrinho pra cada lado e vai até lá na frente do avião e eu tava na última fileira!! Depois que eles passam primeiro servindo bebidas, depois de um século pra pedir a bebida eles ainda levaram outro século pra começar a servir o jantar e bebida de novo. Eu tava chorando de fome já hahahaha. Você só tem uma opção de cardápio que é o que eles te dão, mas tava gostoso. Depois é mais um século pra sair recolhendo tudo de novo.
Ah, os comissários só falam inglês e alemão.

A televisão é central e não em cada poltrona, então se você for assistir tem que assistir o que eles quiserem. Passaram um seriados e uns filmes. Ah, eles não te dão fones de ouvido! Você tem que comprar, mas como eu já sabia disso eu levei o meu hehe.

Dormir foi outro caso a parte, eles não desligaram as luzes, então fica meio desconfortável pra dormir né? Eu adoro quando na TAM desligam tudo e o avião dorme ou se não quiser fica vendo sua televisãozinha em paz sem atrapalhar ninguém. Mas ok, a gente releva.

Bom, quase hora de chegar e vão distribuir o café da manhã, que é bem simples, mas mata a fome. O serviço foi um pouco mais rápido já que o avião tá quase perto de pousar e não dá pra ficar enrolando. Chegando no aeroporto de Frankfurt ou você fica lá ou vai pegar sua conexão, o que acredito que seja o que a maioria faz. A companheira da Condor é a grande Lufthansa, que praticamente é dona do aeroporto hehe.

Como funciona imigração? Se você for pra algum país da Europa do tratado de Schengen você vai fazer a imigração em Frankfurt, então você passa pela imigração, pega sua mala e vai fazer check-in de novo. Se você vai pro Reino Unido, qualquer país do Reino Unido a sua mala já vai direto pro avião, você só precisa ir no terminal do seu voo, ir na bancada da Lufthansa e pegar seu cartão de embarque, que eles não emitem no Brasil. Você entra na sala de embarque e sua imigração é quando chegar no país. Eu fiquei com frio na barriga de ter que fazer essa conexão sozinha, mas ocorreu tudo bem tranquilo, pergunte pra alguém se estiver perdido..se não souber inglês já vai com perguntas anotadas.

Veredito final, eu usaria a Condor de novo se eu precisar só de passagem de ida. Se o preço de ida e volta estiver muito mais em conta também, continuo indo nela hahaha.

Ps.: Os preços são dados em dólar ou euro, o seu cartão precisa estar habilitado para compras internacionais! Antes de comprar vá em um auto-atendimento ou se puder pela internet e habilite. O preço final virá no fechamento da fatura do cartão de crédito.

Luísa P.

Share Button

Comments (35)

  1. Luisapaoliello 17/06/2013 at 3:35 pm

    Oi, Luísa!
    Obrigada pelo post, muito esclarecedor! Encontrei o blog procurando por reviews sobre a Condor, comprei a passagem Fortaleza – Recife – Frankfurt – Londres para ir em setembro. Tenho lido bons comentários sobre a companhia e seu relato também me deixou segura. Fiquei só com uma dúvida: você falou que precisou colocar o nome completo na reserva, mas quando preenchi meus dados eles só pediam First Name e Last Name.. Em que momento foi pedido o nome completo? Me preocupei um pouco com isso, queria esclarecer pra mandar um email também pedindo a adição do meu nome do meio.
    Abraços!

  2. Luisapaoliello 18/06/2013 at 4:42 pm

    Atualizando: encontrei onde eles pediam o nome completo e já mandei email solicitando a inclusão do meu nome do meio. Acontece que eles trocaram.. colocaram o nome do meio no final. Já mandei outro email explicando a ordem correta, estou esperando resposta agora. Fiquei com receio.. Foi tudo tranquilo pra você tanto no embarque de Recife para Frankfurt quanto de Frankfurt para Londres?
    Abraços!

