Escócia: Edimburgo

Em Agosto fiz umas viagens muito legais pela Europa, fui para a Escócia e passei por várias cidades e depois fui pra Holanda.

Como eu passei por lugares diferentes eu vou separar o post em 3. O primeiro será sobre Edimburgo, o segundo sobre as Highlands e o segundo sobre St.Andrews.

Agosto é uma época de alta temporada pela Europa e não podia ser menos em Edimburgo, eu não sei bem como é o preço dos hotéis fora da alta temporada, mas achei bem salgadinho. Como estava indo com minha tia e mais uma colega dela decidi olhar um apartamento inteiro pelo Airbnb. Também não foi tão fácil achar algo com um preço bom, bem localizado e decente internamente. O apartamento que escolhi foi muito bom e está aprovado!

Depois de escolher o apartamento foi a hora de descobrir como chegar até ele pelo aeroporto. Como em todas as grandes cidades sempre existem translados de ônibus ou trem, caso tenha. No caso de Edimburgo tem o Airlink 100 que vai do aeroporto até Waverley Bridge station, a estação central, a passagem custa 4 libras único e 7 libras ida e volta. Ele tem algumas paradas pelo caminho e no meu caso parou bem perto de onde o apartamento ficava, o que foi ótimo.

Nós não utilizamos muito transporte público por lá, porque o apartamento ficava bem perto do centro, mas tivemos que usar o ônibus no último dia porque iriamos levar nossas malas pra guardar durante o dia, já que o check-out era as 11h e nosso voo era bem mais tarde. Eu olhei pelo google qual ônibus eu tinha que pegar e qual a parada. Dá pra pagar o ticket único no ônibus, mas o ideal é ter o dinheiro trocado 1.50 libras, porque você coloca as moedas dentro de uma caixinha e ai ele computa sozinho, não sei como funciona troco nessas horas.

Como eu disso nós precisamos guardar nossas malas durante umas horas antes de ir para o aeroporto e eu fui atrás de lugares pra guardar. O que eu encontrei com facilidade é um que fica na estação Waverley Bridge, uma empresa terceirizada, que cobra 10 libras por peça. O que é bem caro, considerando que éramos 3 e daria umas 30 libras ou mais. Pesquisei, pesquisei, pesquisei e descobri que a estação de ônibus, que fica ali perto também, tem lockers grandes! Coube as nossas 3 malas em 1 cubículo só e pagamos 6 libras no total.

________________

Nós ficamos 3 dias na Escócia e como Edimburgo é pequena decidi passar cada dia em um local diferente da Escócia e embora ficamos alojadas em Edimburgo, só fomos conhecer a cidade mesmo no último dia! E como queria aproveitar tudo sem ficar perdida ou sem saber o que fazer decidi que iriamos fazer o free walking tour com a Sandemans e valeu muito a pena, nosso guia, Dave, era bem engraçado e bem humorado. Se tiver tempo eu recomendo fazer o guia do Castelo com ele.
Aqui está o mapa de onde o tour passa.

Eu gostei muito da cidade! É bem diferente de Londres, o estilo arquitetônico da cidade é mais clean, com Sand Stones aparentes e sem pintura, o que eu acho melhor porque fica mais clean e  não tem o problema das casas com pinturas mal cuidadas que vejo bastante por aqui. Embora essa pedra absorva mais a sujeira do ar, acho que dá até “certo” charme.

Edimburgo Edimburgo Edimburgo

Edimburgo

Edimburgo

Com o passeio aprendemos um bocado sobre a história da Escócia e sua luta constante com a Inglaterra. A cidade também tem a parte velha e nova que são separadas por uma ponte. Até certo tempo ninguém podia construir do outro lado do rio, mas foi ficando complicado porque a população vai crescendo e foi faltando espaço pras pessoas morarem, por isso os prédios são bem estreitos, pra poder caber mais. Eles também acabavam construindo um prédio em cima do outro.

Edimburgo

Passamos também por um cemitério onde tem algumas histórias interessantes e onde a escritora do Harry Potter se inspirou pra criar os nomes dos personagens. O colégio que tem do lado foi usado como inspiração para Hogwarts. E tem também o cachorrinho que virou herói e foi imortalizado com um tumulo simbólico.

Edimburgo EdimburgoEdimburgoEdimburgoEdimburgo

Não deu tempo de ir visitar o Castelo de Edimburgo, mas se você tiver tempo eu acho que vale muito a pena!!

Castelo Edimburgo IMG_0203

 

O Royal Mile é onde ficam todos os locais históricos tirando o castelo, pois como disse a parte depois da ponte é mais recente.

IMG_0200

Passeando na cidade de Edimburgo mesmo foi apenas 1 dia, mas foi o suficiente pra adorar o que vi. E por incrível que pareça eu entendi tudo que eles falavam haha, será que eles aliviam o sotaque quando sabem que é turista? Mas por telefone continua sendo impossível de entender.

Durante os dias que eu fiquei hospedada em Edimburgo eu andei com os ônibus de turismo que fiz para outras cidades da Escócia e ele passava pelos arredores de Edimburgo, então mesmo passeando mesmo só um dia eu consegui ver como é a cidade e seus arredores e achei muito bonito.

Se você tiver tempo vale a pena passar uns 2 dias só em Edimburgo e os outros fazendo esses passeios de 1 dia pelo país. Se não tiver tempo 1 dia só também já dá pra ver bem aquilo que é obrigatório ver.

Para o post sobre as Highlands

 

Luisalogo

Share Button

Comment (1)

Leaver a comment