Dublin, Irlanda.

A Irlanda é um país com uma história muito forte de lutas por indepêndencia e lutas culturais entre seus compatriotas (Sul vs. Norte). Então, eu sempre quis conhecer a Irlanda e pra começar fui pra Dublin, Wicklow e Glendalough.

Essa minha viagem marca também minha primeira viagem a turismo sozinha! Foi muito importante pra mim quebrar essa barreira de medo e planejar, organizar e me virar sozinha do começo ao fim. Eu planejei e pesquisei bastante essa viagem, que infelizmente foram de apenas 3 dias, mas já me deixou com gosto de quero mais! Eu não necessáriamente voltaria pra passar muitos dias em Dublin, mas sim pra conhecer mais o interior da Irlanda.

Pelo o que eu pude sentir e também ver pessoas falando é que os Irlandeses são bem diferentes dos Britânicos. São bem abertos, gostam de puxar papo e são mais calorosos.

Conhecendo a história de Dublin

Como eu tinha muito pouco tempo mesmo na cidade de Dublin eu decidi na manhã da minha partida dar uma andada pela cidade e a melhor maneira de fazer isso sem se perder ou perder tempo é fazendo o Walking Tour. Como sempre eu escolhi o NewEurope. São 3 horas, que se passaram incrivelmente rápido e vimos algumas coisas e escutamos bastante história e estórias, umas bem malucas. Os Irlandeses são bem excêntricos mesmo.

Infelizmente minhas fotos não ficaram as melhores, mas vou botar algumas.

DSC02015 copy

A dona justiça retratada como não justa no castelo de Dublin. Com a dominação dos Ingleses e seu preconceito e descaso com os Irlandeses, eles retrataram a justiça virada de costas para o povo, com os olhos abertos e a espada empunhada.

DSC02017 copy

A Catedral St. Patrick, que foi primeiramenta construida pelos vikings, depois que os protestantes sairam de lá foi usada primeiramente como bar, depois abriram junto uma destilaria de wisky e depois abriu um bordel! hahahaha. Mas hoje não tem mais nada disso lá dentro e virou Catedral de novo. Ali do lado tem o prédio controverso do governo de Dublin, que construiu em cima da maior área preservada da passagem dos vikings na Europa. É realmente uma pena.

DSC02022 copy

 

DSC02026 copy

Ali em Temple Street tem a maior concentração de bares em Dublin, ali perto fica onde o U2 foi descoberto e onde eles compraram um hotel e um bar.

DSC02030 copy

Com a chegada do milênio muitos países e cidades se prepararam pra chegada com algum momumento. Onde fica esse grande alfinete, era tipo um momunento a um navegador Inglês que você podia subir por dentro e lá em cima ter uma linda vista da cidade. O IRA destruiu o monumento e com a chegada do milênio o governo fez um concurso pra escolher um novo projeto que teria também uma vista da cidade. Mas no final um projeto de Ingleses venceu o concurso com um design que não tinha nada a ver com a proposta! E foi esse alfinete gigante de aço que não serve pra nada e custou 3 milhões de euros.

DSC02032 copy

DSC02033 copy

A Trinity College é a maior faculdade da Irlanda e é protestante! Até há uns anos atrás os Irlandeses que fossem católicos tinham que pedir permissão para seu padre pra poder estudar lá, se não você poderia ser expulso da religião e não poderia mais ir para a igreja. Dizem também que há muito tempo atrás os estudantes protestantes tinham o direito te matar 3 católicos no campus e não podia ser a tiro! Hahahah. Até onde essa história é verdade eu não sei.

GUIAS PARA FAZER SOZINHO

Você pode fazer sua caminhada sozinho também! Eu fiquei muito afim de fazer, mas não tive tempo nenhum. No site do visitdublin tem uma área com podcasts e te mostram roteiros temáticos de caminhadas por dublin, como por exemplo:

  • Viking and Medieval
  • Georgian
  • A day in Dublin
  • Temple bar
  • Entre outros..

Você faz o downloas dos guias impressos com o mapa e também do podcast com uma pessoa falando, em inglês, sobre a história do local que você irá passar. É bem interessante, já que o mais legal é saber um pouco da história do local que você está vendo.

