Guia de 1 dia em Londres: East End

Um dos assassinos em série mais famosos do mundo é o Jack o estripador. Ele ficou conhecido por começar a assassinar prostitutas e bom, estripá-las. Até hoje ninguém sabe a identidade dele. Os corpos foram encontrados no leste da Cidade (East End) de Londres e não no leste da cidade de Westminster. Foram 5 vítimas conhecidas, mas ninguém sabe se realmente foi a mesma pessoa e também se outros crimes em seguida também feitos por ele.

Você sabia que na época dos crimes o leste da Cidade de Londres era um favelão onde um milhão de pessoas se espremiam em apartamentos minúsculos, sem higiene ou água potável?. Haviam muitos imigrantes, acabou que muitas mulheres se prostituíam e muitas crianças não passavam dos 5 anos.  E por incrível que pareça essa época de 1880 e poucos Londres era conhecida como a capital mais segura pra se viver, estatísticas mostravam que o crime estava diminuindo.

Essa área de Londres que já foi bastante obscura e pobre, mas tem bastante história e locais importantes de serem visitados.

*Eu dou os locais aleatoriamente, pegue um mapa e identifique-os no mapa pra assim fazer a melhor rota.

Spitalfields Market

Esse mercado existe desde o século 12 e sempre foi um local de trocas e vendas e encontros. Na época do Jack era local de emprego pros moradores locais.

Hoop and Grapes

É um dos pubs mais antigos de Londres e um dos poucos que sobreviveu ao grande incêndio. O local na época do incêndio era uma casa que depois virou pub. A parte da frente do pub é a original.

The Royal London Hospital

O hospital está ali desde 1757.

Fournier Street

Essa rua deve ser uma das mais preservadas de Londres e as casas dessa rua foram construídas em 1725! Depois do grande incêndio começaram a surgir cias. de seguro contra incêndio, então algumas casas tinham tipo uma plaquinha dizendo que eles estavam segurados caso houvesse um incêndio os bombeiros das cias. iriam apagar apenas as casas com a plaquinha. Algumas casas desse rua você ainda encontra a plaquinha.

The ten bells pub

Ali desde 1753, esse pub era frequentado por algumas das vítimas do Jack e era perto de onde moravam. O exterior foi renovado, mas o interior está bem do jeito que era na época das mortes.

Brick Lane

Embaixo tem escrito o nome da rua na língua Bangladesh

A rua antes se chamava Whitechapel Lane, porém mudaram o nome pra Brick (tijolo) Lane porque ali havia depósitos para tijolos. No século 17 começaram as ondas de imigrantes no local como os franceses huguenotes, fugidos de uma caçada religiosa na França, e com eles a área se tornou um centro de tecelagem, costura e vestuários. A partir dai que começou a atrair mais imigrantes ainda procurando por trabalho. No século 19 os Irlandeses e Judeus Ashkenazi começaram a imigrar. Porém no final do século 20 os Bangladenses começaram a tomar o lugar e hoje são a maioria por lá. Hoje é um local muito famoso por casas noturas, bares, pubs e comida indiana.

St Katherine Docks

Essa Marina fica perto da London Bridge e Tower Bridge, é local histórico que hoje se tornou um local de luxo. Com restaurantes, acomodações e uma vista linda pro rio Tâmisa. É um ótimo local pra se terminar o dia.
A Marina existe ali desde 1125 e há relados dela ter sido dada pelo Rei Edgard para 13 cavaleiros, com o direito de usarem pra trocas de mercadorias. Ali já abrigou um hospital e uma monastério. O nome foi dado na época Elizabethana e no fim do século 18 a área já abrigava casas, escola e já tinha quase 3 mil habitantes. Com a era industrial apenas esse dock não dava conta do trabalho e a partir dai foram construídos outros pela cidade. Por um tempo chegou a abrigar algumas casas pobres, mas foi reinventada para servir de troca de bens de luxo, como vinhos e artigos vindo da India e outras partes do mundo.

Tower Bridge

Na metade do século 19 foi preciso construir mais uma ponte, porém não podia ser uma normal, porque precisava-se que navios grandes passassem por ali e fossem da London Bridge até Tower of London, por isso que a ponte abre. Houve uma competição de design e muitas discussoes, mas no final quem venceu foi o arquiteto da City e também juiz da competição Sir Horace Jones, a idéia de botar as torres foi de seu engenheiro. Levou 8 anos pra concluir a construção da ponte. Jones morreu 1 ano depois do começo da construção, que pena né? Ele foi substituído por outro que deu uma modificada no desenho tornando-o mais gótico.

Tower of London

Foi construída pelo William, o conquistador, em 1078! Esse ai é uma antiguidade. Apesar de não ter sido construída com essa proposta, em 1100 começou a ser usada como prisão. Ela foi melhorada e aumentada ao longo de um séculos até que permanece hoje do jeito que Edward I a deixou no século 13.

Em um dia dá pra ver esses locais e andar mais um pouco. Existem também algumas empresas que fazer excursões por essa área e é bom porque o guia vai te levando e falando sobre as histórias do local!

 

Luisalogo

Share Button

Leaver a comment