    • Luisapaoliello 22/06/2013 at 3:14 pm

      Ei Raquel, eles geralmente não demoram mais que 2 dias pra responder, se não responder continue mandando e-mail e coloque seu nome por extenso pra eles não confundirem mais. Foi tudo tranquilo! Em Frankfurt você vai ter que ir até o hall de embarque internacional e lá ir no guichê da Lufthansa, você entrega seu passaporte e o comprovante de compra impresso (O que vem com seu número de reserva no e-mail) e ai eles vão te dar sua passagem.
      Abraços!!

      • Luisapaoliello 22/06/2013 at 8:05 pm

        Pronto, deu certo! Eles já corrigiram e me mandaram um novo comprovante.
        Vou imprimir todos os emails e comprovantes antigos, de qualquer forma, pra evitar qualquer problema, pois li em outro blog o relato de uma pessoa que eles esqueceram de alterar o nome no trecho da Lufthansa. Obrigada pelo feedback, abraços!

        • Luisapaoliello 23/06/2013 at 9:47 am

          Que bom! Tinha ficado meio tensa por você kkkk
          Vai dar tudo certo, tenha uma ótima viagem.

  3. Luisapaoliello 03/07/2014 at 10:57 pm

    Olá Luisa!

    Preciso da sua ajuda!
    Meu marido e eu vamos nos mudar para Londres daqui 1 mes!
    Temos em mãos um fatura / confirmação da reserva da compra de nossa passagem pela CONDOR! Porem nunca encontramos um meio de acessar nossa reserva no site da companhia! Sabemos que o voo tera a participação da Gol (Belo horizonte – Salvador) e tambem da Luftansa (Frankfurt – Londres) porem fizemos a compra NA CONDOR! E nada aparece lá! Por favor, me dê uma luz! Enviei um email para eles em ingles, estou aguardando resposta!
    Muito obrigada! bjo!

    • Luisapaoliello 04/07/2014 at 9:07 am

      Oi Lauriana,
      São cias parceiras da Condor, em Salvador você irá pegar um avião da Condor até Frankfurt e de lá você vai até o guichê da Lufthansa com a sua passagem e eles emitem na hora.
      Com essa confirmação-reserva você vai na hora do check-in e entrega pra eles, ai lá eles vão tirar a passagem. No site da cia eu realmente não vi lugar pra ver a reserva, mas eu entrei em contato com eles apenas pra mudra meu nome na passagem…porque com os recibos que eles enviam por e-mail eu levei pro check-in.

  4. Luisapaoliello 17/11/2014 at 7:49 pm

    pode comprar na condor com cartão sem ser internacional:

    • Luisapaoliello 19/11/2014 at 8:21 pm

      Oi Nadja, quando eu comprei não podia não…e além de ser internacional precisava estar desbloqueado para compras internacionais.

  5. Luisapaoliello 21/06/2015 at 4:20 pm

    Muito obrigada pelo post!
    Estou indo para UK sexta agora, e o atendente da Decolar me disse que eu teria que pegar as malas em Frankfurt e despachar novamente, o oposto do que você relatou!
    Me ajudou muito =)

    • Luisapaoliello 10/07/2015 at 4:07 pm

      Oi Cindy, não faz muito sentido pegar malas, porque você não faz imigração na Alemanha e sim no UK. Infelizmente algumas pessoas não sabem direito como funciona as coisas e dão informações erradas.

  6. Luisapaoliello 07/10/2015 at 5:41 am

    Oi, Luisa! Você comprou a ida por uma empresa e volta pela condor? Na imigração é necessário apenas apresentar um bilhete de volta, não obrigatoriamente da mesma empresa que fez a ida? Pretendo ir para Europa com milhas pela TAM e voltar de Condor. Estou com um certo medo em relação a isso. Adore o post! 🙂

    • Luisapaoliello 23/10/2015 at 1:49 pm

      Oi Mari, eu vim com ida e volta pela TAM, mas eu vim pra morar, então quando eu usei a minha volta pela TAM eu precisei apenas comprar a vinda pra cá, porque eu já morava aqui. No seu caso, vc precisa ter ida e volta, não importa se de cias diferentes, mas ja precisa ir com tudo comprado, caso eles peçam pra ver.