Bares, Temple Bar e Guiness

DSC02029

Bebida é algo que os Irlandêses adoram! Eu costumo achar wisky muito forte e ruim, mas o wisky que eu experimentei lá eu até que gostei!
O interessante é que os Irlandêses adoram música também, então depois de umas 5pm alguns muitos bares têm música ao vivo, bem animadas e bem Irlandesas. Vale a pena dar uma ida nos bares pra escutar as músicas. Como aqui, pra você comprar sua cerveja ou sua Guiness, você tem que ir até o balcão e pedir, então se vocè entrar em um bar só pra escutar a música é bem capaz que ninguem vai falar nada por você não estar consumindo.
Eu não aconselho mocinhas andando sozinhas de madrugada por Dublin, além de ser perigoso vai ter bastante bebum pelo caminho. Dublin tem bastante problema com usuários de drogas também.

Como um dos meus guias falou a família Guiness é o mais próximo que a Irlanda chega da realeza, e se você curte muito uma cerveja você tem que ir conhecer a fábrica, fazer um tour e no final degustar da cerveja.

Hospedagem

Como estava indo sozinha eu queria pagar barato em hospedagem, mas também não queria ficar em muquifo ou hostel, eu gosto de poder chegar e sossegar da rua e poder sossegar no meu quarto e dormir em paz haha. A opção foi buscar no airbnb! Eu também queria poder ficar perto do centro e de transporte público. No final das contas eu cheguei até a Mary, que é um amor de pessoa. Eu bati altos papos com ela quando chegava a noite e até assistimos um filme. Então se procura um local em conta pra se hospedar, quer ter conforto e ficar bem localizado eu recomendo fica na casa da Mary que não tem erro.

Hoje só fico em hotel se ficar em conta mesmo! Muitas vezes ficar em hotel ficaria o mesmo preço de ficar no airbnb, mas as vezes isso não acontece e ai eu prefiro procurar no airbnb e ainda você conhece um local que vai te dar dicas sobre a cidade.

 

Aeroporto/Centro

Chegando no aeroporto logo do lado de fora vão algumas opções de ônibus que te levam pra Dublin. A viagem é relativamente rápida e se não tiver trânsito deve levar uns 30 minutos ou um pouco mais.

  Aircoach

Eu peguei o Aircoach, porque estava com pressa e ele estava bem na minha frente e já estava saindo. Pra Dublin ele custa 7     Euros e para em alguns lugares como: Grafton St., Kildare St. e O’Connell St.(Que é o mais central).
Além de ir pro centro de Dublin você pode ir pra outras cidades também, como Cork que custa 18 Euros e Belfast que custa     16 Euros. Esses preços são saindo do aeroporto e apenas ida, no site tem todas as outras opções.

  Airlink

Pra voltar eu decidi pegar o Airlink porque saia mais perto da onde eu estava hospedada e custa 6 Euros. No site dá pra ver     onde são as paradas dele e dá pra ver no mapa onde ficam.

Pegando transporte público/Ônibus

O meio de transporte que eu peguei foi o ônibus, porém vai depender de alguns fatores pro ônibus virar seu melhor amigo. Primeiro você precisa ter moedas trocas de 1,65 Euros, por trajeto. As vezes se você tem 2 Euros em moeda eles aceitam e te dão um voucher pra você ir pegar depois, ou seja, nunca. Outro jeito é você comprar em algum mercado um ticket pre-pago pra usar com ônibus ou outros meios de transporte em trilho. Eu acho que dá pra comprar esse ticket em qualquer lojinha de comida, é só olhar se eles anunciam na frente que vendem.

Aonde eu fiquei hospedada a mulher me deu um cartão Leap que ela tem justamente pra dar pros hóspedes usarem. Eu apenas fui num mercadinho e coloquei dinheiro (mínimo 5 Euros).

Então eu sai pesquisando quais as linhas de ônibus que eu tinha que pegar da minha parada pra onde eu queria descer e também várias paradas pelo centro que eu poderia pegar que viria pra casa. Assim dependendo de onde eu estivesse eu acharia um ponto de ônibus. Eles mostram um mapinha do seu trajeto com todas as paradas, seu endereço e quais linhas que passam por ali.

Quando eu vi as pessoas falando que você precisa falar pro motorista aonde você quer parar eu fiquei meio confusa se quando eu entrasse no ônibus eu já tinha que falar logo pra ele! haha Mas é que nem aqui em Londres, eles só param em uma parada se alguém der sinal de entrar ou se você apertar o botâo de parada quando estiver chegando.

__

No próximo post irei falar da minha viagem de 1 dia que fiz saindo de Dublin! É pra se apaixonar vendo as fotos!

 

Viajou pra Dublin e que falar sobre sua experiencia? Comente aqui e dê suas dicas também!

 

Luisalogo

 

Share Button

Leaver a comment