  7. Luisapaoliello 16/10/2015 at 8:50 pm

    Estou desesperada !Comprei passagem sò de ida pro Brasil com a Condor ,mas digitei o email errado ! Como faço para corrigir e receber a confirmaçao da reserva.No site informava que atendiam tambem em italiano, liguei mas so atendem em ingles ou alemao . To perdida 🙁

    • Luisapaoliello 23/10/2015 at 1:51 pm

      Oi Aldaise, na época eu me comuniquei por e-mail com eles escrevendo em Inglês, infelizmente não sei como funciona mais o contato com eles.

  8. Luisapaoliello 20/10/2015 at 2:13 am

    “Se você for pra algum país da Europa do tratado de Schengen você vai fazer a imigração em Frankfurt, então você passa pela imigração, pega sua mala e vai fazer check-in de novo. Se você vai pro Reino Unido, qualquer país do Reino Unido a sua mala já vai direto pro avião, você só precisa ir no terminal do seu voo, ir na bancada da Lufthansa e pegar seu cartão de embarque, que eles não emitem no Brasil. Você entra na sala de embarque e sua imigração é quando chegar no país. ”

    Vou para Amsterdam.. no caso eu tenho que pegar minhas malas em Frankfurt?? Achei que essas iam direto pra Amsterdam e eu so teria de passar pela imigração.

    • Luisapaoliello 23/10/2015 at 1:56 pm

      Oi Livre, no meu caso eu estava indo pela Condor e ia fazer uma conexão pegando a Lufthansa pra Londres, então eu tive que ir no balcão da Lufthansa e fazer o check-in lá, mas como eu não ia entrar no país a mala foi transferida pra mim. Quando você for fazer o check-in pergunte como vai funcionar a conexão, se a mala já vai direto pra Amsterdam ou se precisa pegar a mala.
      No próprio Brasil, quando eu vinha do exterior e fazia a imigração em SP pra pegar conexão pra outro estado, pela mesma cia, eu tinha que pegar as malas e fazer check-in de novo.
      Então a melhor coisa é perguntar.

  9. Luisapaoliello 22/12/2015 at 11:01 pm

    Oi, adorei sua postagem. Estarei viajando pela condor saindo de Recife com destino a Frankfurt, irei para casa da minha prima em Werne, na Alemanha mesmo. Porém eu sou menor de idade e onde tenho que apresentar os documentos que são exigidos para um menor viajar? Em Recife na hora do check in ou quando chegar em Frankfurt?

    • Luisapaoliello 05/01/2016 at 2:19 pm

      Oi Wesley, com certeza em Recife. Você nunca sai da sua origem sem mostrar todos os seus documentos. Provavelmente na hora de voltar quando for fazer check-in você deve ter que mostrar de novo.

  10. Luisapaoliello 25/02/2016 at 10:17 pm

    Olá . Adorei sua disposição para responder a todos ,dai comecei a ler e ainda permaneceu uma dúvida quanto o nome no bilhete aéreo , no meu caso tenho 2 nomes próprios e 2 sobrenomes , percebi que meu nome não saiu completo na reserva , muito embora eu tenha digitado todos , você acha que preciso conecta-lost por e-mail quanto a isso ? Só confirmando devo pegar minhas malas em Frankfurt e despacha-las novamente lá ? Meu voo é para Paris , partindo de Fortaleza (GOL)/Recife (Condor)conexão em Frankfurt.(lufithansa), amiga ajuda aí viajar para lugares que não dominamos o idioma causa muita insegurança . Abraços

    • Luisapaoliello 26/02/2016 at 2:32 pm

      Oi Katia, foi mais ou menos o meu caso! Eu coloquei o nome completo tbm, mas na confirmação por e-mail ele veio cortado porque não coube. Eu imagino que no sistema o nome esteja completo, mas por via das dúvidas envie um e-mail pra condor e pergunte sobre isso. Fala que você colocou o nome todo certo, mas na confirmação ele veio cortado, se isso será problema na hora do check-in. Na hora que você for fazer o check-in pergunte isso pro funcionário, se você terá que despachar mala de novo ou ter que fazer o check-in tbm na Lufthansa. No meu caso eu não tive que despachar, porque meu voo era pra Londres, mas tive que ir no guichê da Lufthansa e retirar um novo ticket.
      Abraços

  11. Luisapaoliello 28/02/2016 at 10:20 am

    Olá Luisa , fico extremamente grata pela sua ajuda , vou enviar um e-mail para confie sim , caso eu obtenha retorno o quanto antes , relatarei aqui, para ajudar outras pessoas que por ventura tenham a mesma dúvida . Abraços e que você tenha uma semana muito próspera !!!!

  12. Luisapaoliello 05/07/2016 at 4:17 am

    Oi. Gostei bastante de suas explicaçoes. Mas tenho uma duvida ainda, recebi somente a confirmaçao da reerva por email e nada mais. Saio de Curitiba /Rio de Janeiro/Frankfurt/Split, pelo GOL primeiramente depois CONDOR e depois CROATIA AIRLINES. Mas o problema é : não consigo acessar minha reserva pelo site(na parte MINHAS RESERVAS) diz que o numero dela é invalido. Vou ao site da GOL e nada consta tambem. O que sera que esta acontecendo. Sera que nao tenho minha passagem. É tudo muito estranho. Pq sempre viajo e recebo o ticket da cia. Sera que saberia me ajudar. Obrigada!

    • Luisapaoliello 17/08/2016 at 3:26 pm

      Oi Denise, você comprou a passagem tudo em um local? Se você comprou na GOL então tudo deveria estar logado na sua reserva no site da Gol e por ai vai!

  13. Luisapaoliello 24/08/2016 at 10:00 pm

    Olá Luísa,
    Boa tarde!
    Tô indo pra Londres com a minha esposa em novembro, tenho cidadania Portuguesa, vou pedir o family permit pra ela, será que teria algum problema eu e ela saindo daqui com a passag

  14. Luisapaoliello 27/10/2016 at 7:01 pm

    Olá Luisa, eu nao falo muito portugues, eu falo espanhol, mais vou tratar de fazerme entender. Onde voce embarca no aeroporto de Recife? Eu teim um voo pra Frankfurt em umas semanas e nao sé onde embarcar no aeroporto do Recife. Quando eu chego no aeroporto, que fazo? Onde vou? Brigado pela ajuda!

    • Luisapaoliello 29/10/2016 at 9:12 pm

      Oi Alejandra,
      Com certeza terá uma plaquinha mostrando onde fica o guichê da Condor. Nao se preocupe.

      Abraços.

  15. Luisapaoliello 24/11/2016 at 3:41 am

    Oi Luisa!!! Viajo em abril para Berlim e quero comprar as passagens pela Condor, você acha que é melhor comprar quando estiver mais perto da viagem? Outra coisa, não falo inglês e eles só falam inglês e alemão, nada de espanhol. Tou com medo de ficar perdida em Frankfurt! O que você acha??
    Agradeço demaaaais!

    • Luisapaoliello 26/11/2016 at 1:48 pm

      Oi Maria, quanto mais perto da viagem mais caro vai ficando as passagens eu acho. Os aeroportos hoje são muito bem sinalizados, você sempre vai encontrar aquelas telonas com os voos e seus terminais e ai eh só ir seguindo placa. Você vai fazer a imigração em Frankfurt, o que deve ser o que a maioria das pessoas voando com vc irão fazer, eh so seguir o fluxo tbm.

  16. Luisapaoliello 20/12/2016 at 5:16 am

    Olá Luiza! Eu vou viajar pela Condor em Março de 2017, mas eu tenho 2 dúvidas. Eu tenho 2 nomes proprios e 2 sobrenomes, eu os digitei corretamente e completo, os 2 nomes proprios em first name e os 2 sobrenomes em last name e nada no espaço Nome do meio, até ai ok, meu nome apareceu imediatamente completo. Mas quando eu fui verificar a confirmação da minha reserva meu segundo nome proprio está incompleto, eu acredito que por falta de espaço. Mas no sistema deles está registrado corretamente por que eu consigo fazer login em minha reserva com meu nome completo. Mas eu ainda tenho dúvidas se eu vou ter problemas no check in.
    Outra dúvida, quem comprou minha passagem foi meu namorado que mora na Alemanha, então nós entendemos que no primeiro espaço que pedia dados do cliente e endereço, etc..ele deveria colocar seus dados e logo abaixo onde solicita dados do passageiro, os meus dados, e desta forma nós fizemos. Na confirmação da reserva aparece primeiro o nome dele, por exemplo: Holla Sr. Maik, esta é sua reserva. E eu apareço abaixo como passageira. Será que fizemos correto? ou eu deveria ser a Cliente também? Por favor dei-me uma luz 😀
    Dede já agradeço!!!

    • Luisapaoliello 14/01/2017 at 3:47 pm

      Oi Adriana. Acho que se está certo no sistema vc não deveria ter problemas! Dá um print ou imprima essa página que mostra seu nome inteiro certo, só por precaução.
      Acho que tbm n tem problema se vc está como passageira, como foi ele que pagou deve ser por isso que aparece o nome dele, mas o importante é vc estar como passageira e a passagem estar no seu nome.

  17. Luisapaoliello 17/01/2017 at 1:35 am

    Olá Luísa, gostaria de sua ajuda em algumas informações caso você saiba. Em fevereiro estou viajando da Itália para Fortaleza em um vôo pela Condor que tem escala em Frankfurt, quando comprei dizia escala mais pelo que percebi é uma conexão onde terei que descer no aeroporto para trocar de vôo, estou preocupada porque não sei falar alemão nem inglês, somente português e italiano e como vou tá viajando com meu filho de 3 anos estou perdida em relação a isso. Queria saber se quando embarcar aqui na Itália já recebo todos os cartões de embarque ou apenas até Frankfurt e lá devo pegar outro até o Brasil.

    • Luisapaoliello 24/01/2017 at 3:12 pm

      Oi Jessyca, bom pelo menos vc vai ter q ler as placas e os telões com as informações das areas de embarque pra poder chegar lá. Sobre a passagem, isso infelizmente vc so descobrira na hora do check-in, pois cada voo tem sua singularidade e não tem como eu te dizer se eles vão te dar todos os cartões de embarque.
      Abraços

  18. Luisapaoliello 07/03/2017 at 2:39 pm

    Oi, entao eu sou Au pair na Alemanha, e vim pra cá com a Condor e como fico um ano na Alemanha trouxe duas malas, se nao me engano deu 39kg as duas. Em maio deste ano tenho que voltar, e iria pela Condor novamente, mas ai nao posso levar as duas malas de 32kg? To desesperada :$

    • Luisapaoliello 07/03/2017 at 3:00 pm

      Oi Maiara,
      vc veio já com passagem de ida e volta ou só de ida e depois comprou a de volta? Isso faz diferença. Se vc comprou ida e volta junto então a lei do Brasil se aplica e duas malas com 32kg deveria estar no allowance. Se vc comprou a de volta separado da ida, ai que tem o problema hehe.
      Abs.

Leaver a comment